Reportagem sobre Chapada Diamantina garante prêmio estadual do Sebrae de Jornalismo
Por Redação
O Globo Repórter foi reconhecido na etapa baiana da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo com a vitória na categoria Jornalismo em Vídeo. A premiação, realizada nesta terça-feira (9), em Salvador, destacou o episódio que celebrou os 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
A produção foi assinada pela apresentadora Camila Marinho, as editoras e produtoras Patrícia Trigueiros e Lílian Marques, a diretora Gisele Machado, o cinegrafista Piero Caputo e o assistente Lélio Monteiro. Exibida em 2 de maio, a reportagem acompanhou, ao longo de quase três semanas, as transformações vividas pela Chapada — do ciclo do garimpo ao crescimento do turismo e de novas frentes econômicas sustentáveis.
O programa apresentou experiências que refletem esse novo momento da região, como vinícolas premiadas, plantações de frutas vermelhas, projetos educacionais desenvolvidos por comunidades quilombolas, além de passeios culturais e religiosos, como o mosteiro em Mundo Novo e o Pantanal dos Marimbus.
A trajetória pela Chapada também passou por atrações consagradas, como os passeios de balão diante do Morro do Pai Inácio e a Fazenda Pratinha, em Iraquara, famosa por suas grutas de águas cristalinas. A diversidade natural da região foi retratada com destaque para o orquidário com mais de 1.600 espécies nativas e a flor sempre-viva, símbolo da flora local.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.