Governo distribuirá sachês de vitaminas a crianças em creches
Um programa dos ministérios da Saúde e da Educação prevê a distribuição de sachês com vitaminas e minerais para crianças entre seis meses e quatro anos de idade matriculadas em creches do país. O produto em pó será adicionado diariamente à comida dos alunos. Batizado de NutriSUS, a ação visa suprir a carência de micronutrientes como ferro e vitamina A.
O Ministério da Saúde informa que não é possível saber quantas crianças receberão o suplemento porque a lista de instituições participantes ainda não está fechada. Aderir ou não ao programa, que começará em agosto, é uma decisão de cada Estado, e o prazo de inscrições ainda não acabou. Hugo Ribeiro Jr., do departamento de Nutrologia Infantil da Universidade Federal da Bahia, é a favor da iniciativa, mas diz que um dos grandes obstáculos do programa é a adesão. "É trabalhoso colocar o pozinho todos os dias. Além disso, há uma possibilidade de alterar o sabor, o que poderia levar a criança a recusar o alimento", completa.
Já o pediatra nutrólogo Luiz Anderson Lopes, coordenador do ambulatório de distúrbios de crescimento de causa nutricional da Unifesp, faz críticas ao programa. "A profilaxia só se justifica se você demonstra carência. Não tem por que tratar o que você não diagnosticou." Ele afirma ainda que não há indicadores seguros dessas deficiências no país. "O que há são erros na alimentação, e isso é que precisa ser corrigido. Uma alimentação inadequada com o suplemento continuará sendo uma alimentação inadequada. A pessoa pode pensar que a fortificação resolverá tudo”. Informações da Folha de S. Paulo.