Baiana é escolhida como votante do Globo de Ouro pelo 4º ano consecutivo
Por Redação
A jornalista e crítica de cinema Enoe Lopes Pontes, natural da Bahia, foi novamente selecionada para compor o grupo internacional de jurados do Globo de Ouro, um dos prêmios mais prestigiados do audiovisual mundial. Esta será a quarta edição consecutiva em que a baiana participa da votação, que elege os melhores filmes e séries do ano. A informação foi divulgada pelo portal Aratu On, onde Enoe também atua como colunista.
Para permanecer como jurada, Enoe precisou ser aprovada em um novo processo seletivo, já que, segundo ela, todos os votantes – tanto os antigos quanto os novos – passam anualmente por avaliação. “Não é um cargo permanente. A cada ano é necessário reaplicar e ser aprovado novamente”, explicou ao portal.
Selecionada pela primeira vez em 2022, a jornalista fez parte do primeiro grupo ampliado de jurados internacionais do Globo de Ouro, uma mudança promovida pela Hollywood Foreign Press Association (HFPA) com o objetivo de diversificar e dar mais representatividade cultural à premiação. Naquele ano, ela foi uma das poucas representantes brasileiras entre os 103 votantes internacionais. Hoje, esse número cresceu para cerca de 300 profissionais de diferentes países.
“Um dia você está gritando na frente da TV porque o prêmio começou, no outro você é uma das votantes”, escreveu nas redes sociais ao estrear como jurada em 2022.
Nesta edição, a crítica ampliará sua atuação, votando não apenas nas categorias de cinema, mas também nas de séries de TV. “Vai ser o dobro ou o triplo de trabalho, mas estou animada por participar também da votação nas séries”, comemorou ao site.
Enoe é doutoranda e mestre em Comunicação, graduada em Artes Cênicas e Comunicação Social. Além de colaborar com o Aratu On, ela integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e o Coletivo Elviras, formado por mulheres críticas de audiovisual.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.