Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Hall
Você está em:
/
/
Social

Notícia

Shopping da Bahia celebra 50 anos em noite de emoção e memórias; confira fotos

Por Manuela Meneses

Shopping da Bahia celebra 50 anos em noite de emoção e memórias; confira fotos
Foto: André Carvalho / BN Hall

Na noite desta sexta-feira (5), o Cerimonial Conceição da Praia foi palco de uma celebração especial. Empresários, líderes, amigos e familiares se reuniram para comemorar meio século de história que se entrelaça com a própria trajetória de Salvador: os 50 anos do Shopping da Bahia (SDB). Inaugurado em 5 de dezembro de 1975, ainda como Shopping Iguatemi, o centro de compras transformou a paisagem da cidade e se tornou um ponto de encontros, memórias e mudanças que atravessam gerações.

 

Em entrevista ao BN Hall, o diretor da Allos Ricardo Visco ressaltou o significado desse marco. “50 anos é uma data emblemática para qualquer empresa, principalmente com o trabalho que a gente faz do Shopping, com a comunidade, com o amor que as pessoas têm pelo Shopping da Bahia, pela identificação que as pessoas têm. Todo mundo já viveu algum momento no Shopping da Bahia, que foi o único Shopping da cidade durante tantos anos, e a gente tem muito esse cuidado de transformar e estender o Shopping para a vida das pessoas. Então, para a gente, é uma data extremamente especial”, celebrou.

 

Questionado sobre o segredo para o Shopping da Bahia atravessar décadas como referência afetiva e comercial dos soteropolitanos, Ricardo destacou a conexão do empreendimento com o estado: “Não sei o segredo, mas eu acho que é muito do que foi feito ao longo desses anos todos, de inserir a cultura baiana dentro do Shopping. A gente faz muita questão de ser o Shopping da Bahia. O Shopping tem esse nome porque a gente queria ser o Shopping da Bahia. E para você ser o Shopping da Bahia, você tem que ter todas as características, tudo que dá cultura baiana, de apoio ao teatro, de apoio à música e tudo que a Bahia tem para oferecer, porque a gente é um estado muito rico”.

 

A emoção também tomou conta de Ewerton Visco, diretor institucional da Allos. Com a voz embargada, ele confidenciou o peso afetivo desse aniversário: "50 anos dele me dão muito orgulho, orgulho por mim, orgulho por meu pai... É forte!".

 

Wilton Oliveira destacou que as comemorações pelos 50 anos do shopping representam apenas o início de um ciclo que se estenderá por todo o próximo ano. “São 50 anos de uma vida de transformação do baiano. É um shopping que se transformou, um shopping para o qual todo o vetor de crescimento da cidade foi direcionado, e nós continuamos transformando o equipamento”, disse.

 

Ele ainda comentou sobre a importância das pessoas que ajudam a dar continuidade ao legado do centro de compras: “O que nós somos hoje são os nossos clientes, nossos lojistas e empreendedores que acreditaram nesse empreendimento”. Para 2026, Wilton antecipou novidades importantes: a continuidade do processo de retrofit, novas lojas e uma expansão imobiliária no entorno.

 

Entre os convidados, quem conhece o shopping por dentro — e há muito tempo — também fez questão de compartilhar sua visão. Graça Valadares, lojista desde 1994 e hoje presidente da Associação dos Lojistas do Shopping da Bahia, falou com coração aberto sobre o SDB ter transformado o modelo de compras na cidade.

 

“Difícil resumir a importância do Shopping da Bahia porque ele mudou o conceito de varejo aqui na nossa cidade. Um shopping icônico, carregado de histórias. É um legado incrível. É um shopping da família, que crescemos, nós amadurecemos, nossos filhos... Hoje, por exemplo, eu sou uma mulher super privilegiada, que vivi esse shopping há 50 anos. E sou lojista, amiga dos administradores. É um shopping que veio com um conceito completamente novo há 50 anos. Ele se renova a cada dia, é um shopping que abraça o associativismo, e isso é importantíssimo”, declarou Valadares.

 

A festa teve assinatura de produção de Licia Fabio, que revelou o ponto de partida para construir a noite dourada dos 50 anos: “Os diretores adoram este lugar, então quis fazer aqui, neste cerimonial. A partir daí fomos construindo, claro, com as ideias deles, o que eles queriam fazer, e traduzindo isso (...). O conceito foi criar algo que remetesse também aos 50 anos, ao dourado”.

 

CONTINUIDADE DOS FESTEJOS
Na segunda-feira (8), a celebração pelos 50 anos do Shopping da Bahia ganha um novo capítulo com um espetáculo a céu aberto no Largo do Farol da Barra. Gratuito e pensado para toda a cidade, o show tem direção musical de Carlinhos Brown, com direção criativa de Paulo Borges.

 

A data, que coincide com o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, também presta homenagem a Oxum — e sua presença estará marcada na narrativa visual e poética da apresentação. No lineup, nomes que ajudaram a moldar a identidade musical do estado: Xanddy Harmonia, Saulo, Simone, Durval Lelys, Mariene de Castro, Timbalada, Olodum, Filhos de Gandhy, entre tantos outros.

 

50 anos do SDB

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.