Patrimônio Cultural de Salvador, Palhaços do Rio Vermelho tem data de desfile definido para 2026; confira
Por Redação
Os Palhaços do Rio Vermelho, movimento cultural que se transformou em patrimônio reconhecido pelo município, já tem data definida para desfilar em 2026.
A festa acontecerá no dia 31 de janeiro, último final de semana do mês, e para 2026, a expectativa do público é de uma festa ainda maior após o reconhecimento da Câmara Municipal de Salvador.
A saída das fanfarras acontece da quadra da Paciência, percorrendo o Rio Vermelho com destino a rua Fonte do Boi.
O movimento, que já tinha sido reconhecido no Calendário Oficial de Eventos da capital baiana, foi contemplado com o reconhecimento de Patrimônio Cultural de Salvador, e com isso, a festa recebe mais atenção, além de ações de preservação, valorização e registro, por parte dos órgãos públicos.
Em entrevista ao Bahia Notícias, a servidora pública Lúcia Menezes, presidente do Instituto Artístico e Sociocultural Palhaços do Rio Vermelho, e uma das idealizadoras do movimento que completou 15 anos em 2025, frisou a importância da celebração para a região.
"São 15 anos de resistência, nós somos resistentes e como eu digo sempre eu não largo o osso. Eu estou desde o início e na luta, porque é uma batalha anual, é uma batalha grande para gente conseguir recursos, eu já botei muitas vezes no meu bolso, porque todo ano, tem essa ameaça de não sair. E fazendo parte do calendário oficial da Prefeitura, os recursos, a infraestrutura, a logística, passa a ter esse apoio municipal para acontecer. Não que eles vão pagar tudo, mas com isso, iremos receber uma ajuda de custo para a realização, o que é essencial."
