Artigos
Adeus ao passarinheiro do Rio Almada
Multimídia
André Fraga destaca importância da COP30 e explica papel do Brasil no debate climático global
Entrevistas
Afonso Florence garante candidatura de Lula em 2026 e crava retorno ao Congresso: “Sou parlamentar”
Equipe
Laiane Apresentação
Graduanda em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Fundadora e redatora do blog literário Estreia.
Últimas Notícias de Laiane Apresentação
Marcus Majella e Pedroca Monteiro participam de pré-estreia de "Agentes Muito Especiais" em Salvador
O ator e humorista Marcus Majela participou, na noite desta quarta-feira (17), da pré-estreia do filme "Agentes Muito Especiais", no Shopping Barra. O filme foi criado a partir de uma ideia original do ator e o falecido amigo Paulo Gustavo e chega aos cinemas no dia 8 de janeiro de 2026.
Ao Bahia Notícias, durante o lançamento, os artistas contam que a maioria das cenas de ação foram realizadas sem o auxílio de dublê e que envolveu rolagens, cenas debaixo da água e até um tubarão.
A ideia do filme nasceu de uma ideia compartilhada por Paulo e Majella, mas o roteiro foi desenvolvido já sem a presença física do ator, que faleceu em 2021, vítima de complicações da Covid-19.
"Muita gente tem falado: 'Cara, isso é muito Paulo Gustavo' e isso é muito porque realmente a gente respeitou muitas coisas que ele às vezes me ligava 3 da manhã e falava: 'Marquinhos, e se a policial bichinha se apaixonasse pelo bandido?' E isso realmente acontece", revela Majella.
O filme acompanha a história de dois policiais gays em treinamento que recebem a missão de se infiltrar em uma penitenciária para desmantelar uma quadrilha de criminosos que aterroriza uma cidade.
"A gente fez o filme todo com o Paulo no nosso coração. Então é uma homenagem. Todo recheado de amigos dele. A Carol Tretini participou do filme, o Fil, que é o roteirista, melhor amigo de Paulo Gustavo, Malu Vale, faz a minha mãe maravilhosa, pessoas da equipe... tudo tinha, tudo tem Paulo Gustavo. Eu acho que ele se sentiria muito orgulhoso de verdade", declaram.
Roteirista do filme, Fil Braz também teve grande influência de Paulo Gustavo durante o desenvolvimento do projeto. Amigos desde a adolescência, Fil explicou ao BN que os dois sempre foram "muito parecidos" e que não houve dificuldade em montar o roteiro.
"Ele está dentro de mim, entendeu? Ele está dentro de mim porque a gente vive, viveu muita coisa junto, se construiu junto, sabe?", declarou o roteirista.
O filme “O Agente Secreto”, estrelado pelo baiano Wagner Moura, entrou para shortlist do Oscar 2026, na categoria “Melhor Filme Internacional”. A lista conta com 15 filmes de países diferentes que serão votados para indicação oficial à premiação.
Cerca de 86 países ou regiões concorriam na categoria. “O Agente Secreto” também conquistou um lugar na lista de “Casting” - Elenco-, concorrendo contra filmes como “Frankstein”, “Pecadores” e “Wicked: For Good”.
Ao todo, 12 categorias da 98ª edição da premiação tiveram suas shortlist anunciadas. A votação para as indicações começam no dia 12 de janeiro e os indicados oficiais serão anunciados no dia 22 de janeiro. Ao todo são 24 categorias da premiação.
Confira as listas completas:
- Casting:
“Frankenstein”
“Hamnet”
“Marty Supreme”
“Uma Batalha Após a Outra”
“O Agente Secreto”
“Valor Sentimental”
“Pecadores”
“Sirât”
“Weapons”
“Wicked: For Good”
- Filme Internacional:
Argentina, “Belén”
Brasil, “O Agente Secreto”
França, “It Was Just an Accident”
Alemanha, “Sound of Falling”
India, “Homebound”
Iraque, “The President’s Cake”
Japão, “Kokuho”
Jordânia, “All That’s Left of You”
Noruega, “Sentimental Value”
Palestina, “Palestine 36”
Coreia do Sul, “No Other Choice”
Espanha, “Sirât”
Suiça, “Late Shift”
Taiwan, “Left-Handed Girl”
Tunisia, “The Voice of Hind Rajab”
O próximo Oscar só acontece em março de 2026, mas as apostas dos brasileiros já apontam uma indicação: "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho. O filme estrelado pelo baiano Wagner Moura conquistou o público e os críticos, angariando prêmios desde sua estreia no Festival de Cannes em maio.
São tantas as indicações que o longa-metragem já conseguiu, que fica difícil acompanhar. Para não se perder e acompanhar a corrida do filme pelo Oscar 2026, o Bahia Notícias separou as indicações e as vitórias que a produção já conseguiu até este sábado (12). Confira a lista abaixo:
INDICAÇÕES
- Globo de Ouro 2026 - Wagner Moura em "Melhor Ator em Filme de Drama"; "Melhor Filme de Drama"; e "Melhor Filme de Língua Não Inglesa"
- Critics Choice Awards - Wagner Moura em "Melhor Ator"; "Melhor Filme Internacional"
- Toronto Fillm Critics Association - Wagner Moura em "Melhor Ator"; "Melhor Filme Internacional"
- Astra Awards - Wagner Moura em "Melhor Ator em Filme de Drama"; "Melhor Filme Internacional"
- Film Independent Spirit Awards - "Melhor Filme Internacional"
- Chicago Film Critics Association - "Melhor Filme Internacional"
VITÓRIAS
- Festival de Cannes 2025 - "Melhor Ator"; "Melhor Diretor";
- Federação Internacional de Críticos de Cinema - "Melhor Filme Prêmio da Crítica"
- Celebration of Latino Cinema & Television - "Prêmio de Direção em Cinema"
- Nation Bord of Review - "Top 5 Melhores Filmes Internacionais"
- New York Film Critics Circle - Wagner Moura em "Melhor Ator"; "Melhor Filme Internacional"
- Festival de Cinema de Zurique - Wagner Moura em "Golden Eye Award"
- Festival de Cinema de Lima - "Melhor Filme" (Prêmio do Júri e da Crítica Internacional)
- Festival Internacional de Cinema de Estocolmo - Evgenia Alexandrova em "Melhor Fotografia"
- LAFCA - "Melhor Filme em Língua Não Inglesa"
- Indie Wire Honors - Wagner Moura em "Prêmio de Performance"
- The Chicago Internacional Film Festival - Wagner Moura em "Prêmio de Performance"
- Santa Barbara Internacional Film Festival - Homenagem a Wagner Moura
- Festival Biarritz Amérique Latine Cinémas & Cultures - Menção honrosa à Kleber Mendonça Filho
Além das vitórias e indicações, o filme vem sendo eleito pela crítica internacional especializada como um dos melhores - e em alguns casos, o melhor - filme de 2025.
Em meio ao sucesso do projeto solo "Resenha do Mag", Bruno Magnata permanece como vocalista da banda de pagode La Fúria. Na tarde desta quinta-feira (11), rumores sobre a possível saída do artista da banda, cuja parceria já possui mais de 10 anos, surgiram nas redes sociais.
Ao Bahia Notícias, a assessoria de imprensa do cantor informou que Magnata segue na banda La Fúria. Atualmente, o cantor tem dividido sua dedicação entre a banda e projetos paralelos.
Na última segunda-feira (8), o artista realizou o projeto "Resenha do Mag", no Pelourinho, e teve os ingressos esgotados. No palco, Magnata recebeu artistascomo Netto Brito, Kart Love, Simone Morena e Thiago Aquino.
A agenda da banda com o cantor está mantida neste fim de semana, com shows em Petrolina e Juazeiro.
As conquistas não param para o ator baiano Wagner Moura. Dessa vez, o artista foi indicado em duas categorias de atuação do Critics Choice Awards, uma das principais premiações de críticos de cinema e televisão dos Estados Unidos.
Pelo seu trabalho no filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, o artista concorrerá contra Leonardo DiCaprio, Timothée Chalamet, Joel Edgerton, Ethan Hawke e Michael B. Jordan, na categoria de Melhor Ator, uma das principais.
Os indicados ao Critics Choice Awards foram anunciados na tarde desta sexta-feira (5) e a cerimônia será realizada no dia 4 de janeiro, em Los Angeles.
O filme, que vem conquistando favoritismo entre premiações e festivais desde bem antes de sua estreia nacional, foi indicado na categoria "Melhor Filme de Língua Estrangeira", contra "Um simples acidente", "Left-Handed girl", "No Other Choice", "Sirat" e "Belén".
A segunda indicação do baiano foi na categoria "Melhor Ator Coadjuvante em série limitada ou filme para televisão" com seu trabalho em "Dope Thief", ou "Ladrões de Droga".
A influenciadora digital Lore Improta reencontrou seu caminho no mundo infantil e lançou ao mundo o projeto “Galeroca”, na última quarta-feira (3). Com a proposta de ser “uma aldeia para outras mães” o projeto é voltado para crianças na primeira infância e inspirado na vivência da dançarina com a filha, Liz Improta Santana.
A novidade já tinha sido antecipada em março pelo Bahia Notícias, após a influenciadora dar entrada no registro de uma marca infantil com especificação de ofertar serviços de espetáculos, produção de show, serviços de divertimento e entretenimento em redes sociais.
Agora, a novidade já está disponível com mais detalhes e nome oficial para o público. Com um vídeo curioso e divertido, a influenciadora deu início a nova fase da carreira voltada ao público infantil, que já existia em 2018 com o projeto “O Fantástico Mundo da Lore”.
O “Galeroca”, como explicou Lore, nasceu do desejo de retomar seu conteúdo infantil e de “criar algo que realmente fizesse diferença na primeira infância”. Em seus stories, Lore explicou que “sempre quis algo que agregasse na educação e que fosse um espaço seguro”.
“Mais do que um projeto, eu queria um espaço seguro. Um apoio. Uma aldeia para outras mães. E hoje meu coração tá explodindo de orgulho por ver tudo isso ganhar forma. Gratidão a todo mundo que sonhou e realizou junto comigo!”, escreveu na legenda da publicação.
A dançarina explicou ainda que o último mês se tornou difícil pela responsabilidade de esconder o novo projeto e a nova gravidez, anunciada no último dia 15 de novembro.
Liz, primeira filha da dançarina com o cantor Léo Santana, foi uma fonte de inspiração para o projeto. “Todos os dias são novas descobertas e eu sempre prestei atenção no desenvolvimento de Liz e tudo que ela gosta”, revelou. “O que eu sinto é que a criança aprende com o encantamento com o mundo”, completou.
O “Galeroca” pretende ensinar as crianças de forma lúdica e musical valores e aprendizados importantes para a infância das crianças. O projeto vem sendo trabalhado há 1 ano e meio e terá um “grande lançamento”, cuja data ainda não foi divulgada. “Tenho certeza que é um projeto que vai fazer diferença na vida de diversas famílias, as crianças vão amar!”, garantiu.
A cantora Ana Carolina anunciou, nesta quarta-feira (3), novas datas para a turnê em comemoração aos seus 25 anos de carreira. A turnê passará por cinco cidades brasileiras, incluindo Salvador.
A artista chega a capital baiana no dia 18 de abril de 2026, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no Campo Grande. As vendas dos ingressos serão abertas na próxima quinta-feira (4), às 12h, no site oficial da cantora.
A última passagem da cantora por Salvador foi em 2024, com a turnê “Ana Canta Cássia”, que também ocorreu na Concha Acústica do TCA.
Celebra-se nesta terça-feira, 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba. A data já era utilizada para celebrar a origem do gênero musical, proveniente do início do século XX e foi oficializada com a promulgação da Lei 14.567, em 2023. Em homenagem à data, artistas baianos compartilharam mensagens ao samba em suas redes socais.
O percussionista Carlinhos Brown compartilhou um vídeo de um show em que apresenta a música “Você Merece Samba”, de 2010. “O samba é memória, é afeto, é herança. No Dia do Samba, celebro essa ligação íntima que carrego com um dos maiores símbolos da nossa identidade”, escreveu Carlinhos.
“É ele que conta nossas histórias, embala nossas lutas e enaltece a força da cultura brasileira. Que hoje a gente honre cada batida, cada roda, cada ancestral que fez do samba a alma do nosso país”, completou.
A cantora Ivete Sangalo, que atualmente comanda o projeto “Clareou” dedicado ao gênero, também compartilhou um vídeo em suas redes sociais. Na publicação, Ivete relembra sua trajetória com o samba, que existe desde sua infância.
“O samba é um elemento muito importante pra mim como cantora, mas para cada um dos brasileiros porque é uma coisa tao genuína”, narrou a artista.
O grupo Samba Trator também homenageou o gênero. “Hoje eu só agradeço a Deus por abençoar o meu samba. E pr celebrar esse dia tão especial, nada melhor do que reviver a vibração da Caminhada do Samba”, escreveram na publicação.
O cantor Netto Brito entrou pela primeira vez em 2025, no top 3 dos artistas mais tocados na Bahia através da plataforma Youtube. O artista, dono do hit “Body Splash”, ocupa o terceiro lugar, enquanto Toque Dez e Pablo lideram o ranking, respectivamente.
Os dados foram coletados pelo Bahia Notícias entre os dias 2 e 28 de novembro, na plataforma Youtube Charts. Logo após Netto, vem o cantor sergipano Natanzinho Lima e, em seguida, a dupla sertaneja Henrique & Juliano. Já no ranking soteropolitano, Netto aparece em décimo lugar e Oruam ocupa o terceiro.
Artistas mais tocados da Bahia
- Toque Dez
- Pablo
- Netto Brito
- Natanzinho Lima
- Henrique & Juliano
- Oruam
- Thiago Aquino
- Filipe Ret
- Menos é Mais
- Silvanno Salles
Artistas mais tocados de Salvador
- Toque Dez
- Pablo
- Oruam
- Menos é mais
- Filipe Ret
- Natanzinho Lima
- Orochi
- Sorriso Maroto
- Henrique e Juliano
- Netto Brito
Mesmo quando o assunto é o hit do mês, três músicas lideram o gosto do público: “Um centímetro”, de Toque Dez e Juninho Moraes, “Amor dos outros”, de Toque Dez, e “P do Pecado”, de Menos é Mais & Simone Mendes. No ranking de Salvador, o samba mesclado ao sertanejo ocupa o top 1.
Música mais tocadas da Bahia
- Um centímetro- Toque Dez feat. Juninho Moraes
- Amor dos outros - Toque Dez
- P do Pecado - Grupo Menos é Mais & Simone Mendes
- Posso até não te dar flores - MC Ryan SP, MC Jacaré e MC Meno K feat. DJ Japa NK e DJ Davi DogDog
- Body Splash - Netto Brito
- Hit dos Paredões - REI DOS FAIXAS
- Pouca roupa - Toque Dez
- Eu Me Apaixonei - Vitinho Imperador
- Biometria - Netto Brito
- Sequência feiticeira - Pedro Sampaio feat. MC GW, MC Rodrigo do CN, MC Jhey e MC Nito
Músicas mais tocadas de Salvador
- P do Pecado - Grupo Menos é Mais & Simone Mendes
- Um centímetro - Toque Dez feat. Juninho Moraes
- Amor dos outros - Toque Dez
- Chegou - D7 da Putaria
- Hit dos Paredões - O Rei dos Faixas
- Posso até não te dar flores - MC Ryan SP, MC Jacaré e MC Meno K feat. DJ Japa NK e DJ Davi DogDog
- Desliza ("Ólhinho" No Corpinho) - Léo Santana e Melody
- Body Splash - Netto Brito
- Coração Partido (Corazón Partío)- Grupo Menos é Mais
- Amor Bandido - J. Eskine, Oruam & Alef Donk
Aproximadamente 31.777 dias, equivalente a 87 anos, se passaram desde a última vez que Othon Bastos esteve em Tucano, no nordeste baiano, a 268 km de distância de Salvador. Foi no município baiano que o ator de 92 anos, que se tornou um dos mais importantes da dramaturgia brasileira, passou os primeiros anos de vida.
O artista se apresenta neste domingo (30), às 19h, na Praça Matriz de Tucano, o monólogo “Não Me Entrego, Não”, escrito e dirigido por Flávio Marinho. O espetáculo está em cartaz desde junho de 2024 e marcará o retorno tão aguardado do “filho pródigo” da cidade em meio a uma programação especial em homenagem ao ator.
Com mais de 60 trabalhos na televisão, mais de 90 no cinema e mais de 50 no teatro, o ator já participou de novelas como “Sinhá Moça” (2006), “Além do Tempo” (2015), “Éramos Seis” (2019) e “Cara e Coragem” (2022) e de clássicos como “O Pagador de Promessas” (1962) e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964).
Ao Bahia Notícias, Othon revela que sua volta à Tucano era um desejo antigo que ele demorou muito para realizar. “Eu sei que pessoas achavam que eu nunca mais voltaria porque me tornei famoso”, conta.
Contudo, Othon explicou que não foi a fama que o impediu de voltar, mas sim as dificuldades. “Cheguei a ir a Salvador várias vezes, mas nunca consegui ir a Tucano”, confessa.
O ator saiu de Tucano aos 6 anos, em meio a um momento de tristeza, em direção a Salvador e, posteriormente, ao Rio de Janeiro. “Foi um momento em que fui perdendo as pessoas e fui perdendo tudo e perdi, inclusive, o lar”, compartilha.
No entanto, apesar da separação precoce, a cidade interiorana sempre esteve dentro de si. “Tucano é o lugar onde eu nasci. Tucano é a minha terra. O meu berço é Tucano”, reforça.
O retorno com o monólogo, que é um emaranhado de memórias e vivências do próprio ator, é, para Othon, a chance de se mostrar para cidade. “É um momento sempre que eu falo com muito humor, com muita alegria, de tudo porque passei e por tudo que será adiante da minha vida. É com muita alegria. Eu não carrego tristezas”, garante.
Apesar das diferenças nos palcos que passou durante sua carreira, o momento em Tucano carregará a mesma emoção dos outros. “Não é a exibição, é você estar presente com alma, é a tua alma. O ator é um navegante que navega em direção a sua própria alma. Então, eu estou navegando agora nesse momento em direção a Tucano, é a minha alma que está lá”, declara.
PROGRAMAÇÃO E HOMENAGEM
A volta do ator ocorreu na última quarta-feira (26), com direito a banho nas águas termais de Caldas do Jorro, e as homenagens ao artista começaram no último dia 24 de novembro. Desde segunda até esta sexta cinco filmes foram exibidos em duas sessões diárias no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral de Tucan (CETIT).
Ao BN, Othon conta que as exibições são o primeiro contato dessa nova geração com seu trabalho e é a oportunidade deles verem “o caminhar” da vida do artista. “Meu objetivo tá sendo realizado. Era voltar a Tucano e dizer ‘Olha, o filho daqui fez isso, trabalhou nisso e continuará trabalhando’”, conta.
O artista também receberá da cidade, a Medalha Padre José Gumercindo, a maior honraria de Tucano. Othon acrescenta ainda que a homenagem será “maior ainda do que poderia supor”.
Para finalizar, Othon conta ainda que, se tivesse a chance de encontrar com sua versão mirim - aquela existente antes de sair de Tucano - pediria para que eles se encontrassem na praça da cidade. “Eu diria: ‘Olha, guri, menino, eu vou voltar a Tucano e eu quero te encontrar lá. Eu quero conversar com você lá na praça. Você vai me orientar e vai me dizer o que eu devo ver e o que aonde eu devo ir’”.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Hugo Motta
"Eu não vou fazer pré-julgamento. Não sei ainda a motivação nem qual foi a busca. Apenas recebi a ligação do diretor-geral da Polícia Federal. Pelo que me foi dito, parece ser uma investigação sobre questão de gabinete, mas não sei a fundo e, por isso, não quero fazer pré-julgamento".
Disse o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) ao afirmar que o Judiciário “está cumprindo o seu papel” ao autorizar operações contra parlamentares. A declaração foi feita após a deflagração de uma ação da Polícia Federal que teve como alvos o líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (RJ), e o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).