Salvador recebe pré-estreia de filme sobre amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé
Por Redação
O Cine Glauber Rocha, no Centro Histórico de Salvador, será palco, na próxima quarta-feira (27), da pré-estreia do filme “3 Obás de Xangô”, com a presença do diretor Sérgio Machado. A produção retrata a relação de amizade entre os artistas Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, e chega ao circuito comercial em 4 de setembro.
O documentário explora a influência dos três nomes na construção do imaginário cultural baiano por meio das artes. Unidos pela paixão pela Bahia, eles se tornaram figuras centrais na identidade artística do estado e referências nacionais.
Entre os reconhecimentos recebidos, o longa venceu o Júri Popular na Mostra de Cinema de Tiradentes, o Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio e o Grande Otelo de Melhor Documentário.
SINOPSE
“3 Obás de Xangô” gira em torno da amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, artistas que contribuíram decisivamente para consolidar um imaginário de baianidade que permanece atual. O trio acreditava que a força de suas obras estava em retratar o cotidiano das ruas: a resiliência do povo do candomblé, o protagonismo das mulheres, a presença constante do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as artes visuais de Carybé consolidaram “um modo de estar no mundo” tipicamente baiano, influenciando gerações posteriores de criadores.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.