Dica Hammer: Qualidade do sono interfere no resultado do treino

Você sabia que a qualidade do seu sono pode estar interferindo na sua saúde e nos resultados que você busca no treino? Pois é, uma noite bem dormida é fundamental para garantir a recuperação muscular após um dia de atividade, afinal, é neste momento que garantimos a liberação de diversos hormônios responsáveis pelo funcionamento adequado do nosso organismo. Estudos recentes comprovam que a privação de algumas horas de sono é capaz de aumentar o apetite ao longo do dia e, também, levar ao aumento do cortisol e do estresse oxidativo, tornando o funcionamento do corpo cada vez mais difícil.
Ou seja, além de aumentar a quantidade de comida ingerida, a qualidade do treino também pode ser prejudicada, dificultando a perda de peso. “Algumas coisas podem ser feitas para ajudar na qualidade do sono, é o que chamamos de Higiene do Sono. A principal dica é o quarto ser completamente escuro, sem nenhuma claridade (nem mesmo a luz do ar condicionado)”, explica a nutricionista Sara Frediani, parceira da rede Hammer Fitness Club. Segundo ela, a claridade é capaz de reduzir a produção da melatonina, que é responsável pelo sono profundo, ou seja, a redução na sua produção prejudica a qualidade do nosso sono e você já observou que até a sua disposição muda depois de uma noite mal dormida?
Além disso, existem alguns alimentos que podem auxiliar na qualidade do sono, entre eles a nutricionista cita o abacate e a aveia, que são fontes de substâncias que estimulam a produção da melatonina. Outra dica dada por ela é observar como está o seu sono e, caso perceba algum tipo de privação procurar um profissional capacitado para ajudar a garantir uma noite bem dormida e uma saúde ideal, com mais energia e disposição.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Sandra Lia Petit Marchi
Como manter a voz saudável?
Repleto de efemérides importantes, abril reserva também uma data para disseminar conhecimento e conscientizar a população acerca da importância dos cuidados com o aparelho vocal. É o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril em diversos países - como o Brasil, onde faz parte do calendário desde 1999. Embora poucos se deem conta, procurar um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista é muito importante ao sinal de qualquer alteração na voz ou desconforto na fala, pois eles podem fazer um diagnóstico específico e indicar o melhor tratamento para cada caso. No dia a dia, algumas ações podem manter a voz saudável: falar sem esforço, articular bem as palavras e fazer repouso vocal sempre que possível são cuidados simples e bastante eficazes.