O que são lentes de contatos dentárias? Saiba tudo sobre esse procedimento
por Dylton Neto e José Medeiros Filho

Procedimento queridinho de muitos artistas e celebridades, as lentes de contato nos dentes são uma das alternativas indicadas para quem deseja aquele sorriso branco e impecável. São capas ultrafinas de cerâmica, colocadas de forma minimamente invasiva, ou seja, com pequeno desgaste nos dentes, com o objetivo de branquear e corrigir a estética do sorriso. Junto com a procura pelo tratamento, surgem muitas dúvidas e até alguns mitos relacionados às lentes de contato dentárias.
As principais indicações são para os pacientes que querem mudar a cor dos dentes, fazer a correção de tamanho, forma e textura, para fechamento de diastemas, que são aqueles espaços entre os dentes, além de mudanças no contorno dentário.
Em média, o tempo total do tratamento com lentes de contato, desde o preparo até a finalização, costuma durar quinze dias. Porém, esse tempo pode ser reduzido quando utilizados equipamentos e tecnologias mais avançadas. Às vezes se consegue otimizar o tratamento e entregar esse resultado em cinco dias por conta de investimentos em tecnologia. Devido à alta previsibilidade dos softwares utilizados, com escaneamento digital, juntamente com laboratórios de alta performance e fluxos e processos rápidos, o projeto pode ser finalizado em menos de uma semana.
Além disso, o desgaste nos dentes é mínimo. Ele é feito para arredondar os ângulos e garantir uma adaptação perfeita das lentes. Estamos sempre investindo em tecnologia e novos equipamentos, como por exemplo as lupas, microscópio e uso motor elétrico – que dá maior controle nos preparos -, com o objetivo de realizar um tratamento mais confortável e conservador possível.
Entre os benefícios do uso das lentes dentárias, está a baixa manutenção, já que as lentes têm muita resistência e alta estabilidade de cor, ou seja, não mancham nem mesmo com café ou vinho tinto. O tratamento é muito longevo, com taxas de sucesso de 96% em 10 anos. As consultas periódicas são indicadas para uma limpeza preventiva e avaliação da integridade das lentes.
Os cuidados necessários são os mesmos adotados com os dentes naturais: evitar mastigar alimentos muito duros, evitar roer unhas e não usar os dentes para abrir embalagens, além de manter a boa higiene. Pacientes com bruxismo precisam ser orientados a usarem uma placa oclusal estabilizadora e, em alguns casos, pode ser indicado o uso da Toxina Botulínica nos músculos da mastigação. As lentes de contato são extremamente seguras e previsíveis. O diagnóstico adequado permite um planejamento preciso e resultados mais satisfatórios, com preservação máxima de estrutura dentária.
*Dylton Neto e José Medeiros Filho são dentistas especialistas em Odontologia Estética, Reabilitadores Oral pela USP e sócios da Clínica Spazio Oral
*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Djalma Amorim Junior
Home office longo e falta de ergonomia são responsáveis por aumento das dores na coluna
O home office durante a pandemia do coronavírus foi fator determinante para adaptações na rotina de muita gente. Essa situação, que estava prevista para durar apenas algumas semanas, foi incorporada por muitas empresas de maneira híbrida ou integral. Entretanto são poucos os que possuem, em suas casas, uma estrutura adequada para passar horas trabalhando. Dores na coluna são, em geral, o primeiro sinal da ausência de um ambiente propício para o trabalho (mesa, cadeira, iluminação, entre outros).