'Winter is coming': Sara Geromini, o exército de zumbis e o erro de amplificar certas vozes
Foto: Divulgação

Durante quase 10 anos, a série Game of Thrones levou milhões de pessoas para as frentes da televisão para acompanhar a saga criada por George R. R. Martin, em que uma máxima rapidamente aprendida era: “não se apegue aos personagens”. Durante quase todas as temporadas, a expressão “Winter is coming” era repetida por John Snow e companhia e também pelos fãs da série televisiva. Em tradução livre, queria dizer “o inverno está vindo”. Parece que o inverno proposto por Martin chegou no Brasil...

 

Ao longo das últimas semanas vimos a esdrúxula ascensão de Sara Winter, uma autointitulada ex-feminista que passou a adotar o codinome de uma espiã nazista para defender o governo de Jair Bolsonaro. Ela foi alvo da operação da Polícia Federal, que focou em supostos disseminadores de fake News, e tenta se viabilizar como mártir. Chegou a ameaçar agredir fisicamente um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para chegar ao seu intento. Infelizmente, uma hora vai acabar presa.

 

Vou usar Sara Winter como exemplo, porém muitas outras figuras se encaixariam nisso. A ativista passou a ter a voz amplificada pelas redes sociais, o que obrigou a mídia tradicional a considera-la personagem. É um erro já exemplificado com outras figuras que chegaram ao Legislativo, como o próprio Bolsonaro e a versão baiana dele - com menos glamour e visibilidade -, Sargento Isidório. Ao permitir que figuras assim tenham repercussão, a imprensa é corresponsável pelas consequências desse ato. Todavia, será bem incomum ver autocrítica nesse sentido (cobrar dos outros é bem mais fácil, não é PT?).

 

A milícia “300 pelo Brasil”, liderada pela ex-feminista, parece ser um exército além da muralha, em mais uma referência à obra de George R. R. Martin. São zumbis que não conseguem enxergar os graves problemas em incorporar símbolos neofacistas, que conseguem celebrar toda e qualquer asneira dita e que não parecem ter o cérebro altamente desenvolvido. O muro que separava o mundo civilizado desses mortos-vivos foi dissipado aos poucos e até dragão zumbi é possível de ser observado nessa batalha, vide os monstros a ameaçar a nossa frágil democracia.

 

Como dito, Winter - ou o inverno - finalmente chegou. A noite precursora do dia eterno bate à porta o tempo inteiro – e não há Hodor que segure. Ainda assim há quem tente frear o avanço desse mal. O Democratas decidiu sumariamente expulsar a ex-filiada, Sara Geromini. Precisou ela ameaçar explicitamente a democracia para tomarem uma atitude assim. Antes tarde do que nunca, não é?

 

Este texto integra o comentário desta quarta-feira (3) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios A Tarde FM, Irecê Líder FM, Clube FM, RB FM, Alternativa FM Nazaré e Candeias FM. O comentário pode ser acompanhado também nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e TuneIn.

Histórico de Conteúdo