VÍDEO: Edvana Carvalho detalha convite para participar de “Malês” e destaca: “Presente maravilhoso”
Por Laiane Apresentação / Eduarda Pinto
A atriz baiana Edvana Carvalho revelou os detalhes do convite de Antônio Pitanga para a sua participação no longa-metragem “Malês”, filme de ficção histórica, que retrata a Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador no século 19. Dirigido pelo próprio Antônio Pitanga, também soteropolitano, a pré-estreia do filme ocorre nesta quarta-feira (1°) durante o Open Air, evento de cinema ao ar livre que fica na capital baiana até 12 de outubro.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (1°), Edvana conta que o convite para interpretar a personagem “Iyá Nassô”, uma iyalorixá de um terreiro de candomblé, ocorreu durante uma consulta de Ifá, análise de búzios tradicional das religiões africanas ligadas ao iorubá.
“[Antônio] Pitanga me ligou, eu estava num lugar onde ia ser aberto o jogo do Ifá para mim. Eu estava fazendo uma consulta do jogo do Ifá e na hora que ia acontecer, meu telefone tocou. E eu falei para o pai de santo, “Pai, me desculpa, vou desligar o telefone’, mas na hora que eu fui desligar, estava escrito Antônio Pitanga, e eu disse ‘Não posso desligar, que é o seu Antônio Pitanga. Vou ter que atender’”, detalha.
A atriz revela que o convite veio no dia do seu aniversário e ela descobriu uma relação inesperada entre Antônio Pitanga e o seu Pai de Santo. “Aí o senhor Antônio Pitanga falou, ‘Edivana, você está convidada para fazer Iyá Nassô nos ‘Malês’”. Aí, eu disse, ‘Pitanga, hoje é meu aniversário. Que presente maravilhoso!’, e foi lindo, porque quando eu desliguei o telefone e fui para o jogo, eu descobri que o pai de santo foi amigo da escola de teatro de Antônio Pitanga e foi amigo de bairro do meu pai”, conta.
“Malês” estreará nos cinemas nesta quinta-feira (2), e é estrelado pelos filhos do artista baiano: Rocco e Camila Pitanga. O longa é o primeiro trabalho de Antonio no cinema desde 1979 e possui cenas gravadas em Salvador e Cachoeira, na Bahia, além de Maricá, no Rio de Janeiro.