Samba do São Lázaro faz apelo ao público após anúncio de evento-teste: "Vamos preservar"
Por Bianca Andrade
O evento-teste do Samba de São Lázaro, que irá acontecer nesta sexta-feira (6), terá algumas recomendações para o público que desejam celebrar o retorno da festa após as polêmicas e denúncias que impediram a realização do evento nas últimas sextas. O evento ganhou um novo horário, das 18h até 00h, após a reunião feita com agentes da prefeitura e vereadores, e será agitado pela banda Oz Favoritos, Samba e Suor e Jorginho Xinelo de Couro.
Por meio das redes sociais, os organizadores do evento pediram a colaboração dos frequentadores para manter a ordem e conseguir a liberação definitiva para a realização da festa em frente a Igreja de São Lázaro, na Federação.
"Galera, como todos já sabem o Samba do São Lázaro está sendo fiscalizado pela prefeitura e alguns órgãos, com isso, pedimos a colaboração de todos para que na próxima sexta-feira tudo ocorra da melhor forma, como sempre ocorreu. Esse é um espaço nosso, então, vamos preservar e fazer valer toda essa luta para manter esse lugar, essa cultura e esse quilombo vivo!."
LEIA TAMBÉM
- Mudança de horário no Samba de São Lázaro impacta mais de 30 comerciantes; organização estuda novo dia para festa
- Após apresentação de TAC, novo abaixo assinado defende realização do Samba de São Lázaro em Salvador
Entre os pedidos feitos pelos organizadores estão para não urinar na porta das casas da região, evitar barulho e bagunça nas mediações dos prédios, evitar o estacionamento de carros no meio da pista e manter o trânsito livre, evitar levar cooler e recolher o lixo. "Com isso iremos preservar o nosso espaço e fazer com que o Samba do São Lázaro continue acontecendo! Juntos somos mais forte", diz a mensagem.
Na última segunda (2), Dia do Samba, o organizador do Samba do São Lázaro, Thiago da Silva, celebrou a conquista da autorização para a realização do evento-teste, em conversa com o Bahia Notícias. "Essa oportunidade significou muito para a gente. A gente começou o samba com cinco pessoas, hoje, a dimensão que o Samba de São Lázaro tem, o tanto de pessoas que estão nessa luta com a gente para manter o samba, que nos apoiaram e nos deram voz, fez uma diferença gigante", afirmou.
Na internet, uma petição pública e um abaixo assinado buscam o apoio do público para a permanência do evento. A mobilização feita no site Change.org já conta com mais de 200 assinaturas, enquanto a petição já reúne mais de mil assinaturas. O documento será apresentado em uma nova reunião dos organizadores do Samba de São Lázaro com as autoridades baianas.
"A gente tem a força de vontade de se enquadrar nas normas, porque nós temos quase 40 famílias que dependem disso. E o que podemos falar é que a gente quer se adequar e o povo, quer trabalhar, só precisam deixar a gente trabalhar"