HGRS realiza 5.426 cirurgias na pandemia; número de procedimentos cresce em relação a 2019

Entre março e agosto o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, realizou 5.426 cirurgias. A unidade é o maior hospital público da Bahia. Do total de procedimentos cirúgicos realizados, 3.370 foram eletivos, que não possuem caráter de urgência e podem ser programados.
Durante a pandemia da Covid-19 a unidade deu prioridade aos casos de urgência e emergência, mas não parou de realizar cirurgias eletivas.
A unidade diz que foi possível realizar esse trabalho pela existência do hospital-dia na instituição, que absorveu 81,54% da demanda eletiva do HGRS.
De acordo com o diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho, mais cirurgias foram feitas no período da pandemia do que no mesmo período do ano passado. “Nosso departamento de qualidade registrou que, no centro cirúrgico, aconteceram 2.304 cirurgias em 2019, somando procedimentos eletivos e de urgência. Já em 2020, no mesmo período [março a agosto], realizamos 2.678 cirurgias de média e alta complexidade. Isso sem contar com os indicadores do hospital-dia, que se mantiveram altos em ambos os anos”, detalha ele.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Gilmara Rodrigues
Janeiro Branco: pandemia endossa a necessidade dos cuidados com a saúde mental
Nunca se falou tanto sobre saúde mental como neste momento. Sob a sombra da pandemia do novo coronavírus e seus efeitos catastróficos, o ano de 2021 está começando de maneira difícil para muitos. Isso somado à pressão na vida profissional, problemas de saúde, relações familiares complicadas e mudanças de vida. A lista pode ir longe e é por conta desses fatores que os casos relacionados às doenças mentais e psicológicas têm ficado cada vez mais frequentes.