Evento discute principais técnicas para cuidados com queimados do país
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Bahia (SBPC-BA) realiza, nesta sexta (31) e sábado (1º), o II Fórum de Tratamento de Queimaduras e Feridas Complexas - Novas Tecnologias para o Cuidado. O evento acontece na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, e deve apresentar novidades no setor, como uso de pele de tilápia, banco de pele humana, novas coberturas e tratamento cirúrgico.
“Estamos trazendo o que há de mais moderno no tratamento do paciente queimado e feridas complexas, novidades como uso de pele de tilápia, banco de pele humana, novas coberturas e tratamento cirúrgico”, afirmou o coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica e do Centro de Tratamento de Queimados do HGE, Marcus Barroso, um dos responsáveis pelo evento.
Uma das principais palestras será ministrada no sábado pelo cirurgião plástico Edmar Maciel, sobre tratamento atual e perspectivas futuras do uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras. Considerada a nova promessa no tratamento de queimaduras, a técnica do uso do peixe desenvolvida no Ceará promete ser melhor e mais barata em relação à terapia tradicional utilizada no Brasil. “A pele da tilápia, quando colocada, adere-se à pele ‘tamponando’ a ferida”, explica Maciel.
As inscrições para o fórum podem ser feitas no site da SBPC-BA (clique aqui).
