Primeiro hospital para atender casos de Covid-19 é apresentado pela prefeitura de Salvador
Foto: Valter Pontes/Secom

O prefeito ACM Neto apresentou nesta sábado (28) o primeiro hospital em Salvador que vai atender exclusivamente pacientes afetados pela Covid-19. O Itaigara Memorial, localizado no Caminho das Árvores, vai auxiliar o sistema de saúde da cidade durante a pandemia. Seu funcionamento para os casos de contaminação pelo coronavírus deve ser iniciado no próximo dia 6 de abril. 

 

"Essa é uma unidade de ponta, que requisitamos para implantar os leitos, conforme as medidas que já tomamos via decreto. Nossa meta é implantar pelo menos 250 novos leitos para enfrentar a pandemia", declarou o prefeito. O Memorial Itaigara terá 47 novos leitos equipados com respiradores para atender especialmente os pacientes contaminados pelo coronavírus. 

 

Além de ACM Neto, estiveram presentes na apresentação do equipamento o vice Bruno Reis, do secretário municipal de Saúde, Léo Prates, e do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior. 

 

"Estamos agora nos ajustes finais para preparar o Itaigara Memorial. Serão 198 colaboradores trabalhando aqui. Fizemos o chamamento público para que uma organização social se habilite para operar a unidade e faça a complementação de equipamentos e mobilização de profissionais”, ressaltou o prefeito de Salvador. “Esperamos, claro, que esses leitos não sejam necessários. Mas trabalhamos com planejamento e estamos tomando todas as medidas prevendo os cenários do avanço dessa crise", complementou ACM Neto. 

 

O prefeito ainda citou durante a apresentação do novo hospital outras mudanças que a Prefeitura está fazendo para ampliar o atendimento à saúde durante a pandemia. Ele comentou sobre a requisição administrativa que já foi feita pela prefeitura para o espaço do Wet'n Wild, onde serão instalados, inicialmente, 50 leitos. O Hospital Santa Izabel e o Português, contratualizados pela Prefeitura, também ampliaram o número de leitos para apoiar os atendimentos de Covid-19. 

 

Além disso, 35 novos leitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram criados junto com mais 20 que serão adicionados ao Hospital Municipal.

Histórico de Conteúdo