Riachuelo e Nordestesse lançam projeto para incentivar estilistas baianos a criarem coleções com artesãos locais
Por Redação
A Bahia é um dos primeiros estados escolhidos para receber o projeto Mãos da Moda, iniciativa da Nordestesse em parceria com a Riachuelo, que abre chamada pública para estilistas baianos interessados em desenvolver coleções colaborativas com grupos de artesãos locais. A proposta é reunir criadores da moda e grupos artesanais baianos na produção de peças que combinem design contemporâneo com técnicas tradicionais.
A iniciativa contempla, inicialmente, a Bahia e a Paraíba, com previsão de expansão para outros estados. Na Bahia, os grupos de artesãos foram selecionados pelo programa Artesanato da Bahia e dominam práticas como renda de bilro, bordado em crivo rústico, ponto-cruz, bordado cheio e caseado, além de cestaria em sisal e caroá e tecelagem em fibra de licuri.
As marcas interessadas devem apresentar um projeto de coleção e ao menos dois croquis. O formulário de inscrição está disponível no perfil @maosdamoda, no Instagram. O resultado da seleção será divulgado até 31 de outubro, por e-mail e nas redes sociais do projeto.
Cada parceria formada por uma marca e um grupo artesanal receberá aporte financeiro: R$ 18 mil para a marca e R$ 12 mil para o grupo. As coleções, com 10 a 12 looks, serão lançadas em abril de 2026, em Salvador, em desfiles individuais. Em junho do mesmo ano, os trabalhos ganham projeção nacional durante o Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza, com participação viabilizada pelo projeto.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
