Para lutar contra anorexia, jovem cria diário no Instagram
Foto: Antes e depois do tratamento/Reprodução/Instagram
Para mostrar a luta que travou contra a anorexia, uma jovem de 18 anos resolveu usar a rede social Instagram para registrar a evolução de sua saúde. A sueca Antonia Eriksson começou a batalha contra o distúrbio alimentar em setembro de 2012. Na época, ela postou na rede social de compartilhamento de fotos uma imagem da cama do hospital onde começaria o tratamento. Na imagem, ela aparecia debilitada. Ao longo do processo, a sueca postava regularmente fotos da alimentação que consumia e compartilhava com os seguidores os momentos de dúvidas e angústias. Depois de um tempo, Antonia foi apresentando melhora, passou a fazer ginástica e modelar o corpo. Mesmo assim, ela teve momentos de turbulência, como uma compulsão alimentar provocada pela ansiedade em recuperar peso. Ela disse que as postagens diárias foram decisivas para a recuperação. "O Instagram me ajudou muito. Eu encontrei outras pessoas que se sentiram da mesma maneira ou estavam lutando contra a doença assim como o meu”, disse a jovem em entrevista ao jornal "The Daily Dot".
Acompanhe relatos de Antonia no Instagram:
28 de setembro de 2012: "Então, eu não sei ao certo ainda, mas amanhã eu provavelmente vou para um hospital por causa do meu transtorno alimentar. Eu simplesmente não posso lutar contra isso sozinha e ela (a doença) está ficando realmente séria e fora de controle. Estou pensando em começar de qualquer maneira um blog para que eu possa escrever sobre a minha vida e minha desordem de uma maneira melhor, o que você acha?”.
3 de outubro de 2012: "Este dia foi tão difícil, eu não sei o que está acontecendo. Me sinto tão deprimida e triste. Chorei o dia todo e me sinto tão vazia e solitária. Eu só quero desistir. Anorexia idiota, pare de me torturar. Não é justo..."
12 de junho de 2013: "No início da minha recuperação eu sofria de compulsão alimentar grave, onde eu basicamente esvaziar toda a cozinha e nunca se sentia satisfeita. Com o tempo isso passou e, eventualmente, a minha alimentação chegou perto do meu peso ideal. Agora, no entanto, eu estou começando a sentir que o comportamento está retornando."
13 de outubro de 2013: "Eu ainda não posso acreditar que há um ano, nesta mesma época, eu estava no hospital. Tem sido uma jornada muito louca, mas eu aprendi muito sobre mim e cresci muito como pessoa. Estou realmente feliz e orgulhosa de mim mesma e de minha luta... Obrigado por todo o apoio e amor, você me manter motivada e compartilhar tanta alegria!"
30 de outubro de 2013: "Um pouco de progresso está finalmente começando a aparecer! Você consegue ver o meu pequenino bíceps começando a despontar? Estou realmente focada na musculação no momento, então eu estou me matando na academia, mas amando cada momento dela! Eu realmente posso ver meus músculos crescendo e ficando mais forte, que é o melhor sentimento que nunca."