Atleta baiana de 14 anos vence etapa de Circuito Norte e Nordeste de Hipismo no Ceará
Por Nathalí Brasileiro
A jovem baiana Camila Brasileiro, de 14 anos, conquistou o primeiro lugar no ranking geral da terceira etapa do Circuito Norte e Nordeste de Hipismo (NNE), realizada entre os dias 15 e 17 de agosto, na Hípica Siel Camará, no Ceará. Representando a Federação Hípica da Bahia (FHB), Camila competiu com dois cavalos na categoria 60 cm (Escola Preliminar) e subiu duas vezes ao pódio entre os seis melhores da etapa.
Com o cavalo FV Snow, a baiana ficou com o 6º melhor resultado geral. Já com FV Helicóptero, alcançou o 1º lugar, consagrando-se campeã da etapa entre 44 competidores. A classificação é definida a partir da soma das aproximações nos dois dias de provas.
Camila passou a praticar o hipismo em junho de 2024, quando iniciou aulas na ABH – Academia Bahiana de Hipismo. Dois meses depois, já estava disputando. “Comecei a fazer aulas e a paixão pelo esporte começou a crescer. Fiz minha primeira competição dois meses após meu início. Desde então, sinto cada vez mais motivação para continuar evoluindo e competindo”, contou a jovem ao BN Hall.
No ano passado, mesmo participando de apenas três das cinco etapas do ranking da FHB, encerrou a temporada em 5º lugar. Em 2025, subiu de categoria e passou a competir na altura de 60 cm, participando de duas etapas do Campeonato Norte e Nordeste. Em Maceió, ficou em 11º lugar. Em Recife, alcançou a 2ª colocação geral.
A jovem viajou ao Ceará acompanhada de sua equipe da ABH, com mais oito competidores e a instrutora Manuela Cunha.
“A vitória nessa etapa do NNe de Hipismo [Circuito Norte e Nordeste] é grandiosa, mas o que mais me emociona é a trajetória que, em tão pouco tempo, minha filha trilhou até aqui: cada treino, cada desafio superado, cada recomeço, cada prova realizada. Ver Camila alcançar voos tão altos me enche de orgulho, e nessa trajetória, cada troféu, cada medalha conquistada é fruto da determinação, coragem, dedicação e amor pelos sonhos e pelos cavalos”, disse Júlia Brasileiro, mãe da atleta.
Camila retorna da competição com três medalhas, dois troféus e a faixa de campeã. Para os próximos meses, a jovem planeja disputar as duas etapas restantes do circuito: uma em Salvador, no final de outubro, e outra em Recife, no início de dezembro.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.