Dia da Baiana de Acarajé: confira tabuleiros tradicionais para conhecer em Salvador
Por Nathalí Brasileiro
Reconhecidas como patrimônio imaterial da Bahia, as baianas de acarajé têm sua tradição celebrada nesta terça-feira (25), no Dia Nacional da Baiana de Acarajé. A data destaca uma prática que reúne história, religiosidade e saberes transmitidos entre gerações, preservando técnicas e rituais e mantendo vivo um saber que marca a rotina e compõe o imaginário da cidade
Para celebrar a data, o BN Hall reuniu alguns dos tabuleiros mais conhecidos de Salvador para visitar. Confira:
ACARAJÉ DA CIRA (@acarajedacira)
Com décadas de atividade, o Acarajé da Cira tornou-se um dos tabuleiros tradicionais de Salvador. Seja em Itapuã ou no Rio Vermelho, o local oferece o bolinho com vatapá, caruru, camarão e pimenta, funcionando diariamente e reunindo frequentadores habituais e visitantes.
ACARAJÉ DA DINHA (@acarajedadinha)
No Rio Vermelho, o acarajé da Dinha funciona todos os dias e é um dos mais icônicos da cidade. Frequentado por artistas, turistas e moradores, o local é conhecido tanto pelo sabor diferenciado, quanto pelo ambiente descontraído, que é um verdadeiro ponto de encontro boêmio.
ACARAJÉ DA CHICA (@acarajedachicapituba)
Com mais de 50 anos de tradição, o Acarajé da Chica, na Avenida Manoel Dias da Silva, é um ponto obrigatório para quem visita a capital baiana. Sob o comando de Maria Nilza dos Santos, nora da falecida Dona Chica, o famoso tabuleiro encanta frequentadores com o sabor inigualável e a simpatia no atendimento.
ACARAJÉ DA BIA (@acarajedabia)
O tabuleiro da Bia se destaca pela excelência do acarajé e pelo ambiente acolhedor, com pontos físicos no Cidade Jardim, Patamares e Horto Florestal, oferecendo o acarajé para diferentes regiões da cidade. O sabor irresistível dos bolinhos, aliado ao preparo artesanal, transforma o local em um verdadeiro tesouro da gastronomia baiana.
ACARAJÉ DA REGINA (@acarajedaregina)
Na Boca do Rio, dona Regina se destaca pela constância na qualidade do seu acarajé. O tabuleiro é elogiado pelo cuidado no preparo e pela harmonia dos sabores, além de oferecer um atendimento sempre acolhedor.
ACARAJÉ DA IVONE (@acarajedaivone.pituba)
Para quem busca uma experiência mais local e autêntica, o Acarajé da Ivone, situado na Rua Território do Acre, na Pituba, é uma escolha certeira. O sabor do bolinho é fiel às tradições, e o ambiente mais tranquilo agrada quem procura por outro roteiro além dos pontos turísticos.
ACARAJÉ DA TÂNIA (@acarajedatania)
No Largo do Farol da Barra, o acarajé de Dona Tânia serve um dos bolinhos mais requisitados de Salvador. O espaço funciona todos os dias da semana.
ACARAJÉ DÁRIA E LAURA (@acarajedariaelaura)
Com ponto fixo na Pituba e na Boca do Rio, Dária e Laura preparam o acarajé com foco no frescor dos ingredientes e na relação próxima com os clientes, que marca a rotina do tabuleiro, funcionando de segunda a sábado, das 17h30 às 21h, e de terça-feira a sábado, 16h às 21h.
ACARAJÉ DA MEIRE (@acarajedemeire.brotas)
Localizado em Brotas, o Acarajé da Meire é referência entre moradores do bairro, mantendo um preparo de base artesanal que acompanha a tradição do ofício.
ACARAJÉ DA ELIANA (@acarajedaeliana1)
Tradicional em Salvador, o tabuleiro da Eliana possui duas unidades em Salvador: uma na Av. Prof. Manuel Ribeiro, no Stiep, e outra na Av. Arthur de Azevedo Machado, no Costa Azul. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h, e aos sábados, das 11h às 19h.
ACARAJÉ DE OLGA (@acarajedeolga)
Há mais de três décadas em atividade, o Acarajé de Olga mantém quatro unidades: Paralela, Condomínio Manhattan e Arena Fonte Nova, em Salvador, além de um ponto em Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas.
ACARAJÉ DA DRI (@acarajedadriobuteco)
Na Avenida Octávio Mangabeira, na Pituba, o Acarajé da Dri - O Boteco amplia o cardápio com outros pratos da culinária baiana, incluindo moquecas, mantendo o acarajé como destaque do tabuleiro.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
