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Produtor de sucessos, Rafinha RSQ fala sobre mercado musical no verão: “Todo artista quer acontecer”

Por Bianca Andrade

Produtor de sucessos, Rafinha RSQ fala sobre mercado musical no verão: “Todo artista quer acontecer”
Foto: Reprodução/ Instagram

Desde que o mundo é mundo e a música faz parte dele, existe um som para a temporada. Para quem vive no interior, por exemplo, o período junino tem som de fogo crepitando, nos mais agitados, alguma bomba de mil. Já na primavera, é comum ouvir os pássaros com mais frequência, quase como se fosse num desenho da Disney.

 

Mas, desde que o mundo é mundo e o Carnaval de Salvador passou a existir, a trilha do verão na capital baiana não tem som de ambiente e sim a MÚSICA DO VERÃO. O conceito, que existe com força em todo o país, tem uma proporção ainda maior na cidade onde se é realizado o maior Carnaval de rua do mundo. Afinal, a música do verão precisa estar, não só na ponta da língua, mas também, na ponta do pé, se o intuito é conquistar o público.

 

E, nos últimos anos, o debate sobre a música do verão e a música do Carnaval se tornou ainda mais intenso com a “guerra” entre a popularidade nas ruas e a popularidade nos charts de streaming. Mais uma vez, o Bahia Notícias foi atrás de quem entende para entender o fazer musical na estação mais desejada e também mais disputada do ano.

 

Produtor musical e compositor, mente pensante por trás de canções como ‘Santinha’, de Léo Santana, ‘Loka’, de Simone e Simaria com Anitta, ‘Poc Poc’, de Pedro Sampaio e mais uma série de hits, sucessos no verão e em outras temporadas do ano, o carioca, e também cidadão soteropolitano, Rafinha RSQ, conversou com o site sobre o processo de produção musical, e deu a própria visão sobre o mercado.

 

Para o artista, o pagodão ainda tem a força popular durante o período do Carnaval, apesar das pontuações (válidas) da velha guarda, porém, a cada ano que passa, fica ainda mais difícil conseguir definir qual será a trilha dos 4 km do Circuito Osmar (Campo Grande), ou 4,5 km no Dodô (Barra-Ondina), sem contar os carnavais de bairro.

 

“O que eu tenho percebido é que o pagodão vem passando ainda preconceitos e barreiras na rede social, na estrada e na rua também, por questões de linguagem, mas que vem furando muita bolha também porque tem muito jovem que gosta de ouvir, sim, a putaria. Muitas pessoas são contra, muitas pessoas são a favor, mas ouvem também. Então eu tô vendo que ultimamente tá mais aleatório em relação à música de verão, as coisas acabam acontecendo de uma forma natural.” Clique aqui e leia a entrevista completa