Rui oficializa proibição de shows e festas 'independente do nº de participantes'
por Ailma Teixeira

Como anunciado pelo governador Rui Costa (PT), o Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (4) traz uma edição no Decreto nº 19.586, de 27 de março de 2020, para reforçar a proibição de eventos. De acordo com o texto, "fica suspensa a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, durante o período disposto no caput deste artigo".
O decreto está em vigor até o próximo dia 17, mas o governador já adiantou que não permitirá a ocorrência desse tipo de evento nos meses de dezembro e janeiro (veja aqui).
Durante evento para entrega de novas viaturas à Polícia Civil, nessa quinta (3), Rui disse que determinou até a criação de uma equipe com membros da Secretaria de Saúde (Sesab) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para monitorar anúncios de festa no verão e coibir a realização delas. "Pra qualquer bar, barraca que esteja chamando festa no mês de dezembro e no mês de janeiro, [que] a polícia atue presencialmente e faça a notificação desse ente comercial, avisando que não será permitido, e a polícia fará o bloqueio de entrada nesse estabelecimento", declarou na ocasião.
O objetivo com essas ações é conter o aumento da taxa de transmissão do novo coronavírus, que, nas palavras do governador, pode fazer a Bahia enfrentar sua "maior onda". Segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, o cenário atual já é mais crítico do que o registrado em julho, quando o número de casos ativos atingiu um pico, porque o surto atual ocorre simultaneamente em toda a Bahia (saiba mais aqui e aqui).
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno' - ACM Neto e João Roma: Ministérios, ministérios, amigos à parte
Ao aceitar ser nomeado ministro da Cidadania, o deputado federal João Roma (Republicanos-BA) parece ter comprado uma briga com seu padrinho político, o ex-prefeito ACM Neto (DEM). Tentando evitar ser vinculado a Jair Bolsonaro, Neto viu o aliado colocar ainda mais em xeque a falada independência do DEM a Jair Bolsonaro. Isso reverbera em 2022, quando Neto quer ser candidato ao governo da Bahia, estado onde o presidente possui altos índices de rejeição. Enquanto tenta se desvincular de Bolsonaro, o DEM se aproxima cada vez mais do governo. Na Bahia, nomes da sigla como José Carlos Aleluia, Alexandre Aleluia e Elmar Nascimento têm ou indicaram nomes para cargos na gestão. A briga entre Neto e Roma e o que ela revela sobre as articulações para 2022 são os temas discutidos pelos apresentadores Ailma Teixeira, Bruno Luiz e Jade Coelho no episódio desta semana do Terceiro Turno.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Coronavírus adia cobranças a novos prefeitos e Rui dilui peso de restrições
Se por um lado a pandemia do novo coronavírus é um fator complicador para prefeitos em começo de mandato, a crise sanitária posterga o eventual fim da lua de mel com os eleitores ao adiar as cobranças mais imediatas das promessas das urnas. Com a iminência do colapso do sistema de saúde, qualquer assunto diferente da Covid-19 sai da pauta e evita que os gestores sejam cobrados pela população. E isso não é de todo ruim para quem está apenas começando.
Buscar
Enquete
Artigos
Representatividade importa
Há exatos 89 anos, no dia 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar. No cenário político, local e global, dois fatos recentes causaram grande repercussão na mídia: o número de mulheres no primeiro escalão da nova equipe do prefeito eleito Bruno Reis, dos 24 gestores do novo secretariado, 10 são mulheres, ou seja, 42% e a posse de Kamala Harris, a primeira mulher negra eleita vice-presidente dos EUA.