Jornalista do Bahia Notícias, Francis Juliano compõe mesa na 1ª Feira Literária de Ipirá
Por Manuela Meneses
A cidade de Ipirá, a 210 km de Salvador, se prepara para receber a primeira edição da Feira Literária de Ipirá (Flipirá). De quarta (24) a sexta-feira (26), o evento mergulha no tema "Literatura, Oralidades e Saberes Ancestrais: palavras que ecoam, raízes que ensinam", reunindo um grupo diverso de escritores, mestres da tradição oral, artistas e educadores.
Entre os convidados, o jornalista Francis Juliano, do Bahia Notícias, participa da mesa "Memória Ipiraense: Raízes e Vozes da Literatura", ao lado de Alberto Pires, Alexandre Bonfim e Tatiane Araújo. O encontro está marcado para esta quarta-feira (24), às 19h, no Mercado das Artes.
Natural de Ipirá, Francis expressou sua satisfação em participar do evento e destacou o foco de sua fala. "Fico lisonjeado por participar desse evento, sobretudo por ser filho da cidade. Além disso, vou poder falar da importância da leitura na minha formação, no trabalho no jornalismo e na escrita de perfis biográficos. A mesa em que vou participar vai focar nas experiências que a cidade me deu e que influenciaram na forma de escrever e entender o mundo", disse ele ao BN Hall.
Formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Francis tem experiência em assessoria de imprensa e jornalismo, e é autor de um perfil biográfico sobre o jornalista Jorge Calmon, publicado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
FLIPIRÁ
A Flipirá nasceu com o objetivo de valorizar a produção literária do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, ampliar o acesso à leitura no interior da Bahia e preservar a cultura local. O evento também busca criar um espaço de troca entre gerações, unindo literatura, memória e saberes ancestrais.
A programação é variada e inclui mesas literárias, lançamentos de livros, oficinas, saraus, contação de histórias, exposições e debates. Há também um espaço infantil, ações em escolas, e uma Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária e Criativa. A grade de atividades pode ser acessada nas redes sociais da Feira.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.