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Modelo de gestão da Central de Regulação na Bahia se torna referência para outros estados

Modelo de gestão da Central de Regulação na Bahia se torna referência para outros estados
Foto: Divulgação

O modelo de gestão da Central Estadual de Regulação, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) tem se tornado referência para outros estados. O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, apresentou o modelo de gestão e o software utilizado na Bahia para uma comitiva da Secretaria de Saúde de Goiás. A apresentação ocorreu nesta sexta-feira (15). A comitiva viu de perto a construção do Centro de Comando e Controle da Saúde que será entregue no segundo semestre deste ano e abrigará a nova sede da central. A visita ocorre duas semanas após o próprio Ministro da Saúde Henrique Mandetta também visitar a unidade.

 

Fábio Vilas-Boas afirma que o aumento de eficiência no processo de regulação é resultado de uma combinação de fatores, cujo ponto principal foi o olhar diferenciado do governador Rui Costa para a área da Saúde. “Assim foi possível investir na construção e ampliação de mais de 1.000 leitos, implantar novos parques de imagem com ressonâncias e tomografias nos quatro cantos do estado, além de aplicar aproximadamente R$ 52 milhões em infraestrutura de rede, aquisição de computadores, servidores, impressoras e conectividade entre as unidades estaduais. Mais recentemente, autorizou um arrojado projeto de desospitalização, com a possibilidade de assistência domiciliar 24 horas, que já avaliou mais de 4.100 pacientes internados de longa permanência”, afirma Vilas-Boas.

 

A comitiva de Goiás também conheceu detalhes da nova edificação que conta com investimentos de R$ 7,7 milhões e terá três pavimentos distribuídos em mais de 2,3 mil metros quadrados. Será estabelecido um acordo de cooperação técnica entre as duas secretarias, que incluirá a cessão do software de regulação desenvolvido por técnicos da Sesab. Desde o  início do ano, a Central Estadual de Regulação atendeu mais de 40 mil solicitações e conseguiu reduzir para abaixo de mil o número de pacientes internados que aguardavam por um procedimento, sejam avaliações com especialistas, cirurgias ou exames. Na prática, isso significa que a meta de atender todas as solicitações em até 24 horas está cada vez mais próxima, visto que a capacidade diária é de, pelo menos, 500 pacientes.