Artistas defendem atividade de espaços culturais durante show de Gilberto Gil em prol do Teatro Gamboa
Por Laiane Apresentação
O Teatro Gamboa, em Salvador, foi mais uma vez palco de grande efervescência artística na noite desta segunda-feira (22). O cantor baiano Gilberto Gil foi o anfitrião de um show em prol da campanha de arrecadação para compra do imóvel do Teatro e contou com a presença de ilustres convidados.
Grandes nomes da arte local e nacional estiveram presente e defenderam a união da classe artística e manutenção de espaços culturais como o teatro, que já foi palco de nomes como Zizi Possi e Luedji Luna.
Ao BN Hall, o indicado ao Globo de Ouro 2026, Wagner Moura, afirmou ser importante a luta por mais políticas públicas "que favoreçam a cultura e equipamentos".
"E para que a cultura e os artistas brasileiros tenham espaço de trabalhar e seguir dizendo para o Brasil que o Brasil é, porque isso quem faz é a cultura", completou o protagonista do filme "O Agente Secreto", aposta brasileira para o Oscar 2026.
A atriz Alice Braga, que também compareceu ao evento, ressaltou a "extrema importância" de se ter a união em prol de espaços culturais. "A gente tem que lutar por isso, é muito triste que os teatros estejam desaparecendo. A gente tem que se unir para manter a nossa cultura viva", declarou.
"Além de ser um lugar histórico, é um lugar que abre a possibilidade de novos atores surgirem de atores que são de teatro, que são importantes para a nossa cultura, que sigam trabalhando. Acho que é lindo a gente apoiar esses teatros", acrescentou Alice.
Quem também esteve no show foi a atriz e jornalista Maíra Azevedo, que também defendeu a ação. "O Teatro Gamboa é um espaço muito importante para a cena cultural daqui de Salvador e que com o tempo foi perdendo esse lugar de notoriedade", afirmou.
"A gente percebe o tamanho do gigantismo de seu Gilberto Gil, que coloca sua arte, o seu talento à disposição para salvar esse espaço. Isso só demonstra que a gente precisa cada vez mais aprender com quem veio na frente, que a gente consiga compreender que, às vezes, a maior lição que a gente pode dar é colocar o nosso talento à disposição para salvar espaços que criaram, em que formaram outros talentos também", salientou Tia Má.
O ator e diretor teatral Fernando Guerreiro, ao BN, considerou a atitude de Gil "muito generosa". "O Teatro Gamboa é um teatro que marca a minha história, eu comecei minha carreira aqui, então eu sou especialmente grato e acho que agora a gente caminha para uma solução do problema, sem dúvida", confessou.
A política Maria Marighella, atual presidente da Fundação Nacional de Arte (Funart) defendeu ainda que ações em prol de espaços culturais beneficiam o centro de Salvador como um "centro pulsante e vibrante".
"O principal ativo desse movimento é reivindicar essa casa, espaço, teatro, com o seu uso cultural, tradicional, acho que em torno disso que se trata esse evento, entendendo o espaço cultural, o teatro mais especificamente, como um ativo da vida da cidade, vida em comum, vida coletiva promotora da imaginação", defendeu.
O show, que tem o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), fez parte de uma iniciativa para a campanha de arrecadação em prol da compra do imóvel e realização de reformas onde funciona a Associação Teatro Gamboa, iniciada em agosto, que visa arrecadar R$ 500 mil.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

