Exposição no Rio Vermelho exibe imagens inéditas de Mãe Stella de Oxóssi
Por Redação
A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, recebe até 31 de agosto a exposição “Ojá – Retratos de Mãe Stella de Oxóssi”, com imagens inéditas da ialorixá, uma das maiores referências espirituais do candomblé. A mostra é realizada em parceria com o fotógrafo e vídeo-documentarista italiano Antonello Veneri, radicado em Salvador.
Os registros foram produzidos a partir da convivência entre Veneri e Mãe Stella, iniciada em 2012, durante as filmagens do documentário Folhas EnCantadas. “Conversávamos sobre filosofia, espiritualidade e, claro, ríamos muito. Nestas tardes não surgiram apenas boas memórias, mas também fotografias únicas”, relembra o fotógrafo, que vive no Brasil desde 2009, especialmente na Bahia.
Segundo ele, os retratos revelam a delicadeza e a intensidade da vida cotidiana da ialorixá. “Seu orunkó, Odé Kayodê, significa ‘caçador de alegria’ e foi exatamente esse caminho de alegria profunda que percorremos juntos. Mãe Stella inovou também nisso”, afirma.
Após Salvador, a exposição será itinerante pelas bibliotecas da Fundação Pedro Calmon. Em setembro, chega às unidades Anísio Teixeira e Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica. Em outubro, ocupa a Biblioteca Pública Thales de Azevedo e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Já em novembro, encerra o circuito na Biblioteca Central do Estado da Bahia.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.