"Tem que haver um respeito com o compositor e com a cultura", afirma Gilson Babilônia sobre mudança em músicas
Por Redação
Compositor de grandes hits da Axé Music, entre eles 'Arerê' e 'Mimar Você', o músico baiano Gilson Babilônia foi o entrevistado desta sexta-feira (10) no Bahia Notícias na Ar, na Antena 1, e não ignorou a grande polêmica envolvendo o movimento com a mudança feita por Claudia Leitte na música 'Caranguejo'.
Ao BN no Ar, Gilson foi firme ao falar sobre as alterações nas músicas. Para o compositor, mudanças como a que foi feita por Claudia Leitte descaracteriza a história que foi contada por quem compôs.
"A letra da música, pelo menos as que eu faço e as com os parceiros, a gente se preocupa muito com as crianças, com quem vai ouvir e também em passar conhecimento através da música, histórias ancestrais que as pessoas não tem. Conhecimento, através da música a gente tem que ensinar as pessoas. É difícil até de explicar, é uma coisa tão grande, que mexe com os nossos ancestrais."
O compositor conta que já chegaram a pedir para mudar algumas palavras e ele entende a necessidade quando são sinônimos, mas que não acha correto a mudança de algo que vá tirar o sentido da canção.
"O pessoal chega 'Gilson, posso mudar essa palavra por essa palavra?', sinônimos. Teve uma coisa que foi, 'pode falar Ara Ketu [em uma ocasião que a música não citava o nome da banda, 'Avisa a Vizinha']', e eu disse pode. Sou fanzaço do Ara Ketu, da percussão da banda. Mas mudar completamente, é complicado."
A cantora Claudia Leitte tem um prazo de 13 dias para justificar ao Ministério Público da Bahia a alteração na música 'Caranguejo' após ter sido denunciada ao órgão pelo Idafro.