Curta “Na Volta Eu Te Encontro”, da baiana Urânia Munzanzu, recebe Prêmio Canal Brasil em Gramado
Por Redação
A cineasta baiana Urânia Munzanzu conquistou o Prêmio Canal Brasil pelo curta-metragem "Na Volta Eu Te Encontro" durante o 53º Festival de Cinema de Gramado. Foi o único projeto premiado nessa categoria, em reconhecimento ao trabalho que retrata a Festa da Cabocla em Salvador.
O filme apresenta uma população rebelada em uma cidade ao sul do Equador, inspirada por revoltas caribenhas, que toma as ruas para celebrar a independência e a liberdade do povo preto e indígena. Nesse contexto, uma festa clandestina reverencia a heroína Tumbalalá em um território habitado por hauçás, carroceiros e bruxas.
“Foi lindo apresentar a beleza e a força da cultura soteropolitana neste festival, que é um palco de excelência do cinema brasileiro. E aqui chegamos saudando as forças das matas e das ruas”, declarou Munzanzu, que esteve acompanhada no evento pela produtora executiva Flávia Santana e pela pesquisadora e assistente de produção Thais Costa.
A equipe comemorou o resultado em publicação nas redes sociais: “A ‘cabôca’ — como diz nossa diretora — é viva e nos deu a honra de trazer esse prêmio pra casa. Agradecemos à nossa diretora e roteirista, cuja arte e militância fabricam milagres. Salve os espíritos das matas e a cidade de Salvador vivona!”.
Urânia Munzanzu é cineasta, roteirista, poeta e produtora. Nascida no Pelourinho, em Salvador, é mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, fundadora da Frente Marginal de Arte Negra e sócia da Acarajé Filmes. Sua obra é marcada por narrativas transatlânticas sobre raça, gênero e política das mulheres negras.
O Prêmio Canal Brasil é concedido paralelamente ao Kikito e reconhece curtas que se destacam pela força de suas narrativas no festival.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.