Obras inéditas de Dedé Lins chegam ao Acervo Galeria de Arte com a mostra 'Transito'
Por Redação
A exposição "Transito", do artista visual baiano Dedé Lins, será inaugurada nesta quinta-feira (22) de forma gratuita, a partir das 18h30, na Acervo Galeria de Arte, no Caminho das Árvores, em Salvador. Com curadoria de Daniel Rangel, a mostra ficará em cartaz até o dia 23 de junho e apresentará obras inéditas produzidas a partir de 2020, reunindo um conjunto de trabalhos com materiais industriais e manufaturados, como couro, fórmica, resina, chapas de alumínio composto e tintas automotivas.
Nesta fase, o artista propõe um jogo visual entre estrutura, cor, forma e matéria, em uma investigação que conecta arte, ofício e indústria. O título da exposição remete à primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo transitar — “eu transito” — e se desdobra em múltiplas interpretações: deslocamento, movimento, estagnação, junção e contraste. Essa ambiguidade conceitual, como destacou o curador Daniel Rangel, “sugere, ao mesmo tempo, a ideia de ‘movimento e letargia’, sendo a união sua característica central”.
A linha é elemento fundamental na obra de Dedé Lins — não apenas como traço ou forma, mas como conceito que costura, liga, separa, estrutura e compõe. Sua prática artística parte do desenho, seja no papel ou no computador, e se desenvolve em processos de precisão e experimentação, em que o material carrega significados próprios e ativa novos sentidos nas composições. Nas próprias palavras do artista, “o acaso é planejado”.
Dedé Lins nasceu em Salvador, mas há anos vive e trabalha em Barcelona, onde mantém ateliê e uma trajetória artística. Também possui um estúdio em São Paulo, dividindo sua produção entre Brasil e Europa. Atualmente, o artista está em residência artística em Miami, onde permanece até o final de julho.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.