Festa dos Palhaços do Rio Vermelho ganha dia no calendário oficial de eventos de Salvador
Por Bianca Andrade
É oficial, a Festa dos Palhaços do Rio Vermelho se tornou um dia oficial no calendário de eventos da capital baiana.
O Projeto de Lei apresentado pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura, foi aprovado na Câmara Municipal de Salvador.
Promovido pelo Instituto Artístico e Sociocultural Palhaços do Rio Vermelho, o desfile acontece sempre no penúltimo sábado antes do Carnaval, reunindo milhares de pessoas nas ruas do bairro com um cortejo gratuito, sem cordas e repleto de fantasias, cores, música e performances.
A festa, que surgiu na contramão do que o mercado pedia para o Carnaval, mantém a tradição da folia e reúne um público diverso para brincar nas ruas de um dos bairros mais turísticos da capital.
Com a inclusão da festa no calendário oficial de celebrações da capital baiana, e consequentemente a criação do Dia Municipal do Desfile dos Palhaços do Rio Vermelho, a servidora pública Lúcia Menezes, presidente do Instituto Artístico e Sociocultural Palhaços do Rio Vermelho, entende que o movimento terá mais força para acontecer e ser organizado de uma forma que dê menos dor de cabeça e mais diversão para quem faz e quem curte.
"São 15 anos de resistência, nós somos resistentes e como eu digo sempre eu não largo o osso. Eu estou desde o início e na luta, porque é uma batalha anual, é uma batalha grande para gente conseguir recursos, eu já botei muitas vezes no meu bolso, porque todo ano, tem essa ameaça de não sair. E fazendo parte do calendário oficial da Prefeitura, os recursos, a infraestrutura, a logística, passa a ter esse apoio municipal para acontecer. Não que eles vão pagar tudo, mas com isso, iremos receber uma ajuda de custo para a realização, o que é essencial."
A festa dos Palhaços do Rio Vermelho ainda pode ser transformada em Patrimônio Imaterial de Salvador.