Davidson pelo Mundo: Candyall Guetho Square, um conteúdo turístico!
E vou começar o ano falando da minha Bahia, falando da nossa cultura e das coisas que só a Bahia tem, e é justamente por essa exclusividade que trato isso como um grande diferencial, como um grandioso conteúdo turístico.
Um destino turístico é formado por um conjunto de CONTEÚDOS, sejam eles pequenos, médios ou grandes, porém são responsáveis pelo estímulo das pessoas a viajarem para conhecer ou voltarem pelo fato de terem gostado, se encantado. É justamente esse meu entusiasmo que me faz escrever esta coluna, que imagino ser o mesmo de milhares de pessoas que já tiveram a experiência de ir ao Candyall Guetho Square de Carlinhos Brown, o encantamento por um produto cultural e, consequentemente, turístico, algo singular e que não se limita a um show de uma banda fantástica como é a TIMBALADA ou do extraordinário multiartista que é CARLINHOS BROWN.
O bairro do Candeal se tornou um grande produto turístico para a cidade. Ali encontramos uma aula de como aliar a cultura ao social, ao turismo, à civilidade e à construção de uma sociedade. Brown não fez só uma casa de show no seu bairro; Brown deu dignidade às pessoas, orgulho, vida, autoestima, deu uma aula ao poder público de como é possível gerir uma comunidade com harmonia através da arte e da cultura.
Conheci Medellín e Cali, na Colômbia, cidades outrora controladas pelo narcotráfico e que conseguiram, de certa forma, se estabilizar com uma intervenção forte do Estado. Pois bem, lá fui visitar as comunidades, e eles exploram os malefícios da droga como conteúdo turístico, com a fazenda de Pablo Escobar, o local da sua morte etc... Ainda há a imagem de um herói que surgiu na ausência do Estado e se apropriou da fé, fraqueza e necessidade da comunidade.
Em Paris, fui por duas vezes fazer o tour dos esgotos da cidade, tido como um exemplo de modal de limpeza urbana e esgotamento sanitário. Paguei € 17,00 para fazer essa visita, e só com agendamento prévio devido à demanda. Notem, percebam o conjunto de conteúdos que um destino pode oferecer ao turista e, assim, aumentar sua permanência na cidade e o seu gasto.
Em Salvador, temos um outro tipo de herói: do bem, da arte, da cultura, da solidariedade. O que Brown fez no seu bairro, levando projetos sociais, gerando milhares de empregos, levando assistência de saúde e educação através dos seus projetos, como o PRACATUM, que tem até o apoio da UNESCO, trouxe civilidade e consciência ao ponto de fazer da sua comunidade um lugar seguro e aprazível para passear e até saborear as maravilhas do restaurante D’MADDA, casa da mãe do artista, que serve pratos regionais maravilhosos e com um serviço excelente.
Brown é perfeccionista em tudo que se propõe a fazer e sempre cumpre suas metas. Audacioso e único, leva a arte e a cultura da Bahia para a Europa, Estados Unidos e tantos outros países, acendendo a chama do interesse pelo nosso país e pela Bahia, consequentemente gerando riquezas pelo turismo.
O Candeal de Brown é, sim, um dos grandes produtos e conteúdos turísticos de Salvador e vale muito a pena conhecer, principalmente no verão, quando acontecem shows e a vida realça com os sorrisos da comunidade, que geralmente recebe com muita gentileza seus visitantes. Nessa comunidade, a violência é baixíssima, e o tráfico de drogas encontra uma resistência muito grande da própria comunidade, da arte, da cultura e da educação.
Foto: Amanda Oliveira/Salvador da Bahia
Brown, um menino pobre, conseguiu transformar não só a vida de uma comunidade; transformou e continua transformando a vida da cidade de Salvador, gerando milhões em receita todos os anos com suas ideias, invenções e atitudes que beneficiam desde o gari até os grandes empresários. Brown é um dos melhores baianos da nossa história, merecedor de todos os prêmios e títulos possíveis. Se eu fosse prefeito ou governador, meu secretário da Cultura seria ele sem nenhuma dúvida.
Conheçam o Candeal não somente na ótica de um local de show; percebam tudo ao seu redor, ampliem a visão para o macro da arte, da cultura e tudo que um conteúdo turístico pode fazer por uma cidade.
Recomendo não só aos turistas, mas também aos soteropolitanos que conheçam.
Ajaiô, Carlinhos Brown e sua grandeza social!