São João do Reencontro chega à 2ª edição com mais de 100 shows em 27 cidades da Bahia
Por Maurício Reis
A Agência Pira anunciou, nesta terça-feira (17), no Restaurante Sertão Bom, na Pituba, a realização da 2ª edição do São João do Reencontro, que teve início na última sexta-feira (13) e segue até o dia 11 de julho. A iniciativa tem como foco fomentar a cultura, a economia criativa e a sustentabilidade, promovendo inclusão social e gerando um impacto econômico estimado em mais de R$ 50 milhões. A programação inclui mais de 100 apresentações musicais e se estende por 20 dias, envolvendo 27 municípios baianos.
Em entrevista ao BN Hall, Felipe Ratz, sócio da Pira e um dos responsáveis pela produção do São João do Reencontro, revelou como é realizada a seleção dos municípios baianos presentes no projeto. “A gente [equipe que realiza o projeto] manda chamamentos para as cidades, para que elas apresentem os seus projetos e, com um comitê, avaliamos quais têm mais potencial para poder receber as nossas ações e realizações e quais têm, além do potencial de crescimento, um potencial midiático e de visibilidade. Então, o São João compõe dois grandes grupos de cidades. Cidades que têm tradição e têm características de representatividade e cidades que têm um potencial de resgate e de crescimento muito grande”, explicou.
De acordo com a organização, a expectativa é que as ações gerem um impacto econômico superior a R$ 50 milhões nas localidades contempladas, por meio da geração de empregos diretos e indiretos e do fortalecimento do turismo cultural. Na programação, estão previstas atividades como quadrilhas juninas, grupos folclóricos, coreografias e shows ao vivo.
Felipe também assegurou o objetivo do projeto e o que espera para as próximas edições. “A expectativa é de ampliar as quantidades de cidades que podem ser alcançadas pelo projeto”, disse ao Hall. “Nosso projeto é aberto ao público, focado em fomentar a festividade tradicional junina e a circulação artística, focado em gerar descentralização de recursos. A gente depende essencialmente da iniciativa privada, do apoio de patrocinadores, prioritariamente pela Lei Rouanet”, completou.
Além do atrativo artístico, foram incorporadas medidas voltadas à sustentabilidade, como incentivo à reciclagem, parceria com cooperativas para destinação correta de resíduos e atividades de conscientização ambiental.
A iniciativa pretende fomentar a cultura nordestina e a economia criativa por meio da realização de festejos juninos. Entre algumas das cidades contempladas estão Abaíra, Amargosa, Alagoinhas, Catu, Itabuna, Cachoeira, Castro Alves, Cipó, Madre de Deus, Ribeira do Amparo, São Felipe, entre outras.
O São João do Reencontro 2025 também terá ações de inclusão, como o Coreto da Diversidade, realizado em parceria com o movimento LGBTQI+ de Santo Antônio de Jesus, e o Camarote da Inclusão PCD, previsto para Alagoinhas. A estrutura do evento contará com áreas acessíveis, conteúdo digital com legendas e audiodescrição, além da capacitação de equipes locais para atender públicos diversos.
A estimativa da organização é que o projeto impacte mais de 12 milhões de pessoas em toda a Bahia e conta com patrocínio da Petrobras, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet).
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