Pós-carnaval: veja o que comer para se recuperar após excessos
Foto: Shutterstock

Após longos dias de muita folia no Carnaval, o corpo sente o desgaste físico e o excesso no consumo de bebida alcoólica. O folião sente mais cansaço que o normal e dores no corpo. Nutricionista do Grupo de Pesquisa em Avaliação do Consumo Alimentar da Universidade de São Paulo (GAC/USP), Laís Duarte Batista explica o processo. 

 

“É comum o desequilíbrio do funcionamento adequado do corpo após o carnaval, já que o consumo de álcool interfere em órgãos importantes para digestão e absorção de nutrientes”, afirmou ao G1. 

 

Além do álcool, o consumo de bebidas energéticas também gera alguns problemas no corpo humano, por conta da cafeína. "Quando em excesso, a cafeína atrapalha o sono, gera problemas estomacais e sobrecarrega o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca. O corpo também tende a se acostumar com a quantidade ingerida de cafeína, assim o organismo vai precisar, progressivamente, de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado”, afirma a nutricionista Paula Victória Félix, do GAC/USP.

 

Agora, o corpo precisa se recuperar desses excessos, e voltar a rotina saudável com alimentação e hidratação equilibradas é o passo inicial. Félix lembra, ainda, que “alimentação inadequada pode acelerar o desgaste do corpo” e que também deve fazer parte de um plano de recuperação observar o que não comer: “Aquele pastel de calabresa pode esperar outro momento”, afirma a nutricionista.

 

Laís afirma que a alimentação pós-carnaval deve ter alimentos ricos em minerais e vitaminas, como frutas e vegetais: Banana, abacaxi, melancia e melão. Outros alimentos são ovos, peixes, frango, arroz integral, batatas e inham, além de feijão, ervilha, entre outros. 

 

Na contramão da alimentação saudável, Félix destaca alimentos que devem ser evitados, como frituras, carnes gordas, lanches gordurosos e embutidos. 

 

Já para hidratar o corpo, alguns sucos são importantes para a recuperação. Melancia com gengibre, abacaxi com hortelã e maçã com cranberry são algumas receitas. 

Histórico de Conteúdo