Artigos
Adeus ao passarinheiro do Rio Almada
Multimídia
André Fraga destaca importância da COP30 e explica papel do Brasil no debate climático global
Entrevistas
Afonso Florence garante candidatura de Lula em 2026 e crava retorno ao Congresso: “Sou parlamentar”
Equipe
Paulo Dourado
Jornalista em formação no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). Possui experiência no portal Varela Net. É um dos fundadores do projeto "Podjogar".
Últimas Notícias de Paulo Dourado
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi instituído em 2002 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de substituir o antigo modelo hospitalar de cuidado em saúde mental. O serviço é voltado para pessoas em sofrimento psíquico ou em crise e pode ser acessado de forma espontânea, sem necessidade de encaminhamento prévio.
Atualmente, os CAPS são divididos em diferentes modalidades, de acordo com o público atendido e o nível de cuidado oferecido:
- CAPS I atende pessoas de todas as idades em sofrimento psíquico intenso, inclusive em situações relacionadas ao uso problemático de álcool e outras drogas;
- CAPS II também atende todas as faixas etárias com sofrimento psíquico intenso;
- CAPS i é voltado para crianças e adolescentes;
- CAPS AD atende pessoas em situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas;
- CAPS III funciona 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados, com acolhimento noturno para adultos que necessitam de atenção contínua;
- CAPS AD III, com funcionamento semelhante, direcionado a usuários de álcool e outras drogas.
Segundo o sociólogo e educador social do CAPS, Júlio César Lourenço, o serviço não se resume à ideia de “cura”, mas atua também na redução de danos e do sofrimento psicológico dos pacientes. Ele explica que o trabalho do CAPS é baseado em princípios como atendimento humanizado, cuidado compartilhado e acolhimento digno, sempre considerando os direitos humanos, sociais e a dignidade de cada pessoa.
“O CAPS não trabalha só com a ideia de cura. A gente também trabalha com a redução de danos e com a diminuição do sofrimento daquela pessoa”, afirmou.
Ainda de acordo com Júlio, o CAPS tem um papel fundamental no rompimento de paradigmas da saúde mental, historicamente marcados por uma lógica manicomial e por forte estigmatização.
“O CAPS surge exatamente ao contrário dessa lógica. Ele rompe com a ideia de internação, aposta na escuta do paciente, na construção do tratamento junto com a pessoa, no acolhimento humano e no enfrentamento desses estigmas de que alguém em sofrimento psíquico não pode conviver em sociedade ou com a própria família”, explicou.
Ao longo de 2025, memes envolvendo o CAPS ganharam grande repercussão nas redes sociais, com frases como “do jeito que o CAPS gosta”, “o paciente mais fraco do CAPS” ou “esse fugiu do CAPS”. As postagens geralmente associavam imagens ou vídeos a comportamentos considerados fora do padrão, reforçando, de forma pejorativa, a ideia de transtorno psicológico.
Em entrevista ao Bahia Notícias, o sociólogo avaliou os impactos desse tipo de conteúdo na imagem do serviço. Segundo ele, houve inicialmente a percepção de que os memes poderiam ampliar a visibilidade do CAPS, mas essa avaliação foi rapidamente revista.
“Quando surgiu o meme, eu até pensei que poderia ser algo positivo, mas ele acabou se direcionando para um lado de estigmatização e desvalorização, o que não é ideal. A comunidade da saúde olhou isso com muito receio. A divulgação é importante, mas quando não segue a proposta do CAPS, as interpretações acabam sendo muito diversas”, ponderou.
Júlio explicou que, embora os memes nem sempre sejam negativos por natureza, a associação com uma lógica manicomial, que trata pessoas em sofrimento psíquico como “loucas” ou incapazes de viver em sociedade, acaba criando barreiras para quem precisa buscar atendimento.
“Quem é leigo pode ver esse tipo de divulgação de forma negativa. Em alguns casos, isso trava o serviço, porque a pessoa deixa de procurar ajuda. Ao invés de buscar atendimento psicológico ou iniciar um tratamento, ela permanece em sofrimento, que pode se agravar”, destacou.
Apesar disso, o educador social afirma que não houve queda significativa no número de pacientes atendidos pelo CAPS após a viralização dos memes. Segundo ele, o público se manteve estável, em parte devido a ações de esclarecimento promovidas pelo Ministério da Saúde após a repercussão do tema.
“Eu não vejo uma relação direta nem de ganho nem de perda. O público ficou estável. Houve uma preocupação maior do Ministério da Saúde com a forma como a saúde mental estava sendo retratada, mas isso não se refletiu necessariamente em aumento ou diminuição do número de pacientes”, avaliou.
Por fim, Júlio ressaltou que, mesmo sem impacto direto nos números, a imagem do CAPS foi prejudicada. Para ele, ainda falta uma política de comunicação mais ampla, tanto do Ministério da Saúde quanto das prefeituras, capaz de explicar o papel do serviço e romper com estigmas junto à população em geral.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, que representa cerca de 29% da economia do Nordeste, deve crescer 2,6% em 2025, segundo estimativa do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Os dados foram apresentados na sede da entidade, durante encontro com jornalistas, pelo presidente Carlos Henrique Passos e pelo superintendente Vladson Menezes.
De acordo com a Fieb, a expectativa é de continuidade do crescimento em 2026, porém em ritmo mais lento. Para o próximo ano, a projeção é de avanço de 1,4% no PIB baiano.
Mesmo com números considerados moderados, a Bahia deve apresentar desempenho superior ao do Brasil. A estimativa nacional aponta crescimento de 2,25% em 2025 e de apenas 0,6% em 2026.
Durante a apresentação, os especialistas destacaram fatores que influenciam o cenário econômico. Entre os pontos negativos estão o alto endividamento das famílias, a taxa de juros elevada e a instabilidade do mercado internacional. Já entre os fatores positivos, foram citados o desemprego em níveis baixos e a inflação em trajetória de convergência, ainda que lenta, para a meta do Banco Central.
Empregos
Na área de empregos, a indústria baiana alcançou um recorde histórico, com 494.414 pessoas ocupadas. Segundo a Fieb, a expectativa é de manutenção do crescimento, especialmente caso haja redução da taxa de juros e avanço dos investimentos no setor industrial.
A entidade também avalia que o setor da construção civil deve seguir em expansão em 2026, ainda que em ritmo menor do que o observado neste ano, contribuindo para a geração de empregos.
Sobre a instalação da BYD na Bahia, a Fieb apontou que o impacto no mercado de trabalho ainda é inicial, mas há expectativa de aumento significativo de vagas nos próximos anos, a depender do ritmo de produção da montadora no estado.
A empresa Planet Internet negou, nesta quarta-feira (17), ter recebido qualquer ligação ou pedido de pagamento de propina para a instalação de internet no bairro do Alto do Cabrito, em Salvador. A informação foi divulgada por meio de comunicado à imprensa.
Áudios que circulam nas redes sociais apontavam, de forma suposta, que o responsável pela equipe teria recebido uma ligação de criminosos e se recusado a pagar uma taxa, mesmo enquanto as vítimas eram torturadas. A empresa, no entanto, afirmou que essa versão não procede.
Ainda segundo o comunicado, a Planet Internet informou que está colaborando com as investigações e prestando apoio às autoridades competentes para o esclarecimento do caso.
Confira o comunicado:
A Planet Internet encontra-se consternada com o ocorrido e vem prestando todo o apoio necessário às famílias dos funcionários. Destaca, ainda, que em momento algum, a empresa foi contactada, por quem quer que seja, muito menos, recebeu qualquer pedido de resgate ou de pagamento para acesso de suas equipes à localidade em questão.
A Planet Internet acrescenta que segue colaborando com as investigações junto às autoridades competentes.
Além da empresa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também se pronunciou sobre a execução dos três funcionários. Ele classificou o crime como “brutal e inaceitável”, determinou rigor nas investigações e prestou solidariedade aos familiares das vítimas.
“O que aconteceu no Alto do Cabrito é um crime brutal e inaceitável. Trabalhadores perderam a vida enquanto exerciam seu ofício. Isso fere a dignidade humana e o direito de viver e trabalhar em paz. Determinei que a investigação seja conduzida com rigor para identificar e responsabilizar os autores, dentro da lei. Aos familiares de Ricardo Antônio da Silva Souza, Jackson Santos Macedo e Patrick Vinícius dos Santos Horta, minha solidariedade. Nosso compromisso é com a verdade e a justiça”, afirmou o governador.
O QUE OCORREU
Três homens foram encontrados mortos na noite desta terça-feira (16), na Rua E, no bairro do Alto do Cabrito, em Salvador. As vítimas apresentavam perfurações por arma de fogo na cabeça, estavam com as mãos amarradas e vestiam fardas azuis, o que indica que seriam trabalhadores. Segundo informações iniciais, os corpos foram localizados próximos uns dos outros e apresentavam características compatíveis com execução.
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) criticou, nesta quarta-feira (17), a obstrução promovida pela oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Segundo ele, trata-se de um método “medieval” que não traz benefícios à sociedade.
“Eu, às vezes, me pergunto o que a obstrução traz de vantagem para a sociedade baiana. Acho que, se não há motivação para alterar o projeto, a obstrução serve apenas para criar dificuldades para os próprios deputados. Esse método é medieval e não traz nenhum benefício para a sociedade”, afirmou.
O parlamentar também avaliou quando pode ocorrer a última sessão da Casa Legislativa neste semestre. De acordo com ele, o encerramento pode acontecer na quinta-feira (18) ou na próxima segunda-feira (22).
“Nós vamos trabalhar para votar o primeiro turno. Ontem, já fizemos a adequação no primeiro turno e devemos votar o segundo hoje, além do primeiro turno do orçamento. Se seguirmos de forma mais harmônica, acredito que podemos votar o segundo turno na quinta ou na próxima segunda-feira e encerrar o ano legislativo”, avaliou.
O vereador Alexandre Aleluia (PL) confirmou, nesta quarta-feira (17), que será candidato a deputado federal. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Salvador (CMS), quando o parlamentar também comentou sobre articulações partidárias em curso.
“Pode constar que serei candidato a deputado federal. Eu não tenho escondido minha vontade de migrar para o partido Novo, um partido com o qual tenho afinidade. Na Bahia, a legenda está passando por uma reformulação muito interessante. Enxergo com bons olhos uma possível migração.”
Ele negou qualquer entrave do governo para essa mudança partidária e afirmou que a decisão deve ocorrer até o fim do mês de março de 2026.
“Não há nenhuma trava com o governo, mas essa decisão pode acontecer até o final de março”, afirmou.
O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereador Kiki Bispo, avaliou que a desapropriação de imóveis abandonados é uma tendência nacional e defendeu a adoção do modelo pela capital baiana. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (17), na sede da Casa Legislativa.
“A desapropriação de imóveis abandonados é uma tendência no país inteiro. É uma modalidade em que o poder público pode desapropriar e abrir um leilão para que o ente público ou privado possa adquirir o imóvel. Esse modelo já ocorre em cidades como Recife, São Paulo e outras grandes capitais, e em Salvador será o mesmo. A cidade tem muitos casarões abandonados, e essa lei vai possibilitar que a prefeitura dê uma destinação mais humanística a esses imóveis”, afirmou o vereador.
Questionado sobre a possibilidade de disputar a presidência da Câmara no próximo biênio, Kiki Bispo negou, neste momento, qualquer intenção de colocar seu nome à disposição.
“Não estou pensando nisso, até porque as atribuições da liderança do governo são muitas. Esse é um debate que o tempo vai dizer. Estamos longe ainda, qualquer conversa nesse sentido é prematura e não tem eficácia. Pela experiência que tenho na Câmara, o tempo comprova isso. No momento certo, a Casa vai saber decidir o seu destino. É um colegiado que decide, é uma eleição interna, e existem muitos fatores que podem contribuir ou não para o resultado”, concluiu.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD), comentou nesta terça-feira (16) a expectativa para a votação de matérias pendentes na Casa, incluindo as indicações para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). A declaração foi feita na própria ALBA, durante conversa com a imprensa, ao tratar da organização dos trabalhos antes do recesso parlamentar.
“Nós temos oito projetos em pauta hoje. Eu acredito que a gente vai conseguir, ainda até o dia amanhecer, votar esses projetos. A intenção nossa é já votar amanhã a indicação do Josias e a indicação do Otto Filho. Mas eu não posso lhe dar uma segurança porque a gente vai depender do andamento da sessão de hoje”, afirmou a presidente da Casa.
Ivana Bastos explicou que o cronograma depende do ritmo das votações desta terça-feira, mas destacou o esforço da Mesa Diretora para concluir a análise das matérias e das indicações antes da suspensão dos trabalhos legislativos. Segundo ela, o objetivo é dar celeridade às pautas para evitar que temas relevantes fiquem para o próximo período legislativo.
“A nossa intenção é encerrar a nossa pauta amanhã. E logo depois dessa votação, o recesso. A gente entra em recesso no final do ano, com o Natal, e já tem os deputados que são do interior, então a intenção nossa é encerrar amanhã”, concluiu.
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Tiago Correia (PSDB), negou que a candidatura de Luciano Araújo tenha sido uma articulação exclusiva do bloco oposicionista e afirmou que o nome surgiu a partir de um movimento interno do próprio Parlamento. As declarações foram feitas nesta terça-feira, na AL-BA.
Segundo Correia, Luciano Araújo conseguiu apoio tanto de deputados da base governista quanto da oposição, o que descaracteriza qualquer tentativa de polarização política na iniciativa.
“Na verdade, ele conseguiu reunir assinaturas de membros tanto da base do governo quanto da oposição. Foi uma candidatura de colegas do Parlamento, com uma bandeira específica”, afirmou.
Ao comentar o cenário político para 2026, Tiago Correia também minimizou a ausência de um candidato presidencial forte que possa servir de cabo eleitoral para o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Para ele, a experiência da eleição estadual de 2022 demonstra que isso não é determinante.
“Esse quesito se desmonta quando você analisa a eleição anterior. ACM Neto não teve um candidato nacional e praticamente empatou com Jerônimo, numa disputa de 51% a 49%”, disse.
O deputado avaliou que o resultado apertado daquela eleição foi influenciado diretamente pela força do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que apoiava o atual governador. Correia afirmou ainda que o cenário atual é diferente, destacando a queda na avaliação do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“As pesquisas internas mostram um governador em exercício que nunca esteve tão mal avaliado como Jerônimo está hoje. Já não existe aquela força nacional que desequilibrou a eleição passada a favor do PT”, afirmou.
Por fim, o tucano ressaltou que o campo oposicionista ainda não definiu quem será o nome para a disputa presidencial em 2026.
“No bloco de oposição, não há ainda uma definição de qual será o candidato à Presidência, inclusive não sendo o Flávio Bolsonaro colocado como esse nome”, concluiu.
O vereador André Fraga (PV) comentou sobre o projeto de lei que estabelece regras de boa convivência nas praias de Salvador durante participação no Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias. A proposta, que ainda tramita na Câmara Municipal, chegou a ser retirada de pauta e tem gerado debate.
Segundo o parlamentar, a iniciativa nasceu de uma vivência pessoal. “Esse projeto, o que me motivou a apresentar foi a minha experiência enquanto usuário da praia. Eu tenho um filho pequeno, de quase três anos, a gente gosta muito de praia, ele ama praia. E aí você chega na praia, a depender da praia que você escolha, você não consegue usar”, afirmou.
O vereador também criticou práticas que, segundo ele, dificultam o uso democrático do espaço público. “Você entra na praia e, primeiro, se depara com cadeira e sombreiro, muitas vezes sendo extorquido, porque senão você não consegue usar a praia”, declarou.
Outro ponto abordado foi o uso de churrasqueiras na faixa de areia. Para André Fraga, além de ocupar o espaço, elas representam riscos e impactos ambientais. “A churrasqueira é perigosa, é quente. Se você tem criança circulando, criança corre, anda e pode acabar se esbarrando e se machucando”, alertou.
Ele também chamou atenção para os danos causados pelo descarte inadequado de resíduos. “Geralmente, no final do dia, quem faz churrasco joga cinza na praia ou na árvore. Essa cinza é muito ruim porque vem com sal. O sal muda o pH da areia. A faixa de areia e a arrebentação são um ecossistema”, explicou.
O projeto segue em discussão na Câmara Municipal e ainda deve passar por ajustes antes de voltar à pauta para votação.
O vereador André Fraga (PV), representante da pauta ambiental na Câmara Municipal de Salvador, afirmou que a COP30 representa uma oportunidade estratégica para o Brasil assumir um papel mais ativo no enfrentamento da crise climática global. A declaração foi feita durante entrevista ao Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias.
“A COP30 foi uma oportunidade muito interessante no Brasil, não só para o país, mas para agir na climática global”, disse o vereador. Segundo ele, a conferência integra um processo histórico iniciado na década de 1990. “Como o nome diz, é a 30ª Conferência das Partes. Para quem não entende bem, vou tentar dar uma resumida”, afirmou.
André explicou que o ponto de partida foi a Rio-92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, considerada o maior marco da diplomacia ambiental internacional.
“Foi a primeira grande conferência ambiental, a mais importante da diplomacia climática. Ali foi criado o que a gente chama de Secretariado das Nações Unidas para a mudança do clima”, destacou.
De acordo com o parlamentar, foi a partir da criação desse órgão da ONU que começaram a ocorrer as COPs, alguns anos depois.
“Os países que assinaram e fazem parte do secretariado do clima se encontram todos os anos para discutir como vão chegar a um acordo para enfrentar o problema do clima. Hoje, nós estamos na trigésima COP”, explicou.
Para André Fraga, sediar a COP30 reforça o papel do Brasil no cenário internacional e amplia a responsabilidade do país na construção de soluções conjuntas para a crise climática.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Hugo Motta
"Eu não vou fazer pré-julgamento. Não sei ainda a motivação nem qual foi a busca. Apenas recebi a ligação do diretor-geral da Polícia Federal. Pelo que me foi dito, parece ser uma investigação sobre questão de gabinete, mas não sei a fundo e, por isso, não quero fazer pré-julgamento".
Disse o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) ao afirmar que o Judiciário “está cumprindo o seu papel” ao autorizar operações contra parlamentares. A declaração foi feita após a deflagração de uma ação da Polícia Federal que teve como alvos o líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (RJ), e o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).