No lançamento do Expresso 2222, Flora Gil destaca edição marcada por tributo a Preta Gil: “É um Carnaval e uma homenagem”
Por Bianca Andrade / Nathalí Brasileiro
O Camarote Expresso 2222 terá uma homenagem especial à memória e à trajetória da cantora Preta Gil em 2026. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (11), com a presença da família Gil, responsável pela organização do espaço no Carnaval de Salvador, a empresária Flora Gil explicou que a decisão de manter o camarote neste ano foi atravessada pelo luto e pela importância que Preta teve na história do projeto.
Segundo ela, o Carnaval de 2026 será, ao mesmo tempo, festa e tributo à trajetória da artista, marcada pela alegria, pela capacidade de reunir pessoas e pela forte ligação com o evento.
“Esse ano a gente pensou muito se iria ou não fazer o Expresso por conta da Preta, que comandava isso também com a gente numa parte deliciosa, que era juntar gente”, afirmou Flora. Ela destacou que essa característica era uma marca pessoal da cantora. “A Preta tinha esse DNA de juntar”, disse, ao comentar que muitos dos encontros e conexões construídos ao longo dos anos no camarote nasceram a partir da presença da artista.
Flora também ressaltou que a edição de 2026 traz desafios específicos, tanto pelo tema quanto pela carga emocional envolvida. “É um Carnaval e, ao mesmo tempo, é uma homenagem póstuma a uma pessoa da família e é uma pessoa que marcou muito todos os anos do Expresso”, afirmou.
Preta Gil faleceu em julho de 2025, aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental contra um câncer colorretal diagnosticado em 2023. A cantora tentava retornar ao Brasil para ficar perto da família e dos amigos quando não resistiu.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
