Davidson pelo Mundo: Firenze, uma galeria de arte a céu aberto
Firenze, que em português chamamos de Florença, é um município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana com cerca de 380.000 habitantes, foi durante muito tempo considerada a capital da moda.
A cidade é considerada o berço do Renascimento italiano e uma das mais belas do mundo. Tornou-se célebre também por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia - que é um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna tem várias influências. Nesse poema, ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos, como Guido Cavalcanti, amigo que também era poeta e ativo na vida política da cidade, que também são personagens da obra. Também é florentino Cimabue, o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina, e responsável pela "Descoberta" de Giotto.
Florença tem origem num antigo povoado etrusco, e foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme de Médici, que chegou ao poder em 1437. Foi um protetor dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica. A Grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio.
Maggiore ("Templo Principal"), é considerada uma das mais belas da Europa. Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto di Bondone, Sandro Botticelli, Rafael, Donatello, entre outros. Nesta cidade nasceram os papas Leão X, Clemente VII, Clemente VIII, Leão XI, Urbano VIII e Clemente XII.
Quando pensamos nos pontos turísticos de Firenze, a primeira coisa que vem à mente são seus museus. E isto não é à toa, já que a cidade possui mais de 72 museus, todos com acervos atraentes para turistas dos mais diversos perfis. Porém, num curto espaço de tempo, é obrigatório conhecer a Gallerie Accademie e se deslumbrar com a estátua original de David (obra de Michelangelo), que por sua vez rouba a cena e, de repente, esvazia todo o resto.
Situado próximo dali, o Mercado Central da capital Toscana, é um lugar que definitivamente vale a pena visitar, pois além de ter a boa e versátil comida italiana dos melhores sítios toscanos (definido por concurso popular), é um ponto bastante badalado, perfeito para aqueles que desejam ver a vida da cidade em seu cotidiano e que almejam conhecer e conversar com pessoas italianas (os locais mesmo!), e até fazer um curso de “Cucina Italiana” com um dos chef´s mais conhecidos da região da Família Medici.
Ainda se perdendo pelas ruelas, temos as Basílicas e Battisteros. Citando algumas Basílicas: San Lorenzo, Santa Maria Del Fiore, Santa Croce, Novella e Vecchio, todas são um ótimo exemplo da grandiosidade da arquitetura italiana.
Sobre a Basílica de San Lorenzo, apesar de ter sua fachada inacabada no seu interior, estão presentes verdadeiros tesouros, como os afrescos e belíssimas estátuas de mármore. Andando pela cidade, você passará pelas belíssimas Piazzas Da Republica, Della Signora e a de Michelangelo, que é famosa pelo seu pôr do Sol.
Já na Ponte Vecchio (arco Medieval) temos um grande atrativo turístico, a imponência e rusticidade do lugar (que foi a única preservada durante a Guerra) abriga ao longo de seu tabuleiro onde funcionava um antigo mercado de frutas da época, as ricas ourives locais que atualmente são a referência desse lugar incrível. Na Viela Tornabuani, um verdadeiro shopping de grifes a céu aberto na cidade no estilo Oscar Freire de São Paulo ou Champs-Élyseés de Paris encontramos as melhores e mais famosas marcas do mundo e excelentes restaurantes. É muito bom considerar também a possibilidade de tomar os melhores gelatos ( sorvetes) da Itália, sugerindo o Dei Neri e Vivoli. Tratam-se das mais famosas gelaterias da Capital Toscana, Vale a pena!
Uma coisa que não falta em Firenze são bons restaurantes, e pra comer bem nesta cidade não é necessário gastar todos os seus euros e nem obrigatoriamente ir a restaurantes estrelados, que aliás tem dezenas, mas as trattorias e restaurantes simples costumam servir comida de excelente qualidade por um preço justo, como é o caso da Trattoria da Mamma Gina e o Le Mossacce, indico sem medo de errar. Não esqueça que Firenze está na Toscana, considerada a melhor região produtora de vinhos italianos, assim, não perca a oportunidade de degustar os famosos Brunellos.
O custo de vida em Firenze é mais barato do que em outras cidades da Itália, a exemplo de Roma, Milão, Turim e Veneza, e assim pode se tornar uma ótima opção para suas compras de viagem. Por falar em compras, foi nessa cidade que encontrei uma grande rede de perfumaria com mais de 11 lojas na região e por coincidência e alegria, este comércio é de um brasileiro, um mineirinho chamado Rai, figura de carisma que transcende a normalidade, vendedor nato e conhecedor de perfume como jamais tinha visto, além de preços bem honestos. Vale a pena conhecer a Le Vanita Perfumaria, mas vá na loja da Via del Corso,15 onde ele costuma ficar, reserve um tempo para as compras, cafezinho e duas dúzias de dedo de proza com esse mineirinho gente boa e que conhece a cidade como poucos locais, Ray é mestre em dicas de bons restaurantes e baratos.
Firenze é uma parada obrigatória não só na sua viagem à Itália, mas passando pela Europa, não deixe de visitar essa cidade encantadora!