Cantor baiano denuncia agressões policiais contra moradores em festa popular; veja vídeo
Por Eduarda Pinto / Laiane Apresentação
O cantor de pagode, Oh Polêmico, utilizou as redes sociais para denunciar agressões policiais contra moradores do bairro de São Marcos, neste domingo (14), durante a Lavagem do Coroado. O artista, que se apresentava em um trio elétrico, relata jovens e crianças ficaram feridos durante a atuação de policiais militares na festa popular.
“Vou falar sobre uma situação aqui que eu não apoio. Não apoio essas paradas, eu respeito o trabalho [que a polícia] vem fazendo e tal, mas quando parte para cima de criança para bater e chutar, já é ‘outras conversas’, eu não dou valor”, afirmou, em vídeo nos storeis.
“Quando eu vejo que está tendo bagunça na festa, eu sou o primeiro a parar e falar ‘olha, está tendo briga aqui’, mas você pegar um cassetete e ‘po’ na cabeça da criança? A cabeça da criança está toda aberta”, ressalta. O cantor relata ainda que visitou a vítima, uma criança de 11 anos na unidade de saúde após o show.
“Desci do trio e já fui direto para o hospital”, diz. “Bati lá na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] onde a criança ‘tava’ sendo atendida com a cabeça aberta, todo lavado de sangue. Fui lá falar com a assistente [social] para ela poder me liberar e eu falar com a criança, que a criança estava traumatizada, desesperada”.
“Uma criança chora no meu show isso dói, eu choro por dentro e por fora véi. Não estou nada legal. preciso chorar, colocar tudo pra fora”, escreveu o cantor em um dos stories publicados em seu perfil no Instagram.
Em suas redes sociais, o cantor compartilhou a visita realizada nesta segunda-feira (15), na casa da criança agredida. Em um passeio pelo bairro, o cantor aproveitou para falar e tirar fotos com outras crianças da região e prometeu dar presentes na comunidade no Dia das Crianças: "Eu vim daqui, eu sou daqui", afirmou.
Em nota enviada ao Bahia Notícias, a Polícia Militar da Bahia, por meio da 47 ª CIPM, informou que instaurou um procedimento apuratório para analisar a condta de policiais militares registradas nas imagens e que a corporação reforça que não coaduna com práticas que destoem da técnica policial adequada.
Confira a nota completa:
"A Polícia Militar da Bahia, por meio da 47ª CIPM, informa que instaurou procedimento apuratório para analisar a conduta de policiais militares registrada em imagens que circularam nas redes sociais durante a Lavagem do Coroado, no bairro de São Marcos, em Salvador.
As acusações de comportamento que eventualmente se afastem dos protocolos e da técnica policial serão devidamente apuradas, observando os trâmites legais e assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa dos envolvidos.
A corporação reforça que não coaduna com práticas que destoem da técnica policial adequada, reafirmando seu compromisso em adotar providências sempre que houver indícios de desvios na atuação funcional."