Pacientes crônicos da RMS vão receber medicamentos em casa durante a pandemia
Foto: Cláudia Cardozo/Bahia Notícias

Cerca de 5 mil pacientes com doenças crônicas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) vão receber remédios em casa a partir desta sexta-feira (29). A entrega será feita por meio dos Correios. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi publicada no Diário Oficial de hoje. 

 

Poderão ter acesso ao serviço pacientes cadastrados no SUS portadores de transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipertensão pulmonar e lúpus. 

 

“O objetivo da medida é diminuir ao máximo possível o fluxo de pacientes crônicos nas unidades de saúde de Salvador e Região Metropolitana e, assim, reduzir a vulnerabilidade da exposição ao novo coronavírus”, explica a diretora da Assistência Farmacêutica, Renata Mundim. Em condições normais, os medicamentos seriam retirados pelos pacientes ou seus procuradores legais, nas farmácias do Hospital Ana Nery, Hospital das Clínicas (Hupes), Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom) ou na Farmácia Integrada de Medicamentos da Atenção Especializada (FIMAE).

 

Inicialmente, o projeto vai contemplar pacientes cadastrados nas unidades farmacêuticas do Hospital Ana Nery e da FIMAE. Os correios terão um prazo de 48 horas para entregar a medicação, que deve ser monitorada pela Sesab desde a expedição.

Histórico de Conteúdo