Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da programação
Por Redação
Com o tema “Bahia – Identidade que ecoa nos quatro cantos do mundo”, a Bienal do Livro Bahia 2026 acontece de 15 a 21 de abril, no Centro de Convenções Salvador, e já anuncia as primeiras atrações da programação cultural.
Entre os nomes confirmados estão o escritor Vitor Martins; Luciany Aparecida, autora baiana e finalista do Prêmio Jabuti 2024; além do encontro entre Paloma Jorge Amado e Pilar del Río, que preveem conversar sobre a amizade literária entre Jorge Amado e José Saramago e as trocas culturais entre Salvador e Lisboa.
A programação inclui mesas com Eliana Alves Cruz (dia 18), Thalita Rebouças e Vitor Martins (dia 17), Aline Bei (dia 19), Laila Garin (dia 20) e, no encerramento, NegaFyah e Luciany Aparecida (dia 21). Todos os painéis contarão com ao menos um convidado da Bahia. A organização também prevê a participação de autores internacionais, a serem anunciados.
A curadoria é formada integralmente por profissionais baianos: Josélia Aguiar e Itamar Vieira Junior no Eixo Literário; Aldri Anunciação no Eixo Cultura além do Livro; Deco Lipe no Eixo Young Adult; Maíra Azevedo (Tia Má) no Eixo de Atualidades; e Mira Silva no Eixo Infantil. As linhas curatoriais incluem o aprofundamento de debates sobre o universo baiano.
Josélia Aguiar enfatiza que duas linhas curatoriais estão sendo pensadas: “uma delas aprofundará conversas iniciadas nas Bienais Bahia anteriores; a outra linha, novidade este ano, tem como proposta apresentar autorias no campo da literatura nacional que ainda não haviam sido contempladas pelo público baiano”.
Reconhecida como o principal evento literário do Nordeste, a Bienal Bahia terá sete dias de duração em 2026, com expectativa de receber mais de 120 mil visitantes, superando o público de 2024. Segundo Tatiana Zaccaro, diretora-geral da GL events Exhibitions, a edição será mais diversa e conectada globalmente.
A área destinada às editoras crescerá 20% em relação a 2024, com mais de três mil metros quadrados de estandes. Entre as editoras confirmadas estão HarperCollins Brasil, Companhia das Letras, Ciranda Cultural, Aleph, Grupo Planeta e Malê, além do Coletivo Compiladas e de editoras e livrarias baianas, bem como grupos editoriais universitários da Ufba, Uneb e Ucsal, reforçando a pluralidade e a bibliodiversidade do evento.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
