Com o tema “Beba desta Fonte”, Scream Festival chega à 8ª edição com evento em Salvador
Por Alexandre Brochado
Considerado o maior evento do setor de comunicação e marketing da Bahia, o Scream Festival realizou a sua 8ª edição na manhã desta quinta-feira (27), na Doca 1, no bairro Comércio. Promovida pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), com apoio da Prefeitura de Salvador, a conferência reuniu nomes relevantes do setor criativo para debater sobre inovação e tendências de mercado.
Em entrevista ao BN Hall, a executiva da Rede Bahia e presidente da ABMP para o biênio 2025/2027, Juliana Jozzolino, pontuou que o encontro reforça a importância da comunicação para o desenvolvimento econômico. “Este dia é bastante especial. Reunimos tecnologia, comunicação e criatividade. Incentivamos a formação de novos publicitários porque entendemos que a comunicação é uma mola propulsora de desenvolvimento para o estado, destaca nossas marcas e possibilita atrair investimentos”, afirmou.
Jozzolino também ressaltou que, no novo mandato, a entidade deve ampliar seu alcance. A próxima fase será guiada pela união entre tecnologia e valorização cultural, com o objetivo de atrair mais anunciantes e fortalecer a integração entre profissionais, empresas e talentos do setor.
Lucas Reis, ex-presidente da ABMP e fundador da Zygon Adtech, é um dos nomes responsáveis pela promoção do festival criativo. Segundo ele, cada edição é única e apresenta especialistas qualificados. “Tivemos o desafio de fazer uma curadoria de tudo que aconteceu nos últimos 12 meses e trazer o que seria mais relevante para quem trabalha com publicidade, marketing e comunicação”, afirmou.
Reis comentou ainda que seu mandato teve como foco acelerar a modernização do mercado publicitário baiano e ampliar a adoção de novas tecnologias. “Usamos o Scream como plataforma para isso. Agora, o desafio, conversando com Juliana, é usar essa modernidade para gerar impacto para o estado, para a economia e para o mercado de trabalho, porque a publicidade tem papel importante no desenvolvimento econômico”, salientou.
Dividido em dois palcos, o evento reuniu painelistas para debater assuntos do mercado atual. Entre os participantes desta edição estiveram presentes o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; a gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae-BA, Camila Passos; e a empresária da WXN Comunicação e gestora do BN Hall, Karina Waxman.
Em conversa com o BN, Edington, que integrou o painel “Oportunidades e responsabilidades da Bahia na nova era da Publicidade”, evidenciou que a proposta do festival sempre foi ampliar o alcance. “A ideia era que a gente fosse, a cada ano, crescendo e ele se expandisse como um grande festival de criatividade. Nós nos inspiramos muito no SXSW, que acontece no Texas (...). O Scream vem pautando essa agenda local, e várias empresas se desenvolveram em torno disso, abrindo caminho para startups e estimulando o desenvolvimento dos negócios”, mencionou.
Outro bate-papo que movimentou a manhã teve como tema “Como a comunicação moveu uma luta ancestral”, com a participação de Camila Passos. Ela ressaltou que o evento desperta o interesse de profissionais atentos a novas perspectivas. “O Scream atrai pessoas inquietas e curiosas. Amplifica vozes, provoca novos olhares e revela ideias que estão emergindo agora no campo da comunicação. É uma realização que abre caminhos para que vozes plurais ocupem o protagonismo”, disse.
Durante a palestra “Como a comunicação pode liderar a inovação corporativa e social”, Karina Waxman abordou a experiência à frente de uma agência de comunicação, além do trabalho desempenhado na coluna social do Bahia Notícias, como mecanismo de impulsionamento de notícias positivas sobre o estado, em diversos setores, assim como de baianos que fazem a diferença no Brasil e no mundo.
“O que temos buscado no BN Hall, dentro desse tema de inovação, é dar visibilidade a projetos que colaboram com o crescimento da nossa sociedade, mas que muitas vezes não conseguem porque a mídia não está dando o devido holofote”, apontou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.