Artigos
O Brasil não pode ser forte lá fora se continua fraco dentro de casa
Multimídia
João Cláudio Bacelar defende permanência da Câmara na Praça Thomé de Souza
Entrevistas
Diego Brito indica preocupação com frota e aponta “última milha” como desafio no trânsito de Salvador
Equipe
Beatriz Santos
Graduanda em Comunicação Social com ênfase em Produção Cultural na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como estagiária de esportes no Bahia Notícias.
Últimas Notícias de Beatriz Santos
A próxima disputa do Vitória será contra o Juventude, no próximo sábado (12), válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o duelo, o Alviverde terá quatro desfalques para enfrentar o Leão.
Um dos jogadores que poderá ficar de fora da partida será o centroavante ex-Bahia, Gilberto, por questões médicas. No último jogo do clube Alviverde, contra o Corinthians, o camisa 9 foi substituído ainda no primeiro tempo, após reclamar de dores musculares na coxa.
Além disso, o meia colombiano Daniel Giraldo e os atacantes Matheus Babi e Ênio receberam o terceiro cartão amarelo e vão ter que cumprir suspensão.
Apesar dos desfalques, o técnico ex-Rubro-Negro, Thiago Carpini vai contar com a volta do zagueiro venezuelano Wilker Ángel.
O duelo marca o reencontro de Thiago Carpini com o Barradão. A bola vai rolar a partir das 16h para a disputa entre o 16º colocado, o Vitória, e o Juventude, que está com a 19ª posição na tabela do Brasileirão.
Romarinho nega procura do Corinthians antes de acertar com o Vitória: “Fica minha gratidão ao clube”
A derrota do Vitória para o São Paulo neste sábado (9) também foi a estreia do camisa 7 Rubro-Negro, o Romarinho. Após o apito final, o atleta afirmou que foi procurado pelo Corinthians e, logo em seguida, assumiu a mentira, em entrevista inusitada.
“Sim (foi procurado), mas Fabinho não chegou a um acordo. Na verdade… Vou falar a verdade: não fui procurado. Mas fica minha gratidão ao clube.”, completou o jogador.
O ex-Corinthians atuou com a camisa do Timão entre 2012 e 2014. Durante a passagem, o jogador conquistou uma Libertadores, um Mundial de Clubes, Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana com o clube.
O Vitória anunciou a chegada de Romarinho no dia 18 de julho, e o atleta estreou com a camisa do Leão neste sábado (9), contra o Tricolor Paulista.
O Vitória sofreu uma derrota por 2 a 0 para o São Paulo neste sábado (9), no Morumbis. Após a partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Fábio Carille lamentou o resultado e afirmou que a equipe está em processo de reestruturação.
“Nós estamos passando por uma reestruturação. Na 19ª rodada tivemos a estreia de três jogadores: Ramon, Romário e Aytor, que estrearam hoje. Acredito muito nesse grupo e acredito que o segundo turno vai ser diferente, começando pelo próximo jogo em casa, contra o Juventude. Entendemos os torcedores chateados, nós também estamos, mas ninguém vai jogar a toalha, contamos com o apoio do torcedor para dar essa virada na competição”, completou o treinador.
Além disso, o comandante ainda acrescentou detalhes que achou importante na partida para serem reforçados nos treinos do elenco.
“O Lucas Arcanjo pouco trabalhou na partida. Tomamos uma infiltração que a gente sabe que o São Paulo vem fazendo isso muito bem. Essas infiltrações dentro da área e depois empurrando a bola para trás. Já o segundo gol foi um gol de bola parada. Tivemos a chance logo na volta, no passe do Romarinho para o Osvaldo. A gente sabe que pode ser melhor e vai ser com trabalho e dedicação de todos.”, disse.
Ainda durante a coletiva de imprensa, Carille citou que, apesar dos diversos desfalques, o treinador enxerga um elenco completo para continuar a disputa do Campeonato Brasileiro.
“Estamos analisando tudo com calma. Estamos falando de um contexto de um jogo que ficaram dois laterais lá se recuperando, o meio de campo também, no caso do Baralhas, o Pepê que achamos que poderia vir para o jogo e não veio. Fiquei sem jogador ali mas temos lá. Caso o mercado nos mostre algo que nos acrescente temos que sentar com a diretoria e pensar, mas, no momento, eu vejo que temos jogadores para todos os setores, só foi uma questão desse jogo”, finalizou.
O próximo compromisso do Rubro-Negro será no sábado (16), contra o Juventude. A bola vai rolar pela 20ª rodada do torneio nacional a partir das 18h30, no Barradão.
Após a derrota do Vitória para o São Paulo por 2 a 0, neste sábado (9), o goleiro Lucas Arcanjo afirmou que o elenco Rubro-Negro não garantiu um bom jogo contra o Tricolor. O duelo foi no Morumbis em partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão.
"A gente sabe que esse jogo não ia ser fácil. Não fizemos um bom jogo, a gente sabe disso, das nossas responsabilidades. Agora é tirar algumas coisas boas que a gente fez no jogo, porque a gente tem um jogo muito importante dentro de casa.", completou o defensor.
O próximo duelo do Leão será no Barradão contra o Juventude, válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar a partir das 18h30, no próximo sábado (16).
Em jogo truncado, o Vitória foi derrotado pelo São Paulo, neste sábado (9), no Morumbis, pelo placar de 2 a 0, e manteve o tabu sem resultados positivos como visitante contra o Tricolor. O duelo era válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno do torneio.
O jogo favoreceu ao clube paulista que subiu mais duas posições e garantiu a 6ª colocação na tabela do Brasileirão. Até então, a equipe somou 28 pontos e ainda garantiu o 5º triunfo consecutivo na competição nacional.
A derrota do Vitória manteve o time na mesma posição. Com 18 pontos, o Rubro-Negro se manteve na 16ª colocação. A vantagem do Leão para o primeiro colocado da zona de rebaixamento, o Vasco, é de 3 pontos.
O próximo duelo da equipe baiana será no sábado (16), contra o Juventude, no Barradão. O jogo válido pela 20ª rodada do campeonato vai ser iniciado a partir das 18h30.
O JOGO
Já no primeiro minuto da partida, o São Paulo causou perigo para o Vitória. Rodriguinho fez a cobrança de falta com lançamento na segunda trave e Sabino cabeceou para fora.
Quase a sobra
Osvaldo fez a cobrança de falta aos 3 minutos e abola sobrou com desvio de Zé Marcos. O zagueiro pegou mal e a bola ficou nas mãos do goleiro Rafael.
Salva Lucas Arcanjo!
Aos dezesseis minutos, Bobadilla recebeu na entrada da área e bateu rasteiro no canto direito de Lucas Arcanjo, que espalmou a bola e afastou o perigo.
GOOOOOOOL DO SÃO PAULO
Com troca de passes na entrada da área, Rodriguinho deixou para Bobadilla, de cara pro gol, e o camisa 21 bateu com desvio para dentro do gol de Lucas Arcanjo aos dezenove minutos.
Quase o segundo do Tricolor Paulista
André Silva deixou para Rodriguinho, na entrada da área, mas o meia bateu forte demais e a bola saiu por cima do gol do Vitória.
O Vitória quer o empate
Osvaldo lançou na área em uma falta no canto esquerdo do campo, tem desvio, e a bola quase sobra para o empate do Leão. Ferraresi afastou a oportunidade.
Alan Franco salva o São Paulo
Em uma sobra de bola, Ronald recuperou e arriscou o chute, mas Alan Franco, que estava no meio do caminho, afastou e jogou a bola para a linha de fundo aos trinta e oito minutos.
SEGUNDO TEMPO
No primeiro lance de ataque do segundo tempo, Romarinho recebeu, fez o pivô e abriu para Osvaldo dentro da área. O camisa 11 bateu rasteiro, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Ataque perigoso do São Paulo
Aos 8 minutos, Marcos Antônio trocou passes com André Silva e Enzo Diaz e recebeu dentro da área. Depois de tocar pra trás, André bateu, mas acertou a marcação do Vitória e perdeu a chance de aumentar a vantagem da partida.
O Tricolor Paulista quer ampliar
Aos vinte minutos, Enzo Diaz cobrou escanteio na primeira trave e André Silva deu um toque de cabeça, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora e saiu pela linha de fundo.
Mais uma chance do São Paulo
Luciano recebeu dentro da área, tocou de lado para Rodriguinho que bateu travado e saiu por cima do gol de Arcanjo.
Na traveeeeee
Luciano ajeitou de letra para Luan, que cruzou para o meio da área. André Silva recebeu e chutou de carrinho para acertar a bola na trave do Vitória aos vinte e dois minutos.
Ataque perigoso do São Paulo
Na ponta esquerda, Maik e Rodriguinho avançaram para o ataque e tocaram para Luciano. O craque tocou para trás e Bobadilla chegou batendo. A bola saiu por cima do gol de Arcanjo.
Raspou na trave do Vitória
Luciano avançou no contra-ataque para o São Paulo, tocou para Patryck e o atleta finalizou rasteiro. A bola raspou na trave de Lucas Arcanjo e saiu pela linha de fundo aos trinta e oito minutos.
GOOOOOOL DO SÃO PAULO
Em cobrança de escanteio aos quarenta minutos do segundo tempo, Ferraresi recebeu livre do lado direito do campo e a bola sobrou para Sabino chutar no fundo das redes.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 2 x 0 Vitória
Campeonato Brasileiro - 19ª rodada
Local: Morumbis
Data: 9/8/2025
Horário: 19h30
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: Premiere
Cartões: Zé Marcos (Vitória), aos 31 minutos do 1º tempo; Ronald (Vitória), aos 41 minutos do 1º tempo; Maik (São Paulo), aos 14 minutos do 2º tempo; Ramon (Vitória), aos 17 minutos do 2º tempo
Gols: Bobadilla (São Paulo), Sabino (São Paulo)
São Paulo: Rafael; Ferreira (Luan), Enzo, Rodriguinho e André Silva (Lucas Moura); Marcos (Luciano), Bobadilla e A. Franco; Ferraresi, Sabino e Maik. Técnico: Hernán Crespo.
Vitória: Lucas Arcanjo; Edu (Cantalapiedra), Lucas Halter e Zé Marcos; Lucas Braga, Ricardo Ryller (Renzo López), Ronald, Romarinho (Fabri) e Ramon; Osvaldo (Rúben Rodrigues) e Renato Kayzer. Técnico: Fábio Carille.
São Paulo e Vitória vão se enfrentar neste sábado (9), no Morumbis, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo pode afastar o Rubro-Negro da zona de rebaixamento da competição.
Com a 16ª colocação na tabela, o Leão somou 18 pontos até então, com 3 vitórias, 9 empates e 6 derrotas na conta. Já do outro lado do campo, o Tricolor Paulista está com a 8ª posição, com 25 pontos, sendo 6 triunfos, 7 empates e 5 derrotas.
Acompanhe a seguir todos os lances da partida em tempo real:
Após a sequência de 3 empates seguidos e 5 rodadas sem perder, o Vitória vai ao Morumbis enfrentar o São Paulo. O duelo será válido pela 19ª fase do Campeoanto Brasileiro e a bola vai rolar a partir das 18h30. Para o jogo que pode afastar o Rubro-Negro da zona de rebaixamento, os comandantes já divulgaram as escalações iniciais.
O treinador do Tricolor Paulista, Hernán Crespo, vai entrar em jogo com: Rafael; Ferreira, Enzo, Rodriguinho e André Silva; Marcos, Bobadilla e A. Franco; Ferraresi, Sabino e Maik.
Já o técnico Fábio Carille escalou os seguintes 11 iniciais do Leão: Lucas Arcanjo; Edu, Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Ricardo Ryller, Ronald e Romarinho; Lucas Braga, Osvaldo e Renato Kayzer.
Confira as escalações divulgadas pelas equipes:
Pouco antes do duelo contra o São Paulo, neste sábado (9), o Vitória revelou o boletim médico dos atletas que estão no departamento médico do clube. Até então, a equipe não poderá contar com 8 jogadores por lesões. A partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasilerio começará às 18h30, no Morumbis, casa do Tricolor Paulista.
A extensa lista começa com o lateral Claudinho, que foi vetado pelo DM e ficou fora dessa rodada do torneio nacional. O diagnóstico do atleta foi um edema ósseo no pé direito.
Já o camisa 10 do Leão, Matheuzinho sofreu uma lesão na fáscia plantar do pé esquerdo no jogo contra o Sport, no dia 23 de julho.
Ainda no primeiro tempo do duelo contra o Palmeiras, Raúl Cáceres saiu machucado e, logo em seguida, teve uma lesão muscular de grau 2 confirmada. Até então, o jogador não tem previsão de retorno aos campos.
Apesar dos desfalques do Vitória, o zagueiro Lucas Halter, que foi diagnosticado com um trauma no nariz, foi liberado para a partida contra o São Paulo. O atleta deve entrar em campo com uma máscara facial de proteção.
Confira a seguir a lista completa dos jogadores que estão no Departamento Médico do Vitória:
Matheuzinho - Lesão na fáscia plantar pé esquerdo. Encontra-se em tratamento.
Claudinho - Edema ósseo no pé direito. Encontra-se em tratamento.
Raúl Cáceres - Estiramento muscular em posterior da coxa direita. Encontra-se em tratamento.
Baralhas - Sobrecarga no adutor esquerdo e no púbis.
Jamerson - Oito semanas de cirurgia de fratura do tornozelo direito. Encontra-se em tratamento.
Kauan - Oito semanas de cirurgia de fratura do tornozelo esquerdo. Encontra-se em tratamento.
Rúben Ismael - Teve trauma no joelho esquerdo. Está sendo averiguado pelo departamento médico. Encontra-se em tratamento.
Willian Oliveira - Condropatia patelofemoral do joelho esquerdo. Encontra-se em tratamento.
Jovem representante do ciclismo baiano, Anna Vitória vai encarar seus primeiros desafios na Europa a partir deste domingo (10). No Velho Continente, a atleta vai disputar duas corridas Júnior Series e, principalmente, o UCI MTB World Championships Valais, o Campeonato Mundial da categoria.
Promessa do esporte, a ciclista nascida na cidade de Anguera, no interior da Bahia, acumula títulos de grande expressão. Até então, Anna foi campeã baiana de Mountain Bike por 6 vezes, bicampeã da Copa Internacional de MTB, campeã Norte-Nordeste de XCO, bicampeã brasileira de XCO e ainda coleciona conquistas do ciclismo de estrada.
Com a prateleira cheia de troféus, Anna, aos 17 anos, vai viajar com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução
O INÍCIO
Como toda conquista tem um início, Anna se apaixonou pela bicicleta sob influência do pai, Felipe Vieira. A atleta participou pela primeira vez de uma competição não-oficial em 2018, com 11 anos. Na época, a ciclista chamada por Maurício, seu primeiro patrocinador, para participar da Copa Kids, em Feira de Santana.
Em conversa com o Bahia Notícias, Vitória revelou como o sentimento pelo veículo se desenvolveu da prática do esporte até chegar a profissionalização.
“Em 2019 e através de um representante de marca de bike, ele convidou meu pai para levar um grupo para participar de uma competição na cidade de Feira de Santana. Eu ganhei uma bike adequada e corri essa prova, ganhei logo de cara e a partir dali ficou claro que era realmente o que eu queria fazer. A competição se chama Copa Kids e esse representante foi o Mauricio, que foi meu primeiro patrocinador… Desde a minha primeira participação em uma competição eu segui firme no esporte, aprendendo dia após dia e melhorando. Depois da primeira etapa veio a pandemia e essa competição não deu sequência no mesmo ano. 2020 continuou e eu ganhei as quatro etapas finais e fui convidada a fazer parte da equipe “TSW Team Bahia”. A partir disso encarei mais a sério ainda o esporte. 2021 foi meu primeiro ano federada e minha primeira participação na etapa única do campeonato baiano de XCO (circuito fechado de Mountain Bike com obstáculos), quando me tornei campeã baiana pela primeira vez.”, explicou a atleta.
Multicampeã nas competições nacionais e regionais, Anna ainda afirmou que o título que mais a marcou foi o Campeonato Brasileiro de 2023, mas ainda possui carinho por outras oportunidades conquistadas.
“Meu título mais importante foi a primeira vez que fui campeã nacional em 2023 e 2025 também. Conquistar o título de campeã nacional é sempre muito difícil e esse ano conquistar em uma categoria UCI foi mais especial ainda, sem esquecer do primeiro título estadual também. Tudo que conquistei até agora foi muito importante, creio que vai além de ganhar uma medalha de ouro”, completou.
O calendário europeu de Anna Vitória começará no dia 17 de agosto, na Suíça. O primeiro evento será a Swiss Bike Cup Basel e, logo em seguida, a atleta vai seguir para a disputa do MTB French Cup Les Menuires, na França, no dia 24.
Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução
Como foco principal, a ciclista que representará a Bahia na Europa voltará para a Suíça para competir no UCI MTB World Championships Valais, que vai acontecer entre os dias 12 e 1 de setembro. Por fim, no dia 20 do mesmo mês, Vitória vai para a Espanha participar do Shimano Super Cup Massi Girona, e voltará ao Brasil no dia 24.
Ainda durante a entrevista com o Bahia Notícias, a jovem de 17 anos revelou as expectativas para as competições internacionais.
“Estou muito feliz e empolgada com a oportunidade de estar presente. Competições internacionais são bem diferentes, o nível é altíssimo, e creio que pouco a pouco vou encontrando meu espaço no pelotão. Estou trabalhando muito para poder entregar meu melhor”, finalizou.
Por ainda estar no 3º ano do Ensino Médio, a jovem Anna Vitória Vieira explicou que o Colégio estadual de tempo integral Arthur Vieira de Oliveira, local em que estuda, a auxilia a recuperar as aulas perdidas durante a viagem. Além disso, a atleta ainda afirmou que, por fazer parte do programa FazAtleta, do Governo do Estado, a escola justifica suas faltas.
"Eu sou aluna da rede estadual, a escola sempre me apoia e desta vez não vou conseguir levar material para tá fazendo as atividades lá, mais assim que eu chegar eles deixam eu fazer tudo o que perdi, principalmente as provas", disse Anna.
Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução
Além do pai, Anna chegou a citar outra inspiração no esporte. O ciclista do Vale do Capão, Ulan Galinski foi o atleta citado pela promessa de Anguera. O Mountain Biker chegou a competir no evento de Cross-Country masculino, nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024.
“Me inspiro muito no meu baiano querido Ulan Galinski, ele se tornou nosso representante olímpico ano passado e a primeira equipe dele foi a mesma que a minha. Tem uma história muito legal e inspiradora”, finalizou Vitória.
O lateral-esquerdo Vanderlan, revelado na base do Jacuipense e atualmente no Palmeiras, teve venda encaminhada para o grupo Red Bull. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista André Hernan e confirmada pelo Bahia Notícias.
Além disso, de acordo com a ESPN, a negociação conta com o valor total de 7 milhões de euros, ou seja, R$ 44,5 milhões.
Com o negócio bem encaminhado, o Palmeiras detém 80% dos direitos econômicos do atleta, enquanto os 20% restantes serão encaminhados ao Jacuipense, clube formador do jogador baiano.
Ao concluir a negociação, o lateral atuaria até o fim da temporada no Red Bull Bragantino. O plano para 2026 seria a ida do atleta para uma das equipes do grupo, em outro país.
Nesta temporada, com a camisa do Verdão, o lateral atuou em 22 partidas e deu 2 assistências durante os duelos.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Luiz Inácio Lula da Silva
"O meu time não tem medo de brigar. Se for preciso brigar, a gente vai brigar. Mas antes de brigar, a gente quer negociar".
Disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as negociações com Donald Trump para o fim do tarifaço.