OPAS deve retirar certificado de erradicação de sarampo do Brasil após novo caso registrado

O Brasil registrou um caso de sarampo endêmico no Pará, em fevereiro, e perderá o certificado de erradicação do sarampo. O Ministério da Saúde confirmou o caso em comunicado enviado à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O Ministério da Saúde se manifestou através do Twitter, nesta terça-feira (19), e informou ainda que já está trabalhando para o controle da doença. Em janeiro deste ano, três estados brasileiros apresentavam surto da doença: Amazonas, Roraima e Pará. O número de casos registrados entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019 chegou a 10.374.
A retirada do certificado de erradicação, concedido ao Brasil pela OPAS/OMS em 2016, acontecerá em decorrência da incidência de casos confirmados do mesmo vírus durante 12 meses. Segundo a OMS, a primeira pessoa infectada dentro do território brasileiro foi registrada em 19 de fevereiro de 2018.
Em comunicado oficial enviado nesta terça-feira (19) à @OPASOMSBrasil, o @minsaude confirmou um caso de sarampo endêmico ocorrido no Pará em fevereiro deste ano.
— Ministério da Saúde (@minsaude) 19 de março de 2019
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Marcelo Cerqueira
Convivência intensa durante a pandemia ocasiona aumento dos casos de disfunção sexual
A pandemia do coronavírus impactou diretamente a vida da população, trazendo desafios de toda natureza para quem precisou se isolar socialmente e permanecer dentro de casa. Neste sentido, muitos casais sentiram os efeitos da convivência constante e um deles é o aumento da disfunção sexual.