Artigos
Bahia registra menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos
Multimídia
João Cláudio Bacelar defende permanência da Câmara na Praça Thomé de Souza
Entrevistas
Diretor do FIDA/ONU no Brasil reforça parcerias na Bahia para geração de emprego e renda no campo
Equipe
Bia Jesus
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com experiências na Rádio Salvador FM como produtora, na ASCOM da Secretaria Municipal da Fazenda, e no Canal Extracampo, como estagiária. Encara os esportes como algumas das principais ferramentas de inclusão social disponíveis no mundo.
Últimas Notícias de Bia Jesus
O Esporte Clube Bahia anunciou, na noite desta sexta-feira (29), a renovação de contrato do técnico Felipe Freitas, responsável pela equipe feminina do clube. O vínculo, que antes se encerrava no fim de 2025, foi estendido. O clube não informou até quando vai o novo contrato do professor.
Felipe assumiu o comando das Mulheres de Aço em agosto de 2024 e, desde então, disputou 33 partidas, com 20 triunfos, cinco empates e oito derrotas.
No currículo, soma o pentacampeonato baiano e o vice da Ladies Cup, ambos conquistados no ano passado. Já em 2025, foi protagonista da melhor campanha da história do Bahia na Série A1, chegando até as quartas de final.
Na atual temporada, o treinador busca ampliar o domínio estadual com o hexacampeonato baiano, além de lutar pelos inéditos títulos da Copa do Brasil e da Copa Maria Bonita.
O lateral-direito Santiago Arias, do Bahia, foi novamente convocado para defender a Seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O jogador estará à disposição de sua seleção para os duelos contra a Bolívia, no dia 4 de setembro, em Barranquilla, e diante da Venezuela, no dia 9, fora de casa.
Com a convocação, Arias será desfalque importante do Tricolor na decisão da Copa do Nordeste, contra o Confiança, marcada para os dias 3 e 6 de setembro. Ele é o segundo desfalque do Esquadrão, entre os convocados, para as finais do Nordestão. Vale lembrar que Jean Lucas também foi chamado pela Seleção Brasileira.
Elenco feminino do Bahia, as Mulheres de Aço concluíram nesta sexta-feira (29) a preparação para o duelo diante do São Francisco do Conde, pela segunda rodada do Campeonato Baiano Feminino.
No último dia de atividades, o elenco iniciou com um aquecimento na academia externa do Centro de Treinamento Evaristo de Macedo. Em seguida, no Campo 3, o técnico Felipe Freitas comandou um treino tático de 11×11 em campo aberto.
Na segunda parte, o foco foi no Planejamento de Desenvolvimento Individual (PDI) das atletas. Para fechar a preparação, o grupo realizou um coletivo.
O confronto acontece neste sábado (30), às 15h, em Serrolândia. Com três pontos conquistados e saldo de sete gols, o Bahia lidera o Grupo 2 da competição.
Em meio ao turbilhão do calendário do futebol brasileiro, o Bahia encara o Mirassol neste domingo (31), às 18h30, no Campos Maia, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes chegam para o confronto em situações físicas bastante distintas: enquanto o Esquadrão já disputou 58 jogos em 2025, o Leão do Interior soma somente 32 partidas na temporada — 26 a menos.
Erick Pulga em campo diante do Mirassol. | Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias.
A diferença também se reflete no número de competições. O Bahia participa de seis torneios neste ano, entre estaduais, nacionais e internacionais. Já o Mirassol, eliminado precocemente no Paulistão 2024, disputa apenas o Campeonato Paulista e o Brasileirão 2025.
Everton Ribeiro em campo diante do Mirassol. | Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias.
O calendário também evidencia a disparidade: desde o início do Brasileirão, o Mirassol jogou em intervalo de três dias apenas três vezes. No caso do Bahia, a situação é inversa. O clube baiano só teve dois períodos de descanso superior a três dias desde março (1ª rodada do Brasileirão):
- 5 dias entre os jogos contra o América de Cali (Sul-Americana) e o Juventude (Brasileirão);
- 7 dias entre a partida contra o Fluminense (9 de agosto) e o duelo diante do Corinthians (16).
A discrepância no número de partidas foi tema abordado por Rogério Ceni, em resposta ao Bahia Notícias, após o triunfo do Bahia sobre o Fluminense, pela Copa do Brasil, na noite da última quinta-feira (29).
“O Mirassol é muito bem treinado e só joga uma vez por semana. Além do talento e do treinador, tem o descanso. Hoje estavam assistindo à gente enquanto todo mundo se matava dentro de campo. Não entrei com Lucho porque preciso dele no domingo. Se eu perder ele, não o terei na quarta e no sábado. Tenho que pensar em tudo isso para o futuro, e não dá para explicar tudo isso para o torcedor”, declarou o treinador.
Capitão e referência técnica do Bahia, Everton Ribeiro saiu em defesa do meia Cauly, vaiado pela torcida ao ser substituído no triunfo sobre o Fluminense, nesta quinta-feira (28), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil 2025. O camisa 8 deixou o gramado bastante chateado e chegou a responder com gestos irônicos às críticas vindas das arquibancadas. Relembre abaixo:
“O Cauly é muito importante para nós e todos abraçamos ele porque sabemos o potencial dele e como é desequilibrante para a gente. A torcida hoje realmente acabou pegando um pouco no pé e ele é um cara mais na dele. Para ele ter reclamado é porque afetou, e quando afeta ele, afeta nós também. É o nosso companheiro, nosso amigo. A festa foi linda, a torcida é o nosso 12º jogador e precisamos estar mais unidos, porque a nossa força é dentro de casa”, afirmou o capitão.
Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias.
Everton Ribeiro também projetou o confronto decisivo de volta, marcado para o dia 10 de setembro, às 19h, no Maracanã. O meia destacou que o Bahia precisa manter sua identidade, mesmo fora de casa, e não pode se acomodar com a vantagem conquistada na Fonte Nova.
“Acho que temos que manter a nossa essência, manter a nossa maneira de jogar independente se é em casa ou fora. Dentro de casa a torcida nos ajuda, incentiva, faz a festa. Mas fora de casa temos que manter nossa identidade. Não é porque temos uma pequena vantagem que vamos nos fechar ou jogar de outra maneira. Temos que nos preparar bem e saber da pressão que é lá [no Maracanã]”, completou.
Antes do duelo no Rio de Janeiro, o Bahia volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. O time de Rogério Ceni enfrenta o Mirassol, no próximo domingo (30), às 18h30, no estádio Campos Maia, em São Paulo, pela 22ª rodada da competição.
O técnico Rogério Ceni concedeu entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (28), após o triunfo do Bahia sobre o Fluminense pelas quartas de final da Copa do Brasil 2025.
Ceni destacou a evolução do atacante Luciano Juba e fez coro à possibilidade do jogador ser convocado para a Seleção Brasileira.
“Menino fantástico, com talento, passe, construção. Talvez o jogador que mais cresceu desde nossa chegada, quando ele jogava aberto. Jean Lucas também, alguns se adaptaram. Jean joga sempre uma casa acima em relação ao que era no Santos. Juba tem feito essa função com maestria, ora por dentro, ultrapassagem, ataque ao espaço. Foi muito inteligente hoje. Depois de lançamento primoroso do Jean, ele teve calma para dominar, cortar e bater. Teve um pouco de sorte, desvia no Guga e mata o Fábio”.
O treinador completou:
“Escutem o que eu estou falando: fatalmente teremos um segundo jogador convocado para a seleção brasileira neste ano”.
Luciano Juba em campo pelo Bahia. | Foto: Maurícia da Matta / Bahia Noticias
Ao Bahia Notícias, Ceni também falou sobre a logística e os desafios para a preparação da equipe em meio a desfalques importantes, por lesão e convocação.
“Estou preparando jogadores sub-20, o próprio Fredi [Lippert]. Além dos desfalques, não podemos usar os jogadores que chegaram. Não temos Erick, Kanu, Caio Alexandre. Possivelmente não tenho o Michel Araujo. Você nunca imagina que não vai ter 11 jogadores em um elenco de tamanho padrão, entre 25 e 26 jogadores. Vamos fazer o que for possível para competir contra o Mirassol e devemos ter um time diferente de tudo que já jogamos contra o Confiança. Tentar não perder ninguém e recuperar jogadores para superar o Confiança.
Rogério Ceni também esclareceu a ida do meia Cauly para o vestiário logo após substituição. O meia havia sido vaiado pela torcida do Esquadrão ao sair de campo no segundo tempo e ficou incomodado, por isso o comandante recomendou que o camisa 8 do Bahia não sentasse no banco.
“Para deixar claro, eu que pedi para o Cauly ir para o vestiário. Quando ele vem, fica chateado, nervoso, eu disse: “Não responda, a torcida é predominante. Eles pagaram o ingresso e têm o direito de se manifestar. Vá descansar no vestiário”, falou.
O treinador finalizou comentando sobre a atuação do árbitro Claus na partida, veja abaixo:
“Sobre arbitragem, votei no Claus como melhor árbitro do Brasil dois ou três anos enquanto eu jogava, mas hoje se equivocou muito. O lance que ele marca o pênalti é lamentável. O bandeira do meu lado fala que não foi pênalti. Eu tinha convicção. Gosto do Claus, fantástico, muito bom árbitro. Você não pode baixar o jogo para um limite que seja favorável para você apitar. No fim da minha carreira eu queria que os caras chutassem mais devagar, mas não é assim. Não é o juíz que faz o tempo do jogo, é o contrário. O lance que chutamos na mão do cara tem mais chance de ser pênalti do que o Claus marcou”.
Autor da assistência para o gol de Luciano Juba, que garantiu o triunfo do Bahia sobre o Fluminense por 1 a 0, na ida das quartas de final da Copa do Brasil, o meia Jean Lucas falou à imprensa na zona mista da Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Foto: Letícia Martins / EC Bahia.
O camisa 6 destacou a importância do resultado e ressaltou a influência do técnico Rogério Ceni em sua evolução, principalmente no aspecto ofensivo, além do trabalho extra que tem feito para se manter em alto nível na temporada de 2025.
"Hoje eu vim pro jogo muito feliz, muito leve. Meus companheiros também super felizes por mim. Então hoje eu pude fazer uma boa partida, consegui achar um belo passe ali por Juba. E a gente conseguiu sair com o triunfo que era o mais importante", afirmou.
ROGÉRIO CENI COMO REFERÊNCIA
Jean Lucas ressaltou o papel do treinador em seu crescimento dentro de campo, especialmente na capacidade de chegar mais perto da área e contribuir ofensivamente:
"O Rogério é um cara essencial nesse meu crescimento como profissional. Antes de vir pra cá ele falou que eu ia ajudar muito ele, ia fazer gols, ia ajudar a equipe, então ele conseguiu tirar isso de mim. Não era de fazer muitos gols, então hoje eu posso chegar mais perto da área, posso ajudar com assistência. É fruto de trabalho de todos os companheiros, de todos os trabalhadores do clube que vêm me ajudando também", disse.
PREPARAÇÃO EXTRA PARA 2025
O meia também comentou sobre as decisões que tomou durante as férias para estar preparado fisicamente para toda a temporada.
"No início do ano eu falei que esse ano ia ser diferente, falei com meu pai, falei com minha esposa. Comecei bem, mas na metade do ano tive uma queda. Então esse ano mudei completamente: contratei personal, contratei fisioterapeuta para estar sempre jogando em alto nível e, graças a Deus, hoje fui coroado com a convocação", finalizou.
Em noite de decisão, na noite desta quinta-feira (28), em partida válida pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Em campo, com gol de Luciano Juba, aos 40 minutos da segunda etapa, o Esquadrão largou na frente do Fluminense e está em vantagem no confronto. Na Casa de Apostas Fonte Nova, 43.689 torcedores estiveram presentes para uma renda de R$ 1.452.293,00.
O público tricolor, divulgado pela assessoria de comunicação do clube após as partidas, foi formado por 29.726 filiados ao Sócio Esquadrão, 2.821 ingressos corporativos e 10.729 pagantes na bilheteria, somando 43.276 de público pagante total. Além disso, houveram 413 crianças (não pagantes), totalizando 43.689 pessoas presentes no mando de campo do Esquadrão.
A renda de R$ 1.452.293,00 foi dividida em R$ 854.952,00 dos pagantes da bilheteria, junto a R$ 2.821,00 dos pagantes corporativos e R$ 594.520,00 dos sócios do Sócio Esquadrão.
Em noite de decisão, o Bahia recebeu o Fluminense na noite desta quinta-feira (28), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, às 19h30. A partida, válida pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, terminou em triunfo do Esquadrão, com o lateral-esquerdo Luciano Juba anotando, aos 40 minutos, o gol do Tricolor.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço tem a vantagem no jogo da volta, no dia 10 de setembro, às 19h, no Maracanã. Caso termine empatado no Rio, a vaga na semifinal é do Bahia. Se o Tricolor das laranjeiras vencer por um gol, a vaga será definida nos pênaltis.
Como próximo desafio, o Bahia terá pela frente o Mirassol, no próximo domingo (31), em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025, às 18h30, no Campos Maia, interior paulista. Já o Fluminense vai visitar o Santos, também no domingo (31), às 16h, na Vila Belmiro, também pelo Brasileirão.
O JOGO
Em casa, o Bahia é o primeiro time a chegar com perigo. Aos doze minutos, Acevedo recebe bom passe de Juba, limpa a marcação e arrisca de longe, mas a bola vai por cima da meta de Fábio.
NA TRAVEEEEEE!
QUASE O PRIMEIRO DO BAHIA AOS 15 MINUTOS! Juba sofre falta no lado esquerdo, bem próximo à área e Raphael Claus apita. O próprio lateral vai para a cobrança e manda na cabeça de Jean Lucas, que subiu no terceiro andar mandando na trave de Fábio!
RONAAAAAAALDO!
No minuto 23, Canobbio tabela com Everaldo e avança pelo ataque antes de acionar Serna. Na tentativa de corte, Juba e Arias se atrapalham, e a bola sobra limpa novamente para o uruguaio, que entra livre na área. Canobbio solta a bomba, mas Ronaldo cresce no lance e faz uma defesa espetacular com o pé, salvando o Bahia!
Gol do Fluminense, mas não valeu!
Marcou Serna! Após escanteio de Renê, aos 29 minutos, Martinelli desvia de cabeça e Serna chega na segunda trave nas costas de Santiago Arias para cabecear no fundo do gol. Entretanto, após revisão do VAR, foi constatado o impedimento no lance.
Kayky tenta pela direita, mas Fábio fica com ela
Aos 32 minutos, Kayky acelera pela direita e cruza rasteiro para a área em direção a Cauly. Porém, Fábio se antecipa bem e intercepta o lance, ficando com a bola.
Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
SEGUNDO TEMPO
Aos 20 minutos, Serna avança pela esquerda, corta para o meio e arrisca o chute da entrada da área. A finalização sai fraca, e o goleiro defende com tranquilidade.
Tiago tenta a finalização, mas Thiago Silva corta no último momento
No minuto 28, Lucho Rodríguez faz um bom passe em profundidade para Tiago, que entrava na área em velocidade. Porém, Thiago Silva chega no tempo exato e consegue interceptar, evitando a finalização e mandando para escanteio.
UHHHHHH!
Após cobrança de escanteio do Bahia, aos 33 minutos, David Duarte desvia de cabeça dentro da área e obriga Fábio a fazer a defesa. Na sobra, Tiago aparece bem posicionado, mas finaliza para fora e desperdiça a chance.
RONALDO, DEFESAÇA!
Renê cobra escanteio na área e a defesa não consegue cortar. Aos 38 minutos, Bernal ajeita de cabeça para Nonato, que emenda um belo voleio. Ronaldo, atento, faz uma defesa espetacular, espalmando no alto e evitando o gol adversário.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, JUBAAAAAA!
MARCA LUCIANO JUBA! Aos 40 minutos, Jean Lucas lança com precisão do campo de defesa. Luciano Juba domina, corta Guga e arrisca o chute. A bola desvia no próprio lateral do Fluminense, enganando Fábio, e morre no fundo da rede. Placar aberto na Fonte Nova: Bahia 1 x 0 Fluminense!
Penalidade anulada para o Flu
Segue o jogo! Após analisar no monitor, Raphael Claus considera que o braço de Arias estava colado ao corpo e volta atrás na marcação. Jogadores do Fluminense reclamam muito da decisão.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1x0 Fluminense
4??? da Copa do Brasil - Ida
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 28/08/2025
Horário: 19h30
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Alex Ang Ribeiro (SP);
VAR: Wagner Reway (SC).
Transmissão: Sportv e Premiere
Cartões amarelos: Renê (Fluminense); Lucho (Bahia)
Gol: Luciano Juba (Bahia)
Bahia: Ronaldo, Santi Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende), Everton Ribeiro (Nestor) e Jean Lucas; Cauly (Tiago), Kayky (Pulga) e Willian José (Lucho). Técnico: Rogério Ceni.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli (Bernal) e Nonato (Lucho Acosta); Kevin Serna (Soteldo), Canobbio e Everaldo (Cano). Técnico: Renato Gaúcho.
Em noite de decisão, o Bahia encara o Fluminense, na noite desta quinta-feira (28), às 19h30, em partida válida pela ida das quartas de finais da Copa do Brasil. O duelo será disputado no principal palco esportivo da capital baiana, a Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Abaixo, acompanhe o tempo real da partida abaixo:
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Cláudio Villas Boas
"Iniciou esse contrato com a celebração do aditivo em 4 de junho de 25 agora, e a previsão contratual é que precisamos iniciar a construção da ponte em um ano após a assinatura desse contrato. Portanto, em junho de 26 iniciaríamos a construção. Logicamente, para isso, algumas etapas precisam ser desenvolvidas antes".
Disse o CEO do consórcio responsável pela ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas ao indicar que a data para o início da construção está marcada para junho de 2026.