Espetáculo multi premiado no Prêmio Braskem, “Bululú” volta a cartaz em Salvador
Por Redação
O espetáculo “Bululú - Estórias da Invenção do Mundo” retorna ao palco em Salvador, nos próximos dias 13 e 15 de junho, na Casa Rosa, no Rio Vermelho. Escrito e dirigido pelo premiado diretor espanhol Moncho Rodriguez, a peça reúne, no palco, os atores baianos Danilo Cairo e João Guisande.
“Bululú” conquistou a categoria do “Melhor Espetáculo Adulto” e “Melhor Ator” no Prêmio Braskem de Teatro 2016. O espetáculo conta a saga dos comediantes Amadeus, vivido por Cairo, e Bartolomeus, interpretado por Guisande, tão antigos como o próprio teatro. Eles decidem contar o famoso romance da “Invenção do Mundo”, inspirado no Grande Teatro del Mundo, de Calderón de La Barca.
“A obra é uma visão crítica e divertida do universo do teatro, da realidade, do sonho, da vida, do ator e do espectador na sociedade contemporânea, onde todos, sem saber, representam uma personagem que finge não representar”, defende a dupla de atores da peça, que foram dirigidos por Moncho antes de sua morte, em 2023, reconhecido como um dos mais importantes diretores e pesquisadores do teatro do mundo ibérico, com mais de 200 encenações realizadas na Espanha, Brasil e Portugal.
“Bululú” teve apresentações na Europa antes de estrear no Brasil, em novembro de 2015, no Teatro SESC SENAC Pelourinho, em Salvador. Já foram mais de 100 apresentações, passando por cidades como Aracaju, Caruaru, Recife, Governador Mangabeira e Alagoinhas, no Brasil; além de Porto e Famalicão, em Portugal.
A remontagem é parte das celebrações dos 18 anos do Toca Criações Artísticas, idealizado por Danilo Cairo como um território de criação coletiva e produção cultural multilinguagem que surgiu a partir do encontro de jovens atores, de origens e formações distintas, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia em 2006.