Manuela Dias é alvo de críticas após mudanças em enredo de “Vale Tudo”; entenda
Por Redação
A baiana Manuela Dias, responsável pelo remake de “Vale Tudo”, vem recebendo críticas na web após algumas mudanças na história irem ao ar. As críticas se intensificaram após Taís Araújo, quem interpreta Raquel Acioli, uma das protagonistas, admitir certa frustração com o caminhar do enredo.
A novela, exibida pela primeira vez em 1988 e escrita originalmente por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, é um dos clássicos da televisão brasileira.
A história de Raquel Acioli, uma trabalhadora honesta, e sua filha, Maria de Fátima Acioli, uma jovem ambiciosa, mostrou em seus núcleos um debate sobre a honestidade e a corrupção. Na época, as personagens eram vividas por Regina Duarte e Glória Pires, respectivamente.
Adaptada para o ano de 2025, a obra escrita por Manuela Dias inovou logo em seu lançamento, trazendo Raquel e Maria de Fátima como mulheres negras, interpretadas por Taís Araújo e Bella Campos. No entanto, uma mudança na história tornou a importância da representatividade dessas personagens a cheque.
Nas últimas semanas, Raquel, que já era uma chef de cozinha renomada e possuia um restaurante de sucesso, perdeu tudo devido a uma atitude da irmã de Odete Roitman, a vilã da novela. Sem dinheiro e restaurante, Raquel voltou a vender sanduíches na praia, coisa que não acontecia na primeira versão.
Em entrevista a revista Quem, Taís foi sincera ao ter recebido a mudança de roteiro com um “susto”. “Esse momento da Raquel voltar a vender sanduíche na praia, confesso que recebi com um susto. Porque não era a trama original. Então, para mim, a Raquel ia numa curva ascendente. Quando vi aquilo, falei, ‘ué, vai voltar para a praia, gente’”, confessou a atriz, casada com o ator baiano Lázaro Ramos.
Nas redes, internautas resgataram outros momentos em que personagens negras vividas por Manuela Dias receberam ao longo do enredo reviravoltas e sofrimentos. Entre elas, a personagem da própria Taís na novela “Amor de Mãe” (2019), que perde tudo durante a novela e passa de advogada bem sucedida para costureira em uma comunidade.
Outras personagens citado por internautas foram as vividas pela atriz Jéssica Ellen. Também presente na novela “Amor de Mãe”, a personagem de Jéssica levou um tiro, perdeu o filho e chegou a ficar paraplégica. Em Justiça, internautas apontaram um “apagamento” na personagem da atriz durante a narrativa.
Em meio aos ataques e acusações feitas nas redes sociais, Manuela usou seu perfil no Instagram para compartilhar elogios de fãs e insinuação à inveja. “A novela tá boa pra caraca… essas críticas são de inveja”, dizia o comentário do fã.