Artigos
Entre a urgência do país e o vazio da oposição
Multimídia
Apesar de críticas, novo Sedur defende agilidade para avanços em Salvador
Entrevistas
Afonso Florence garante candidatura de Lula em 2026 e crava retorno ao Congresso: “Sou parlamentar”
Equipe
Laiane Apresentação
Graduanda em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Fundadora e redatora do blog literário Estreia.
Últimas Notícias de Laiane Apresentação
O público já inicia a concentração no circuito Orlando Tapajós, na Ondina, para curtir mais uma edição do Pipoco, comandado pelo cantor Léo Santana, nesta terça-feira (10).
Entre os foliões que se aproximam, em um movimento tranquilo, no Morro do Gato, está a Rose Carvalho, de 54 anos, que pretende curtir o Pipoco pela primeira vez.

Foto: Eduarda Pinto / Bahia Notícias
Em sua fase solteira, a costureira se diz “louca pelo Carnaval”, mas não teve oportunidade de ir antes. A foliona levou para sua companhia a boneca inflável Ana Célia.
Para Zamara, de 23 anos, também é a primeira vez no Pipoco. Acompanhada da filha, de 1 ano e três meses, e do companheiro, esse é o retorno a folia para curtir Leo Santana. “A gente é superfã”, compartilhou a jovem.
O saída do trio está prevista para às 18h. Chegaram ao trio, até o momento, a influenciadora e dançarina Lore Improta.
A harmonia já está na área para a "Melhor Segunda-feira" de 2026. O cantor Xanddy Harmonia, chegou na noite desta segunda-feira (9), no circuito Orlando Tapajós, para realizar mais uma edição da festa que já faz parte do calendário de pré-Carnaval de Salvador.
O movimento na região já conta com uma boa concentração de foliões aguardando pelo trio pipoca que desfilará nesta noite. O artista chegou acompanhado de sua equipe e da atriz Mariana Xavier.
..jpg)
..jpg)


Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
O Fuzuê é responsável por juntar vários tipos de foliões no circuito Fuzuê, mas o que nenhum deles pode ser chamado é de “básico”. O exemplo é Tarcísio Passos, que se fantasiou de Woody, protagonista de Toy Story, da Disney.
“Na verdade, todo ano eu venho de vaca, aí esse ano eu quis diferenciar. Comprei essa fantasia, costurei aqui um pouquinho, pra dar uma diferenciada e vim me divertir um pouquinho nesse carnaval”, conta.
Além de personagem da Disney, a avenida recebeu palhaços, bandas marciais, pipocas e muquiranas entre os foliões, neste domingo (8), em Salvador.
O pré-Carnaval reúne foliões veteranos e já preparados para curtir os dias oficiais da folia. Entre esses foliões está um dos membros do tradicional bloco As Muquiranas, junto a um grupo de muquiranas e um carrinho de som.
No bloco há 14 anos, Paulo celebrou, ao Bahia Notícias, os abadás esgotados do bloco, que neste ano será comandado por Xanddy, La Fúria e Tony Salles. É desse último, que o folião é fã.
"A música do Carnaval é Tony Salles. Sempre, sempre ele! Vai arrebentar o Campo Grande. Tony Salles é barril. Eu amo ele, amor da minha vida, o Tony Salles", revela.
O grupo Mudei de Nome foi uma das atrações do Fuzuê 2026, realizado neste domingo (8). Um dos integrantes, Ricardo Chaves completa neste ano 45 carnavais e revelou, ao Bahia Notícias, o sentimento pela conquista.
“Costumo dizer e brincar que eu sou da fase pré-Axé, que antes de chamarem Axé Music a gente já tava… Fico feliz que a minha geração continua na ativa e continua propondo coisas. Pra mim ‘eu vejo o futuro, repetindo o passado’, como dizia Cazuza”, declara.
Ao site, Ricardo explica que a proposta do pranchão do Mudei de Nome é trazer de volta o público que consumia o axé quando era jovem para esse público traga novos para a festa. “Porque nós somos só a trilha sonora desses momentos”, afirma.
Uma das pipocas mais tradicionais, Ricardo acredita ainda que o aumento de trios independentes confirmadas pelo Governo do Estado e a Prefeitura ajudam na manutenção da festa. “A origem do Carnaval de Salvador sempre foi a rua, pipoca. A gente precisa da pipoca”, defende.
“Os blocos só surgiram porque tinha pipoca, então sem a pipoca perde toda a essência do que é o Carnaval de Salvador”, adiciona.
..jpg)

Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias
Uma das principais atrações da noite deste domingo (8), Mudei de Nome ativou o seu pranchão e surfou com animação pela pipoca de foliões presente no Fuzuê 2026. O grupo, composto por Ricardo Chaves, Magary Lord, Jonga Cunha e Ramon Cruz, trouxe para o circuito sucessos do Axé Music.


Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias
Para elas, a Música do Carnaval é “Acarajé”, de Tomate. A informação condiz com quem a diz: o Bloco da Associação das Baianas de Acarajé, ou Baianas do Reino de Oyá. O bloco foi uma das atrações presentes no Fuzuê 2026, neste domingo (8).
Ao Bahia Notícias, Rita Santos conta que o bloco sai há cinco anos na pré-folia e possui mais de 70 pessoas. Presentes também na quinta-feira de Carnaval, o bloco chega a ter 300, 150 baianas curtindo a folia.
“É um dia delas se divertirem, eu tenho muita alegria, ela faz isso aqui”, explica Rita.


Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias
Confira outros registros:



Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias
As piripoqueiras se uniram por mais um ano no circuito Orlando Tapajós, onde ocorre neste domingo (8), o Fuzuê 2026. O bloco, composto por 12 mulheres, se fantasiou de pipoca para curtir o pré-Carnaval.
Chris Carvalho, organizadora do bloquinho, explica que o nome do bloco é dessa maneira, pois existem as “piriguetes” e as “pipoqueiras”.


Foto: Maurício Reis / Bahia Notícias
Confira registros de outros blocos:

..jpg)


Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias
Um grupo de 27 mulheres casadas encontrou um jeito único de lutar contra o machismo e o feminicídio enquanto curte o pré-Carnaval de Salvador, neste domingo (8), durante o Fuzuê.
Ao Bahia Notícias, Maria Salles, integrante do “Maravilhosas do Cabaré”, explica que o bloco, em atividade de 2024, foi criado com o objetivo de “reunir as amigas” e “brincar o Carnaval”.

Foto: Maurício Reis / Bahia Notícias
Os protagonistas da tarde já ocupam as ruas do circuito Orlando Tapajós, neste domingo (8), em Salvador. O contrafluxo Ondina-Barra recebe o Fuzuê para um dia de pré-Carnaval na cidade.
Entre os blocos que já seguiram em direção ao Farol da Barra estão a Trupe Palhafolia, o bloco A Mulherada, o Forró Asa Branca, o Fuzuê Junino, a Cia de Danças e Folguedos e o Bando Anunciador.
Confira registros:







..jpg)






..jpg)


Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Bruno Monteiro
"É realmente uma questão que precisa se encontrar uma solução. Tanto do ponto de vista de se colocar limite, quanto na garantia de contratação dos artistas do forró da Bahia. É uma discussão que nós temos interesse".
Disse o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro ao comentar a situação dos cachês milionários pagos aos cantores durante os festejos de São João. A declaração aconteceu em entrevista à Antena 1 nesta segunda-feira (9).