Pesquisadores brasileiros desenvolvem vacina para combater câncer de pele

Foto: Divulgação

Uma vacina contra o câncer está sendo desenvolvida por pesquisadores brasileiros. Os testes em camundongos apontam bons resultados. A pesquisa foi publicada na revista científica "Frontiers of Immunology". A vacina usa células tumorais do próprio indivíduo que receberá o tratamento e secreta citocina GM-CSF, que estimula a proliferação e a maturação de diferentes tipos de células de defesa, para evitar que as células tumorais se multipliquem descontroladamente no organismo. "A vacina consiste em modificar células tumorais para que produzam imunomoduladores. Estes imunomoduladores estimulam as células de defesa do organismo a identificar e eliminar o câncer", disse o pesquisador Marcio Chaim Bajgelman, que coordena o estudo no Laboratório Nacional de Biociências, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que tem sede em Campinas. A pesquisa foi feita com diferentes combinações de células tumorais geneticamente modificadas para desenvolver a vacina, que foi aplicada em camundongos com câncer de pele. Os resultados foram positivos. O resultado mostrou que o sistema imunológico daqueles que tinham recebido a vacina conseguiu responder ao câncer. Em alguns animais, o tumor foi eliminado completamente. A vacina será desenvolvida para outros tipos de câncer, além do de pele. A próxima etapa da pesquisa é testar a vacina em tecido humano de amostrar clínicas de pacientes removidas em cirurgias. Se esta etapa for bem sucedida, os cientistas planejam fazer ensaios no que chamam de "animais humanizados", simulando os efeitos no corpo humano.