Cedeba lança cartão de vacinação para diabéticos e oferece vacina pneumocócica
Um cartão de vacinação do diabético para o público adulto e idoso foi lançado pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba). A entidade quer, com a iniciativa, reforçar a importância das pessoas diabéticas manterem a imunização atualizada para os mais diversos tipos de doenças.
O lançamento contou com a presença do secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, que anunciou a implantação de uma sala de vacinação no Cedeba.
Diretora do Centro, Reine Chaves Fonseca, destacou que a atualização do cartão de vacinação do público adulto diabético é essencial para ajudar no controle da doença. “Nós entendemos que a imunização está muito bem controlada no público infantil. O adulto e o idoso acabam ficando relegado e esquecido. Dessa forma, vamos facilitar o acesso ao paciente diabético, não só à vacina da influenza, que é para combater a gripe, mas também a vacina pneumocócica”.
“O diabético é um indivíduo com uma propensão maior para contrair doenças infectocontagiosas e uma delas é a pneumonia pneumocócica. Estamos trazendo para os diabéticos a possibilidade de trazer esta vacina para o sistema público de saúde. É uma dose a cada cinco anos e, com isso, nós pretendemos que os diabéticos, especialmente os idosos, venham a ter uma chance menor de contrair essa doença”, defendeu o secretário de Saúde da Bahia ao se referir a oferta da Vacina Pneumocócica 23 Valente, que passou a ser oferecida no Cedeba.
A doença pneumocócica, que pode ser prevenida por vacina, é responsável por infecções nos pulmões e ouvidos, além de meningite e infecções do sangue. A sua ocorrência é mais comum no inverno e, frequentemente, se associa à gripe, agravando o quadro.
