Cientistas atribuem alta transmissão do coronavírus a característica 'analgésica' do vírus

Foto: Reprodução/Pixabay

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos (EUA), identificaram que o  Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, tem a capacidade de alívio da dor. O estudo sugere este fato como motivo para que um número expressivo de pacientes com a doença apresentem poucos ou nenhum sintoma, embora sejam capazes de disseminar a doença.

A pesquisa foi publicada na quinta-feira (1º) no periódico Pain.

"Faz muito sentido que a razão para a disseminação implacável da Covid-19 talvez seja que, nos estágios iniciais, você se sente bem, como se nada estivesse errado, porque sua dor foi suprimida", explicou um dos pesquisadores do estudo Rajesh Khanna.

"Você tem o vírus, mas não se sente mal porque sua dor passou. Se pudermos provar que esse alívio é o que está fazendo com que a Covid-19 se espalhe ainda mais, isso terá enorme valor", sinalizou o cientista.

A equipe analisou experimentos em laboratório e em modelos de roedores para testar a hipótese de que um tipo de proteína chamada spike atua na via de dor de uma outra proteína VEGF-A/neuropilina. Para isso, utilizaram a VEGF-A como um gatilho para induzir a excitabilidade dos neurônios, o que cria dor, e então adicionaram a proteína spike, explica reportagem da Galileu.

"A proteína spike reverteu completamente a sinalização de dor induzida pela VEGF-A", observoa Khanna. "Não importava se usássemos doses muito altas de spike ou doses extremamente baixas, elas reverteram a dor completamente".