"Tradição a gente preserva”, diz equipe de Daniela Mercury após anúncio no Festival Virada sem show no dia 1º de janeiro
Por Bianca Andrade
Tradição no primeiro dia do ano em Salvador, o evento Pôr do Som, comandado por Daniela Mercury há 25 anos, não foi incluído no Festival Virada Salvador, anunciado pela Prefeitura nesta terça-feira (22), durante uma coletiva na capital baiana.
A festa, que é organizada pela gestão municipal, terá 5 dias de duração e acontecerá do dia 27 de dezembro ao dia 31, excluindo a data que ficou marcada pelo evento de Daniela, sempre no dia 1º de janeiro.
Ao Bahia Notícias, a equipe de Daniela Mercury, que tem como uma das representantes Malu Verçosa, falou sobre o assunto e pontuou que a cantora não foi procurada para uma edição da festa neste ano, pelo menos até o momento. Para o site, Malu garantiu que irá mobilizar a equipe para fazer o Pôr do Som acontecer, independente deste calendário.
“A Prefeitura não nos comunicou nada oficialmente. O Pôr do Som é um projeto que completa 25 anos em 2025 e que começou justamente porque a cidade de Salvador não tinha uma festa de Réveillon. Durante 15 anos, Daniela Mercury aproveitou a estrutura que tivesse montada e patrocinou o resto todo para a cidade. Não foi à toa que o local do Festival da Virada foi batizado de Arena Daniela Mercury. Um reconhecimento justo à contribuição da artista para a cidade da Bahia e para a cultura do Brasil”, afirmou.
De acordo com Malu, o evento ganhou uma grande repercussão nacional e se tornou uma data esperada pelo público e pelos fãs de Daniela, que celebram a oportunidade de ver a artista fora da avenida, além de ajudar a movimentar a capital com o turismo.
“O Pôr do Som virou um evento oficial no calendário de festas da cidade. Mais do que isso: virou um evento de arte esperado pela população de Salvador e pelos turistas que passam o Réveillon na capital. Muita gente vem só para isso, o que movimenta muito a economia de Salvador também. Durante muitos anos, inclusive, o Pôr do Som trouxe mais gente que o próprio dia de Réveillon.”
Sem uma definição se a festa realmente fará parte do calendário da Prefeitura, a equipe garante que irá repensar o evento, mas que ele não deixará de ser realizado em Salvador. “Sendo assim, se realmente houver um movimento para não realizar o Pôr do Som, terei que repensar com minha equipe uma forma de não deixar morrer um evento tão importante para nossa construção cultural e que é TRADIÇÃO na nossa cidade. Tradição a gente preserva. É isso que nos forma como povo”.
Na última edição do Festival Virada, o Pôr do Som aconteceu no dia 1º de janeiro de 2024 e contou com shows da Família Gil, Saulo, Timbalada, Psirico, Tuca Fernandes e Danniel Vieira.
As novidades do Festival Virada Salvador serão reveladas em uma coletiva para falar sobre a agenda da capital nos próximos meses. Até então, as informações confirmadas foram a data, o local, na Boca do Rio, e as apresentações de Léo Santana na contagem regressiva do dia 31 de dezembro e Ivete Sangalo no dia 27 de dezembro.