Artigos
Fundação Dr Jesus 34 anos
Multimídia
Adolfo Menezes rejeita candidatura a federal e deixa vaga do TCE em aberto: “Tem mais tranquilidade”
Entrevistas
Tássio Brito projeta eleições 2026, reforça unidade do PT e defende Rui Costa no Senado
Equipe
Laiane Apresentação
Graduanda em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Fundadora e redatora do blog literário Estreia.
Últimas Notícias de Laiane Apresentação
Com mais de 50 mil seguidores, um americano nativo de Sacramento, na Califórnia, chamou a atenção de baianos como a própria Ivete Sangalo por seu sotaque diferenciado. Conhecido nas redes como Americano Baiano, Enoch Davis aprendeu a falar português em 2012, com uma pegada baiana difícil de acreditar.
Atualmente morador de Utah, nos Estados Unidos, o “gringo” se considera um “autodidata” e compartilha dicas de inglês para brasileiros. No entanto, o sotaque soteropolitano chama a atenção de internautas, que chegam a duvidar de sua nacionalidade.
Com tanta curiosidade o cercando, o Bahia Notícias procurou por mais detalhes da experiência do americano em Salvador, que ocorreu devido ao programa missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, quando ele tinha 19 anos.
Em entrevista ao site, Enoch explica que durante sua experiência como Élder, missionário da igreja, ele viajou para Salvador, onde morou em Pernambués e na região de São Caetano/Capelinha/Fazenda Grande do Retiro.
“Eu fiz uma meta comigo mesmo de que eu queria me camuflar por dentro da cultura, dentro da cidade. Em qualquer canto que eu fosse, eu queria que ninguém me notasse”, esclarece Enoch.
Antes de ser enviado para missão, o influenciador contou que não possuia conhecimentos sobre a capital baiana. “Eu não sabia era nada. Eu era igual a qualquer outro gringo. Eu sabia da existência do Rio de Janeiro, eu sabia da existência da Amazônia e de São Paulo e acabou. E Belo Horizonte, por causa do meu irmão [que também visitou o país em missão]”, conta.
Na cidade, uma lista extensa de coisas o conquistou: a música de Harmonia do Samba e Pablo, os “acarajés de bairro” - vendidos longe dos pontos turísticos - e o jeito acolhedor e brincalhão do baiano.
“O povo gosta de brincar do jeito que eu brinco. O povo é sarcástico, pega pesado, eu também sou assim”, declarou. “Eu me senti imediatamente em casa e foi o lugar que eu mais me senti assim. Eu sou muito orgulhoso de ser californiano, eu tenho orgulho de ser americano, estadunidense, mas [Salvador] foi o lugar que eu mais me senti acolhido na minha vida”, declara.
Para adquirir um bom sotaque e se “camuflar”, Enoch explica ao site que precisou prestar atenção no modo como os baianos falavam ao seu redor e praticou bastante “chattlering”, uma técnica linguística que consiste em ouvir e imitar com exatidão a pronúncia de um nativo.
“Se você for tirar algum comentário meu e escrever ou imprimir, a melhor palavra é ‘ceder a cultura’. Tipo, a expressão. A melhor parte dessa ideia é ceder acultura. Ceder aos momentos difíceis”, afirma.
Atualmente de volta aos Estados Unidos, Enoch mantém vivo seu lado baiano. Casado com uma feirense, o influenciador, que ainda não trabalha exclusivamente com o ensino da língua inglesa nas redes, revelou ao BN que seus dois filhos também adquiriram o sotaque.
Para manter o sotaque, Enoch conta ainda que costuma acompanhar produtores de conteúdo baianos, como Eric Sena, Cristian Bell e Will Baiano, além de escutar “pagodão, swingueira e arrocha”.
Na playlist? “Primeiro lugar, Harmonia do Samba, sem exceção alguma. Segundo lugar, Léo Santana. Terceiro lugar, Parangolé, na época de Tony Salles. [...] Ei gosto de Pablo, de Silvanno Salles. Eu gosto de uma sofrência, nem que seja no espanhol, no português, no inglês, não importa. Eu gosto de sofrer”, confessou.
O filho da cantora Gal Costa, Gabriel Costa, deixou uma carta especial dedicada a sua mãe, nesta sexta-feira (26). A data marcaria os 80 anos da artista, que faleceu em novembro de 2022.
“Mãe, hoje você estaria fazendo 80 anos de vida, uma data muito importante, especial e única. Queria poder passar ela com você, mas como sei que isso não é possível, escrevo essa carta aberta para você saber que sinto muito sua falta e que sou muito feliz por ter conseguido viver todos esses anos, meses e dias com você”, escreveu o herdeiro da artista.
Gabriel ainda aproveitou para agradecer Gal por ter sido sua mãe e declarou que não só ele, “mas um monte de gente vai manter seu legado vido e firme. Você não será esquecida nunca, pode ter certeza”.
Na noite desta sexta-feira (26), Salvador celebra os 80 anos da artista com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Bahia, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A apresentação conta com nomes como Lazzo Mattumbi, Márcia Short, Emanuelle Araújo, Clariana, Claudia Cunha, Angela Velloso e Sophie Charlotte, entre os convidados.
A filha do cantor Leo Santana e da dançarina Lore Improta completou oficialmente, nesta sexta-feira (26), quatro anos de vida. A criança, que celebrou o aniversário antecipadamente com uma festa de princesas na última quarta-feira, ganhou um bolo de frutas na escola.
Em seu perfil no Instagram, Lore celebrou a data especial com um texto em homenagem à primogênita. “É um clichê danado falar isso, mas o tempo passa muito rápido. O que deixa meu coração quentinho é saber que aproveito ao máximo cada segundo que temos juntas, brincando, ensinando, aprendendo e descobrindo coisas novas”, escreveu a influenciadora.
“Minha filha, te desejo tudo de mais lindo que tem nessa vida e que eu possa sempre estar com você nessa caminhada. Obrigada por trazer mais amor e cor para mim e para todos, por onde você passa. Feliz 4 anos!”, completou.
Na mesma publicação, a dançarina aproveitou para compartilhar o bolo composto por frutas feito por Liz na escola. Com uma melancia, a herdeira decorou o novo bolo com mangas, uvas, maças e morangos em formatos divertidos.
Essa não foi o primeiro bolo de aniversário que Liz ganhou nesta semana. Vestida de Tiana e recebendo outras princesas da Disney, a pequena Improta comemorou a nova idade com uma festa com direito a shows de Menos é Mais e Rubynho.
A atriz e cantora Sophie Charlotte já está em Salvador para participar da celebração dos 80 anos da baiana Gal Costa, que faleceu em novembro de 2022. Em suas redes sociais, a artista compartilhou os bastidores do show, que acontecerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, e se emocionou ao falar da homenagem.
Hospedada no Hotel Fasano, próximo ao Centro Histórico da cidade, Sophie revelou estar emocionada com a oportunidade de participar do concerto. A atriz, que viveu Gal nos cinemas em 2023, elogiou o show que está sendo preparado, sob direção musical e regência de Carlos Prazeres e direção artística de Manno Góes.
“Foi um convite assim… absolutamente surreal, mas ó: muita emoção. Muita emoção, vocês não têm noção”, contou. “Tá muito bonito, muito bonito. Que honra poder fazer parte dessa homenagem. Viva Gal para sempre!
O concerto Gal 80 será realizado, nesta sexta-feira (26), às 19h, pela Orquestra Sinfônica da Bahia e terá entre os convidados especiais, nomes como Lazzo Mattumbi, Márcia Short, Emanuelle Araújo, Clariana, Claudia Cunha, Angela Velloso, além da atriz global.
Foto: Reprodução / Redes Sociais
O Festival Literário de Jacobina anunciou, em sua 7ª edição, a cantora Rachel Reis entre suas atrações. A artista baiana se apresenta na próxima sexta-feira (26), às 20h20, na Praça da Missão.
O Festival teve início na última quarta-feira (24) e segue até o sábado (27). Além da feirense, também compõem a programação os espetáculos “Viagem ao Nordeste”, do grupo Pé de Lata e “Caetés, o silêncio e outros ramos”, do Núcleo Caatinga de Teatro.
Nomes como Bule-Bule, Ana Fátima, Anderson Shon, Lua Mandala e Neném do Acordeon também foram confirmados na festa.
A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (25), o projeto de lei 28/2025 que institui o Programa de Combate à Cristofobia na cidade. O projeto institui diretrizes para promover o respeito aos cristãos e implementa medidas contra intolerância religiosa.
O PL é de autoria do vereador Cezar Leite (PL) e foi proposta em janeiro de 2025. Entre as justificativas do parlamentar está a “discriminação sofrida” contra a cantora Claudia Leitte. Entre as diretrizes que compõe o programa proposto está a proibição de fantasias desrespeitosas aos cristãos, como fantasias de Freitas com conotação sensual e apelo sexual.
A fantasia era uma das mais populares no Carnaval de Salvador e chegou a ser tema de um bloquinho na festa.
O publicitário e influenciador digital Paulo César Reis, conhecido nas redes como PC, de 34 anos, idealizador do bloquinho 'As Pecadoras', desfila desde 2016 no Carnaval de Salvador vestido como freira com um grupo de amigos e conta que a fantasia nunca foi um problema para as pessoas que os abordam na festa.
Foto: Arquivo Pessoal
"Nosso bloco começou em 2016, reunimos uns 5 amigos e decidimos sair da mesma fantasia e chegamos até as Freiras, gostamos tanto, tanto da resenha, da felicidade em sair, de como o público abordou a gente, tirando foto, elogiando, que saímos no ano seguinte também e em 2026, completamos 10 anos de bloco, hoje temos cerca de 10 a 20 foliões conosco", contou ao Bahia Notícias.
Ao site, o administrador da página Frases de Baiano, que também ficou marcado por desfilar de padre na folia, acredita que as fantasias que fazem referências a figuras religiosas não tem como propósito ofender, mas sim, homenagear. O publicitário ainda pontua que este é o menor dos problemas a ser solucionado na capital baiana.
"Achei a proposta sem pé nem cabeça, tanto no quesito de que, nas redes sociais o vereador que propôs, fala sobre ser “contra a cristofobia”, mas ninguém que se fantasia de freira ou de Jesus, está lá porque odeia eles, está mais para homenagem do que “fobia”, e quanto para, a cidade estar precisando de tanta melhoria, tanto problema acontecendo diariamente que necessita da atenção de todos os políticos locais e a preocupação ser quem tá se divertindo no Carnaval."
O cantor sertanejo Wesley Safadão utilizou suas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (25), para atualizar fãs e seguidores sobre o estado de saúde de seu filho Yhudy Lima, fruto de seu antigo relacionamento com a modelo Mileide Mihaile.
Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Wesley explicou que seu filho está curado e que o ocorrido foi um “susto”. Yhudy foi diagnosticado com um tumor no cérebro e foi submetido a uma cirurgia de emergência na última sexta-feira (19).
“Vim compartilhar com vocês o que aconteceu com Yhudy, né. Esse susto que nós tivemos nos últimos dias, mas, pra honra e glória do senhor, ele já está curado. Foi só um susto, mas Deus é bom. Deus é fiel. Deus é maravilhoso”, comemorou o artista.
No vídeo, Wesley explica que tudo começou na quarta-feira da semana passada, o filho reclamou de uma dor intensa na cabeça. Ao olhar a cabeça da criança, o cantor localizou apenas um calombo, sem ferimentos, mas decidiu levar Yhudi ao hospital na hora.
No hospital, a criança foi submetida a dois exames e transferido para um outro hospital, onde foi internado na quinta-feira, quando foi submetido a mais exames. Nos exames, foi identificado um tumor localizado.
A cirurgia de retirada do tumor ocorreu na última sexta-feira e a criança retornou para casa na segunda-feira (22), como informado na primeira nota disponibilizada pela família. Wesley explicou que decidiram guardar as informações sobre a criança até ser liberado o resultado da autopsia.
VÍDEO: Filha de Léo Santana e Lore Improta ganha festa de aniversário com tema de princesas; confira
A filha única de Léo Santana e Lore Improta, Liz, ganhou, nesta quarta-feira (24), uma festa de aniversário direto do mundo mágico das princesas. Com direito a sessão de fotos vestida de Tiana, do filme “A Princesa e o Sapo”, a herdeira dos artistas completou 4 anos.
A festança recebeu decorações de princesas como Tiana, Elsa, Ariel, Moana e Rapunzel, Jasmin, além da presença das personagens para divertir as crianças e a aniversariante. Nos stories, Lore compartilhou detalhes da decoração e das comidas da festa.
A festa vem meses após a dançarina levar a filha em uma viagem à Disney, nos Estados Unidos. Em seu perfil, Lore compartilhou os passeios com Liz à Animal Kingdom e Holywood Studios. Durante a viagem, a pequena já havia se fantasiado de Tiana.
A novela “Chiquititas”, remake de 2013 do SBT, sairá do catálogo da plataforma de streaming Netflix, a partir do próximo dia 20 de outubro. A produção era um dos produtos mais vistos da plataforma.
Segundo a coluna Outro Canal, do site F5, a saída da novela se dá após o SBT e a Netflix não renovarem o contrato. A expectativa é de que a novela seja disponibilizada pelo Disney+, onde está outra novela da emissora “A Caverna Encantada” (2024).
“Chiquititas” se tornou, em 2023, o produto brasileiro mais visto na plataforma, com 162 milhões de horas assistidas e superou séries como “Stranger Things”, “Bridgerton” e “The Crown”.
Prestes a retornar aos palcos com o espetáculo “Um julgamento - depois de Um Inimigo do Povo”, o ator baiano Wagner Moura falou um pouco sobre a conexão do teatro com a política. A montagem, dirigida por Christiane Jatahy, acompanha um julgamento de um homem acusado de ser “inimigo do povo”.
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (22), no Trapiche Barnabé, onde estreia em outubro na peça “Um julgamento - depois de Um Inimigo do Povo”, o ator baiano explicou que sempre se sente mais inteligente ao retornar ao teatro.
A peça, que acompanha o julgamento de um doutor considerado pela população de uma cidade como “inimigo do povo”, após alertá-los sobre um problema, o ator explicou que a montagem possui a participação do público como júri e que gosta de dialogar seu personagem - Danilo, o doutor - com a direita.
“A direita, ela faz perguntas. A direita que eu não vejo muito no Brasil, ela faz a pergunta certa, essa direita faz pergunta certa. A gente fica assim: ‘Ah, a gente quer bem-estar social, a gente quer cultura, a gente quer que as pessoas tenham um monte de coisa, que o estado entre e faça um monte de coisa’. A direita com a qual eu queria dialogar, pergunta assim: ‘Ok, quem vai pagar por isso tudo que você tá querendo?’”, explicou o artista.
De presença política ativa, o ator participou, no domingo (21), do ato musical contra a PEC da Blindagem, no Morro do Cristo, na Barra, em Salvador. Wagner esclareceu ainda que, a deseja para a peça, uma discussão “muito equilibrada”.
O ator Danilo Grangheia, que também faz parte do elenco do espetáculo, concordou com o soteropolitano. “Para a gente, eu acho que pouco importa nesse momento perder ou ganhar aqui. Mas eu acho que é convidar também as pessoas a pensar com a gente. Qual o papel da esquerda, da direita? Como eu articulo esse pensamento?”, acrescentou.
A atriz Júlia Bernart adicionou ainda que os trabalhos de Christiane Jahaty sempre buscam “presentificar essa essência do teatro”. “Sempre tenta trazer isso de uma forma muito concreta e acho que o Wagner é um ator que tem isso. Tem essa escuta, essa presença muito forte nele”, elogia.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Roberto Carlos
"Ouvi minhas bases e fiz a escolha".
Disse o deputado estadual Roberto Carlos (PV) ao confirmar que será candidato à reeleição nas eleições de 2026. Ao Bahia Notícias, o parlamentar contou que a decisão veio após diálogo com as bases políticas e contou com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT).