Centro Estadual de Oncologia inicia obras para serviço de radioterapia
Foto: Divulgação

O Centro Estadual de Oncologia (Cican) vai oferecer o tratamento com radioterapia. Nesta quinta-feira (4), a ordem de serviço para a construção e implantação do serviço foi assinada pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. O investimento é de aproximadamente R$ 8,2 milhões entre obras e equipamentos.

 

De acordo com Vilas-Boas, a expectativa é de que a conclusão das obras aconteça em até 12 meses. "A estimativa é de atender mais de mil pacientes por mês em cerca de 200 municípios". O secretário disse ainda que o SUS vem ofertando "o que a medicina dispõe de mais moderno para diagnosticar e tratar diversos tipos de câncer".

 

Ainda segundo o titular da pasta da Saúde, estão em construção novas unidades de alta Complexidade em Oncologia (Unacon) nos municípios de Juazeiro, Barreiras, Irecê e Porto Seguro.

 

A ação faz parte da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer, que tem como objetivo reduzir a mortalidade e a incapacidade causada por diversos tipos de câncer.

 

Para ter acesso ao tratamento, inclusive ao fornecimento do medicamento prescrito, o paciente deve estar cadastrado em uma das unidades habilitadas na Alta Complexidade em Oncologia no Sistema Único de Saúde.

 

Os municípios que não possuem estas unidades devem direcionar os pacientes para a Unacon ou para o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) mais próximo de sua residência, a fim de viabilizar o atendimento.

Histórico de Conteúdo