Referência em radioterapia, Hospital da Bahia tem equipamento mais avançado do mundo
Foto: divulgação/Hospital da Bahia

O novo centro de radioterapia do Hospital da Bahia, localizado no bairro da Pituba, se tornou referência no tratamento de câncer. Isso porque o setor tem o equipamento de radioterapia mais avançado do mundo: o acelerador linear Ultra Versa HD, da Elekta, companhia britânica especializada no tratamento de câncer e danos cerebrais.

 

O acelerador permite a radiação mais precisa no tumor, com menos efeitos colaterais e danos as células saudáveis. "Este avanço tecnológico coloca a assistência integrada à saúde em oncologia do Hospital da Bahia em nível de excelência equivalente aos grandes centros do Brasil e do mundo", diz o hospital. É previsto o desenvolvimento de atividades de ensino da nova tecnologia para médicos de todo o Brasil.

 

Ainda segundo o hospital, em 2020 o centro de radioterapia também vai passar a contar com a braquiterapia, outro tipo de tratamento de ponta. Os novos equipamentos são classificados como uma "série de investimentos e ações de ampliação" na unidade. O setor é coordenado pela oncologista Elisa Saito.

Histórico de Conteúdo